terça-feira, 26 de julho de 2011

Ópera La Traviata vai ser encenada em Mogi na quinta

O Teatro Vasques, de Mogi das Cruzes, deverá abrir a primeira temporada do programa Circulando Ópera, com a apresentação de uma montagem reduzida do espetáculo "La Traviata", às 20 horas desta quinta-feira. Totalmente gratuito, o projeto deverá prosseguir pelo interior paulista, em cidades como Bragança, São Sebastião, Lorena e Guaratinguetá, entre outras. Trata-se de uma tentativa do governo estadual de oferecer condições ao público em geral para assistir a um dos espetáculos clássicos mais conhecidos entre as óperas. "La Traviata" conta a história do romance de uma prostituta, Violetta Valery, com um jovem aristocrata, Alfredo Germont. A música foi criada pelo compositor italiano, Giuseppe Verdi, e o texto é do poeta Francesco Maria Piave. Na montagem a ser mostrada em Mogi, serão apresentados os principais trechos musicais da ópera, ligados por um texto de teatro, onde o narrador é um pintor que, além de contar para o público os detalhes da história, também fará referências a obra de artistas famosos, como Balthus, Wermeer, Van Gogh e Velazquez. Segundo informa a Secretaria de Estado da Cultura, o texto e a direção do espetáculo são de Cleber Papa e a produção será do Núcleo de Ópera Curta. Os papéis principais serão interpretados por dois elencos que se dividem nas apresentações pelas várias cidades paulistas, reunindo alguns dos mais importantes nomes da ópera do Brasil, com as sopranos Manuela Freua e Taís Bandeiras, os tenores Miguel Geraldi e Jean Nardoto e os barítonos Sebastião Teixeira e Leonardo Pace. A direção musical do espetáculo será do maestro Luiz Gustavo Petri, que fez a adaptação da partitura da ópera para a execução por um quinteto de cordas.


Rádio


A quase desconhecida TV Pioneira de Mogi das Cruzes Ltda acaba de vencer uma concorrência aberta pelo Ministério das Comunicações para instalação de uma emissora de rádio em FM na Cidade de Londrina, no Paraná. Em 2004, a mesma empresa foi autorizada a instalar uma outra estação de frequência modulada, em Itaperuna, no Estado do Rio de Janeiro.




História


A Organização Mogiana de Educação e Cultura teve reconhecido pelo MEC o curso de Licenciatura em História, com direito a 120 vagas anuais. O curso está sendo ministrado no campus Villa-Lobos, na Vila Leopoldina, em São Paulo.




Condomínios


Caberá a Mauro Horii, filho do empresário Fumio Horii, comandar a construção dos dois condomínios que serão construídos no terreno de 7.200 m², localizado junto às ruas Francisco Assis Monteiro de Castro e De Colores, na Vila Oliveira. Amanhã, chega à Prefeitura de Mogi para aprovação o projeto do primeiro deles, com seis unidades térreas de alto padrão, com 350 m² cada. Em seguida, virão as outras 20 casas, com 150 m² cada uma.




Na França


A campeã mogiana de enduro equestre, Karina Arroyo, abdicou de participar de recente torneio internacional, no Rio Grande do Sul, para passar uma semana e meia na França, num estágio com o médico veterinário Jean Louis Leclair. Karina, que é também veterinária se especializa no tratamento de animais utilizados em competições de enduro.


Fonte:O Diário de Mogi