sábado, 8 de outubro de 2011

Taboão Vereadores vistoriam áreas para aeroporto

Qualidade das áreas disponibilizadas por Mogi das Cruzes, ao lado da rodovia Ayrton Senna, provocou surpresa nos vereadores durante vistoria
Divulgação

Os vereadores devem integrar uma comissão especial com o objetivo de trabalhar com força pela vinda do empreendimento
Os vereadores Expedito Ubiratan Tobias (PR) e Emilia Leticia Rossi Rodrigues (PTdoB) vistoriaram na manhã de ontem duas áreas no distrito do Taboão que oferecem condições para a construção do terceiro aeroporto da Região Metropolitana de São Paulo. O projeto de construir um novo terminal foi anunciado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) em visita à região e Mogi está entre as poucas cidades que podem receber o projeto. Os vereadores devem integrar uma comissão especial com o objetivo de trabalhar pela vinda do empreendimento para a cidade.


"Este é o maior projeto da história de Mogi das Cruzes e a Câmara Municipal não pode ficar de fora. Nosso objetivo é fazer um trabalho forte, mobilizando a população, os prefeitos da região e nossos deputados em Brasília em um movimento conjunto para trazer este aeroporto, que significará um grande desenvolvimento para todo o Alto Tietê", destacou Tobias. 
Na disputa pelo terminal, a principal concorrente de Mogi é a cidade de Caieiras, que já conta com um projeto pronto das construtoras Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez. As empresas já contam com uma área de 5,2 milhões de metros quadrados na cidade para a implantação do aeroporto, que teria capacidade para receber 22 milhões de passageiros por ano, a mesma movimentação de Cumbica.


Segundo a Secretaria de Desenvolvimento, Mogi tem capacidade de oferecer uma área três vezes maior, com localização melhor e sem as restrições ambientais. Para tanto, serão feitos contatos para oferecer a cidade e será marcada uma audiência com a Secretaria Nacional de Aviação Civi.


A vereadora Emília ficou surpresa com a qualidade das áreas disponibilizadas por Mogi, ao lado da rodovia Ayrton Senna: "Uma área tão nobre e bonita merece um projeto grande como este, que representará uma nova era de desenvolvimento em nosso município. Estou otimista que Mogi vai levar esta disputa". O projeto de criação da Comissão Especial de Vereadores (CEV) está tramitando na Câmara e deve ser votado ainda neste mês.


De acordo com a Secretaria de Aviação Civil (SAC), órgão do governo federal responsável pela infraestrutura aeroportuária no Brasil, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), ligado ao Ministério da Defesa, já realiza estudos de viabilidade técnica para a instalação de um aeroporto em Caieiras. O município concorrente foi citado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) durante visita à região, há pouco tempo, como opção para receber o aeroporto. Alckmin, porém, não descartou Mogi, mas adiantou que a decisão sobre o local cabe ao governo federal. Apesar da declaração do tucano, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que "o interesse e a escolha do local, bem como todo o processo, são executados pelo governo do Estado". Ou seja, devolveu a Alckmin o poder de decisão. Um dia depois da resposta encaminhada ao Mogi News, o diretor-presidente da Anac, Marcelo Guaranys, afirmou que São Paulo não precisa de um terceiro grande aeroporto.


Fonte:Mogi News