quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Vice de confiança

Osvaldo Birke


Vice de confiança
O médico e ex-vice-prefeito Melquíades Machado Portela é cotado como um dos nomes do deputado federal Valdemar Costa Neto (PR), o Boy, para ser seu indicado - e, por consequência, do partido - à vaga de vice na chapa de reeleição do prefeito Marco Bertaiolli (DEM), no ano que vem.


Porto seguro
Fontes do PR revelam as visitas frequentes de Melquíades ao escritório do partido e suas longas conversas com Boy. "Ele é uma espécie de conselheiro, homem de muita cultura e lealdade, que pode ser um nome que represente, sem confusões nem riscos, os republicanos na sucessão do ano que vem".




Vice eterno
Melquíades foi vice-prefeito do pai de Boy, Waldemar Costa Filho, em sua última gestão, de 1997 a 2000, e era o pré-candidato a prefeito de consenso entre o velho WCF e o chanceler Manoel Bezerra de Melo, o Padre Melo, conterrâneo e padrinho do médico, que até hoje atua no comando da Fundação de Amparo ao Ensino e Pesquisa.




Quase prefeito
Em 2000, filiado ao PMDB, Melquíades chegou a ser entrevistado como o candidato oficial, mas acabou perdendo a legenda para Chico Bezerra, que, no ímpeto de ser candidato a prefeito pela segunda vez, obteve uma intervenção estadual no partido e desfez a possibilidade de o médico concorrer.




Discrição e lealdade
Melquíades sempre teve a virtude de ser discreto, de absoluta confiança, disposto a participar do governo, se fosse convidado, mas sempre avesso a puxadas de tapete e expedientes que não sejam éticos e honestos. Foi assim como vice de WCF e pode ser assim com Bertaiolli.




Amigo leal
Segundo a fonte do PR, há ainda algo que favorece Melquíades: uma gratidão imensa de Boy a ele, por conta dele ter sido um dos médicos que cuidaram da saúde de seu pai. Nos últimos anos de mandato, WCF sofria de problemas do pulmão e de circulação, e o médico era quem corria para atendê-lo, a qualquer hora, quando ele precisava de atendimento médico.



De volta ao poder
Numa disputa de bastidores entre Marcos Damásio (PR) e Mauro Araújo (PSDB) para ser o ungido de Boy na chapa de Bertaiolli, o deputado pode optar por um nome de conciliação, que agregaria Padre Melo de volta ao núcleo de poder.



Fonte: Mogi News