quarta-feira, 20 de abril de 2011

Evento comemora os 35 anos da Legião Mirim


Evento comemora os 35 anos da Legião Mirim
Entidade, que é responsável por encaminhar jovens para o mercado de trabalho, já atendeu mais de 18 mil alunos em busca do primeiro emprego
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Oswaldo Birke

Ediel Braz Soares, vice-presidente da Legião Mirim, destacou que os jovens assistidos recebem orientação educacional e profissional
A Legião Mirim de Mogi das Cruzes comemora hoje seu 35° aniversário na sede do Tiro de Guerra (TG), no Mogilar. Nesse período, a entidade conseguiu passar para mais de 18 mil alunos noções de disciplina, responsabilidade e sociabilidade. A instituição é responsável por encaminhar dezenas de jovens anualmente ao mercado de trabalho, oferecendo oportunidade para os adolescentes mogianos conquistarem o primeiro emprego.


Uma confraternização será realizada para reunir os jovens participantes da entidade, que realizarão ainda atividades físicas. "O evento ocorre todos os anos. Desta vez, a programação começará às 10 horas e prosseguirá até as 18 horas. Faremos uma reunião com os legionários antes do evento no auditório. Isso vai servir para reafirmar a parte de comportamento deles. O evento vai contar com 80 legionários e 100 atiradores do Tiro de Guerra", explicou o vice-presidente da Legião Mirim, Ediel Braz Soares.
Campeonatos de vôlei vão ocorrer durante o dia. Estarão presentes ainda o presidente da instituição, 1° sargento Hildo Benedito dos Santos, e o presidente da assembleia, coronel Paulo Roberto Madureira Sales.


Para integrar a Legião é necessário que o jovem tenha no mínimo 14 anos e esteja matriculado em uma instituição de ensino. "A prioridade é a escola, se ele for reprovado será desligado. O legionário mirim passa por período de orientação educacional e profissional na sede da Legião e no auditório do Tiro de Guerra. Isso é primordial para seu desenvolvimento e sua interação ao meio social e familiar", destacou Soares.
A Legião Mirim foi fundada em 21 de abril de 1976 e seu estatuto prevê que apenas adolescentes do sexo masculino podem participar. "Antes de encaminhá-los, oferecemos um curso preparatório de formação básica. O objetivo é preencher os requisitos das empresas que venham a contrar o adolescente", explicou o vice-presidente. Ele informou que os legionários são contratados por dois anos seguindo as leis trabalhistas com registro em carteira assinada.




Formatura 
A Associação Mogiana "Oficina dos Aprendizes" (Amoa) vai realizar hoje, às 14 horas, no salão do Lions Club, a formatura da primeira turma de alunos do ano. Cerca de 150 jovens participarão do evento. A entidade funciona há 9 anos na cidade e já atendeu pelo menos 3 mil adolescentes.
A instituição trabalha em parceria com empresas que contratam os aprendizes por dois anos. A iniciativa oferece a oportunidade de iniciar a primeira vivência trabalhista e conquistar experiência para o futuro.

Fonte:Mogi News