terça-feira, 1 de março de 2011

Nado livre

Márcio Siqueira
Divulgação


Nado livre 
A Imprensa nacional nadou de braçadas, no fim de semana, na iminente transferência do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e de seu grupo (incluído nele o prefeito de Mogi, Marco Bertaiolli, o deputado federal Junji Abe e o deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira) para o PSB, com direito a escala técnica pela fundação de um novo partido, o PDB. 


Janela aberta 
A Folha de S. Paulo estampou uma ampla e detalhada matéria defendendo a tese de que a criação de uma nova legenda e a posterior passagem de Kassab para o PSB são legais e evitarão questionamentos mais sérios de infidelidade partidária, o que formaria uma "janela da infidelidade".



Rumo ao "flex" 
Já o Estadão, a partir da coluna de João Bosco Rabello, argumenta que não é bem assim e que, de acordo com especialistas em legislação eleitoral, seria preciso que o tal PDB participasse das eleições municipais de 2012, para somente depois fundir-se ao PSB e concretizar, com isso, o sonho de consumo de Kassab de ficar "flex", ou seja, ter um pé no governo Dilma Rousseff (PT), sem, no entanto, pertencer, de fato, ao governo. 
Divulgação


Afif cutuca - I 
Outro político de renome do DEM, que é padrinho político de Bertaiolli, e que estaria animado com a transferência, era o vice-governador Guilherme Afif Domingos. Segundo o Jornal da Tarde, Afif cutucou o DEM pelo Twitter, respondendo ao questionamento de aderir ao PSB e seu "socialismo". 


Afif cutuca - II 
Eis a frase: "É preciso esclarecer que o socialismo está tão ultrapassado quanto DEM ou PFL". Ou seja, Afif, Kassab, Bertaiolli e aliados estão mesmo de mudança e virarão companheiros do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, todos "socialistas" de carteirinha.



Não gostou 
O efeito do ajuntamento kassabista ao PSB já deixa outra política de renome com a barba de molho. A deputada federal Luiza Erundina, ex-prefeita de São Paulo, tem-se declarado incomodada com a real possibilidade de dividir o mesmo teto partidário que Kassab e Afif e ameaça deixar o PSB, se isso acontecer.



Chico líder 
Em Mogi, a mudança das lideranças do DEM para o PSB, passando pelo PDB, levaria a bancada formada por Protássio Nogueira, Carlos Evaristo e Nabil Safiti ao convívio partidário com quem já mora com a legenda desde 2005, o também vereador Chico Bezerra. Sobre isso, a provocação de um político experiente de Mogi: "O Chico, que já é líder dele mesmo no PSB, vai ser, por antiguidade e merecimento, líder da bancada e do Bertaiolli. Veja você como o mundo dá voltas". 
Guilherme Bertti


Terra arrasada
Deu no Estadão de domingo: "Fórum vira obstáculo na busca por justiça". Na linha fina: "Público sofre com deficiências graves de infraestrutura em quatro dos 12 prédios de fóruns regionais da capital". Em boxe: "Com investimentos de R$ 46 mi, prédios eram previstos já para 2009". Tudo isso é igual ao drama do Fórum de Brás Cubas. 
Divulgação


Novo Heródoto - I
O jornalista Heródoto Barbeiro já não apresentou ontem o Jornal da CBN - 1ª Edição, em razão de sua saída da Rádio CBN para compor a Record News, confirmando nota dada neste espaço pela jornalista Cristina Gomes, na edição do último sábado. 


Novo Heródoto - II
Heródoto, que também deixa a TV Cultura, é colunista do Mogi News desde 2004, e tem um trabalho cidadão que ajuda a nortear as ações da Sociedade Amigos de Taiaçupeba (SAT), vive uma nova fase de sua longa vida profissional marcada pelo sucesso. Da coluna, os desejos de boa sorte.




90 anos da Folha
O deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS) é autor da homenagem a ser prestada pela Assembleia Legislativa à Folha de
S. Paulo pelo aniversário de 90 anos. Será no dia 21, no plenário Juscelino Kubitscheck, às 20 horas, e contará com a presença do diretor do jornal, Otavio Frias Filho. 


Desde criancinha 
O vereador Protássio Nogueira (DEM) encontra-se em estado de graça desde que, no domingo, o time de sua cidade natal, o Mirassol, assumiu a liderança do Campeonato Paulista, superando as quatro grandes forças do futebol paulista (Corinthians, Santos, São Paulo e Palmeiras). Segundo uma fonte da Câmara, não haverá confusão em plenário esta semana que altere o bom humor de Protássio.

Fonte: Mogi News