segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Novo partido

Márcio Siqueira
Daniel Carvalho/ Divulgação


Novo partido
O prefeito Marco Bertaiolli pode sair do Democratas e fundar, ao lado de seu amigo e prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o Partido da Democracia Brasileira (PDB). Seria uma forma de, ao criar uma nova legenda, não ser - nem ele, nem Kassab, tampouco o grupo político do manda-chuva paulistano - penalizado pela Lei da Fidelidade Partidária.


Todos socialistas
Segundo o Diário de S. Paulo de sexta-feira, Kassab trabalha com tal possibilidade, que ganhou força nos últimos dias, para, logo depois, fundir a nova legenda com o PSB, cujo expoente maior é, hoje, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e colocar os dois pés no governo Dilma Rousseff.


Leque de opções
A coluna vem expondo a possibilidade de Bertaiolli - fiel integrante do grupo kassabista, assim como o deputado federal Junji Abe - passar a compor o PMDB, a primeira opção aventada como destino político, ir ao PSB diretamente ou fundar um novo partido e, aí sim, virar socialista.



É Rollo! - I
O estatuto do novo partido está sendo preparado. Os advogados Admar Gonzaga e Alberto Rollo, especialistas em legislação eleitoral, serão os responsáveis pela forma final. Rollo, por sua vez, já teve contato com a política mogiana, há 18 anos.



É Rollo! - II
Rollo foi o defensor do então prefeito Chico Nogueira num processo de cassação de mandato em razão de uma entrevista dada por Nogueira a uma rádio da cidade nas vésperas das eleições municipais de 1992. Eleito dias depois, ele perdeu em duas instâncias e, antes de o recurso especial ser julgado pelo Superior Tribunal de Justiça, faleceu, em maio de 1994.




Lado a lado
Quanto a Bertaiolli, a criação do novo partido, se servir de ponte para a transferência ao PSB, criará situações curiosas, como viver sob o mesmo teto partidário do que o vereador Chico Bezerra, conforme já citado pela coluna, e ter como cacique regional o prefeito de Ferraz de Vasconcelos Jorge Abissamra.




Infidelidade
Talvez desconhecendo a possibilidade de Bertaiolli compor o PSB, Chico teria conversado longamente com um potencial candidato a prefeito dias atrás, o ex-vereador Austelino Ferreira Mattos, disposto a tudo para voltar à política em 2012, mas sob a condição de que só na disputa pela Prefeitura.
Daniel Carvalho


No meio do mato
Um boneco de Chico, por sua vez, foi encontrado caído no meio do mato, à margem da avenida Perimetral, no Rodeio. Utilizado largamente em período eleitoral, multiplicado pela cidade e disputando espaço com os bonecos de Junji, virou peça de museu depois do pleito, ou melhor, item de lixão.








Fonte: Mogi News