domingo, 17 de abril de 2011

Movimento faz enterro simbólico de vereadores

Movimento faz enterro simbólico de vereadores
Manifestação realizada ontem no largo do Rosário teve por objetivo mostrar à população os parlamentares que são a favor do aterro da Queiroz Galvão
Marcelo Pascotto
Da Reportagem Local
Jorge Moraes
Objetos utilizados no protesto chamaram a atenção da população
Integrantes do movimento contra a implantação do aterro sanitário da empresa Queiroz Galvão, no distrito do Tabão, realizaram ontem uma mobilização no largo do Rosário, região central de Mogi. Em um caixão foram colocados as fotos dos vereadores Olímpio Tomiyama (PTB), Protássio Nogueira (DEM), Pedro Komura (PSDB) e Rubens Fernandes (PR) e do secretário de Estado de Meio Ambiente, Bruno Covas (PSDB), com uma faixa com os dizeres "Bruno Covas: Mogi não quer Lixão, fora!".
Segundo Silvio Marques, presidente da associação de moradores e produtores do distrito do Taboão e um dos organizadores do evento, a iniciativa tem por objetivo mostrar à população os parlamentares que estão a favor do empreendimento. "Alguns estão em cima do muro e outros já declararam ser a favor. É bom lembrar que a população mogiana é contra este projeto, porque vai prejudicar nascentes de rios e o meio ambiente", declarou. A colocação destes objetos na praça chamou a atenção das pessoas que estavam circulando pelo comércio do calçadão.
Muitos curiosos pararam para verificar o que estava acontecendo e declaravam apoio à ação.
A manifestação na praça seguiu até as 16 horas, quando eles também realizaram a captação de assinaturas e endereços de mogianos contrários a implantação do Lixão. Os nomes e endereços serão armazenados para que, se acontecer a audiência pública, marcada pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) para o dia 21 de junho, todos possam ser avisados e comparecer. No total, o grupo tem em mãos mil assinaturas e esperam bater a marca de cinco mil adesões.
Segundo Mário Berti, presidente da Organização Não-Governamental (ONG), Guerrilheiros do Itapety, as vereadoras Emília Rodrigues (PT do B) e Vera Lúcia Prado (PR) declararam ontem que estão contra a vinda do lixão para Mogi. As mobilizações deverão continuar nas próximas semanas.
Henrique Simões Calixto esteve ontem no largo do Rosário e contou que votou no vereador, cuja foto estava no caixão. "Estou decepcionado com a atitude dele. A cidade toda está contra este empreendimento", disse.

Fonte:Mogi News