Divulgação
Os vereadores devem integrar uma comissão especial com o objetivo de trabalhar com força pela vinda do empreendimento
Os vereadores Expedito Ubiratan Tobias (PR) e Emilia Leticia Rossi Rodrigues (PTdoB) vistoriaram na manhã de ontem duas áreas no distrito do Taboão que oferecem condições para a construção do terceiro aeroporto da Região Metropolitana de São Paulo. O projeto de construir um novo terminal foi anunciado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) em visita à região e Mogi está entre as poucas cidades que podem receber o projeto. Os vereadores devem integrar uma comissão especial com o objetivo de trabalhar pela vinda do empreendimento para a cidade.
"Este é o maior projeto da história de Mogi das Cruzes e a Câmara Municipal não pode ficar de fora. Nosso objetivo é fazer um trabalho forte, mobilizando a população, os prefeitos da região e nossos deputados em Brasília em um movimento conjunto para trazer este aeroporto, que significará um grande desenvolvimento para todo o Alto Tietê", destacou Tobias.
Na disputa pelo terminal, a principal concorrente de Mogi é a cidade de Caieiras, que já conta com um projeto pronto das construtoras Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez. As empresas já contam com uma área de 5,2 milhões de metros quadrados na cidade para a implantação do aeroporto, que teria capacidade para receber 22 milhões de passageiros por ano, a mesma movimentação de Cumbica.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento, Mogi tem capacidade de oferecer uma área três vezes maior, com localização melhor e sem as restrições ambientais. Para tanto, serão feitos contatos para oferecer a cidade e será marcada uma audiência com a Secretaria Nacional de Aviação Civi.
A vereadora Emília ficou surpresa com a qualidade das áreas disponibilizadas por Mogi, ao lado da rodovia Ayrton Senna: "Uma área tão nobre e bonita merece um projeto grande como este, que representará uma nova era de desenvolvimento em nosso município. Estou otimista que Mogi vai levar esta disputa". O projeto de criação da Comissão Especial de Vereadores (CEV) está tramitando na Câmara e deve ser votado ainda neste mês.
De acordo com a Secretaria de Aviação Civil (SAC), órgão do governo federal responsável pela infraestrutura aeroportuária no Brasil, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), ligado ao Ministério da Defesa, já realiza estudos de viabilidade técnica para a instalação de um aeroporto em Caieiras. O município concorrente foi citado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) durante visita à região, há pouco tempo, como opção para receber o aeroporto. Alckmin, porém, não descartou Mogi, mas adiantou que a decisão sobre o local cabe ao governo federal. Apesar da declaração do tucano, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que "o interesse e a escolha do local, bem como todo o processo, são executados pelo governo do Estado". Ou seja, devolveu a Alckmin o poder de decisão. Um dia depois da resposta encaminhada ao Mogi News, o diretor-presidente da Anac, Marcelo Guaranys, afirmou que São Paulo não precisa de um terceiro grande aeroporto.
Fonte:Mogi News