domingo, 24 de abril de 2011

Na mira

Bras Santos (Interino)
Maurício Sumiya


Na mira
O secretário do Estado de Meio Ambiente, Bruno Covas, fez ontem companhia aos vereadores mogianos "malhados" em praça pública pelo movimento que luta contra a instalação do aterro da Queiroz Galvão.


Contra Mogi
O secretário estadual, que é neto do ex-governador Mario Covas, está no topo da lista dos chamados "traidores" dos mogianos eleitos pelo movimento que é coordenado pelo guerrilheiro Mario Berti. São considerados Judas todos aqueles que não se manifestam em alto e bom som contra o projeto do aterro.



Furiosos 
Toda a fúria do movimento contra Covas tem a ver com a sua "firme" decisão de garantir à empreiteira o direito de promover uma audiência pública para mostrar o projeto do aterro sanitário. Secretários que antecederam Bruno chegaram, atendendo pedido de políticos de Mogi, a arquivar o projeto da Galvão.



Candidato malhado
Enquanto é malhado por aqui, na capital, Bruno Covas continua tendo seu nome cogitado para disputar a prefeitura de São Paulo em 2012. Seu nome também é ventilado para a sucessão de Geraldo Alckmin (PSDB). De uma coisa o jovem político pode ter certeza: muitos mogianos que viram o boneco com o seu rosto no largo do Rosário ontem certamente votarão em outro candidato caso Covas venha disputar a eleição para o governo estadual. 
Guilherme Berti


Bunkyo
De acordo com o advogado Gustavo Ferreira, que também participou da malhação de ontem, a Queiroz Galvão não conseguirá fazer a audiência pública do aterro em nenhum outro local, a não ser no Bunkyo.


Liminar
Ferreira disse vai ingressar na Justiça com pedido de liminar para suspender a audiência pública marcada para o mês de junho. O advogado observou que o especialista contratado pela Prefeitura já teria prestado serviço a Queiroz Galvão: "Vamos nos antecipar para evitar surpresas", comentou.



Casório
O vereador e presidente da Câmara de Mogi, Mauro Luís Claudino de Araújo (PSDB), de 44 anos, vai dar um tempo nas contendas políticas para casar-se com a estudante Mirelli Amorim dos Santos, de 23 anos. Depois do enlace, previsto para maio, o casal seguirá para núpcias na Europa.




Intuição
O ambientalista José Arraes participou ontem do movimento contra a instalação do aterro da Queiroz Galvão e aproveitou para fazer uma profecia: "O Semae nunca terá água para toda a cidade", alertou. 
Guilherme Berti


Captação reduzida
Arraes disse que o Semae capta (no rio Tietê) e trata água para atender cerca de 200 mil pessoas. A outra parte da população recebe água da Sabesp, que deverá aumentar e não diminuir o volume de água tratada vendida ao Semae. 


Futuro ameaçado
Segundo o ambientalista, o Semae não conseguirá autorização para aumentar a captação no Tietê e que a autarquia estaria com seu futuro comprometido. "Cedo ou tarde, a Sabesp assumirá o tratamento de água e esgoto em Mogi", opinou.




Independência
As previsões de Arraes diferem integralmente das projeções feitas até 2008 pelo ex-prefeito Junji Abe (DEM), para quem ainda na década passada (até 2010) Mogi conseguiria "se livrar" da Sabesp.




A Sabesp vem aí?
Pelos problemas que o Semae voltou a enfrentar, como as denúncias de desvios de recursos, e pelas projeções que não se confirmaram, não fica muito difícil acreditar que a Sabesp, em vez de sair, entrará cada vez mais em Mogi. 
Daniel Carvalho


Bico oficial
O carnaval já foi e a Páscoa está chegando ao seu fim, mas nada de a Prefeitura e a Polícia Militar conseguirem efetivo suficiente para o desenvolvimento do programa Atividade Delegada no município. Sem fiscalização, os vendedores clandestinos continuam atuando no centro de Mogi.


Sem prazo 
O convênio para o Atividade Delegada foi firmado em março, mas em razão do desinteresse dos PMs, ainda não existe um prazo para que o serviço seja iniciado. Por ocasião do lançamento do projeto ficou definido que esses policiais combateriam os ambulantes ilegais.



Falecimento
Ao contrário do que foi publicado ontem, o dentista e ex-secretário de Saúde de Mogi, José Carlos Duarte Guedes, faleceu na quinta-feira, aos 60 anos. Ele foi sepultado anteontem, no cemitério São Salvador.



Fonte:Mogi News