terça-feira, 16 de novembro de 2010

Mogi fará sorteio para o "Minha Casa"

Hoje, o procedimento vai atender somente portadores de necessidades especiais em evento no Ciarte; amanhã será a vez dos idosos

NOEMIA ALVES
Da reportagem local

Em obras: Carlos Borges, vice-presidente nacional
 de Atendimento da Caixa Econômica Federal,
 prevê a entrega de 280
 unidades para março de 2011
 A Coordenadoria de Habitação da Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza hoje a primeira etapa de sorteios para a definição da ordem de chamada dos grupos especiais para atendimento no Programa Minha Casa Minha Vida. A seletiva, prevista para acontecer a partir das 9h30 no prédio do Ciarte (rua Ricardo Vilela, 69 - Centro), atenderá pessoas portadoras de deficiência.

Amanhã, será a vez dos idosos. O evento é aberto ao público, sendo que a ordem do sorteio será divulgada e comunicada posteriormente aos interessados, segundo a Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura.
Participarão do sorteio 1.423 idosos e 726 portadores de deficiência que se inscreveram para o programa, em 2009, e que têm renda de zero a três salários mínimos (até R$ 1.530). A previsão é que até o final de 2011, cerca de 4 mil unidades habitacionais voltadas a este público estejam prontas para morar.
Número

De acordo com administração municipal, ainda não há um número de quantas dessas unidades serão destinadas ao grupo especial. Contudo, segundo a legislação, 3% de cada empreendimento deve ser destinado às pessoas com deficiência, enquanto outros 3% são para os idosos.
Em visita à cidade, no final do mês passado, o vice-presidente nacional de Atendimento da Caixa Econômica Federal, Carlos Borges, confirmou a entrega das primeiras 280 unidades para março de 2011.
"É importante lembrar que o sorteio (de hoje e amanhã) não garante o atendimento. Antes da entrega das unidades, as pessoas vão ser chamadas pela Divisão Social da Coordenadoria de Habitação para que seja verificado se o inscrito se enquadra nas determinações do programa", ressaltou a coordenadora de Habitação Dalciani Felizardo, por meio da Coordenadoria de Comunicação Social.
Dalciani lembrou ainda que, independentemente da ordem de atendimento prioritário, os idosos e portadores de deficiência também concorrem pelas unidades habitacionais no cadastro geral existente na administração municipal.
O massoterapeuta André de Paula Fernandes, de 27 anos, tem deficiência visual e diz que irá acompanhar o sorteio de hoje.
"Quero estar presente em qualquer evento relacionado ao programa. Espero ser um dos primeiros da lista e ter logo a minha casa", afirmou ele, que reside na Vila Natal com os pais, em uma casa cujo o aluguel é de R$ 350.

Áreas de risco

Os sorteios de moradores de áreas de risco e da população em geral vão ocorrer em datas diferentes que ainda não foram divulgadas.
Para estes casos o processo seletivo obedecerá os seguintes critérios: titular mulher; que resida na cidade há pelo menos três anos ou para quem possua maior número de dependentes.
Os nomes selecionados deverão ser indicados à Caixa com pelo menos 90 dias de antecedência à data prevista para a entrega dos empreendimentos.

Mogi News - 16/11/2010 Foto: Guilherme Berti;