terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Rio Tamaduateí transborda em Santo André (SP); motoristas ficam ilhados

A chuva que atinge a Grande São Paulo desde o fim da tarde desta terça-feira provoca alagamentos em diversos municípios. Em Santo André, o rio Tamaduateí transbordou e alagou a avenida dos Estados.
Também chove forte em Mairiporã, Guarulhos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Caieiras e Osasco.

De acordo com a Defesa Civil de Santo André, outros córregos da cidade transbordaram, como o Guarará, alagando a avenida Capitão Mário Toledo de Camargo. O córrego dos Meninos transbordou e ainda há alagamentos na região central do município.
Imagens da TV Bandeirante mostram pessoas tentando resgatar motoristas ilhados na avenida dos Estados, com o auxílio de cordas. O helicóptero Águia, da Polícia Militar, também resgata ilhados. Segundo a Defesa Civil, ainda não há informações sobre feridos.
Em São Paulo, dois alagamentos bloqueiam totalmente a Radial Leste, na pista sentido bairro. Um deles está próximo ao viaduto Guadalajara e o outro na altura da rua Silva Jardim, de acordo com o o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura.
Segundo o órgão, há bloqueio total ainda na avenida Ragueb Chohfi, sentido Guaianazes, próximo à avenida Bento Guelfi.
A avenida Maria Coelho Aguiar também tem alagamento, na altura da praça Alceu Amoroso Lima, na pista sentido bairro. Havia água ainda na rua São Caetano, em ambos os sentidos. Nas duas vias era possível passa.

Imagens da Defesa Civil de Santo André mostram transbordamento de rios e córregos da cidade

ESTADO DE ATENÇÃO


Por conta da chuva, o CGE decretou estado de atenção para risco de alagamentos em todas regiões da cidade e nas marginais Tietê e Pinheiros.
A chuva forte atinge praticamente São Paulo inteira, afirma o órgão. Na zona leste há pontos mais críticos, com possibilidade de granizo, principalmente entre os bairros Mooca, Penha, Ermelino Matarazzo, Itaquera, Aricanduva, Vila Formosa, São Mateus, Vila Prudente, Cidade Tiradentes e Guaianazes.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) acionou um plano emergencial de atendimento às enchentes. Os agentes de trânsito que estão em serviço foram deslocados para monitorar os principais corredores de trânsito e locais com maior possibilidade de alagamentos.
A Central de Operações solicitou o reforço das equipes de campo, estendendo o turno de trabalho dos agentes.
AEROPORTO

As chuvas fecharam por dez minutos o aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade.
O fechamento começou às 17h35 e durou até as 17h45. Desde então, o aeroporto funciona por instrumento.

 Folha.com - de São Paulo