quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Com corte de água, moradores têm de modificar alguns hábitos em casa

Luana Nogueira

Da reportagem local

Guilherme Berti

Daniella: Família teve de se
adaptar ao racionamento de água
O corte no abastecimento da água, anunciado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para obras de melhorias e que afetará parte da Grande São Paulo, chegou aos 40 bairros de Mogi das Cruzes na manhã de ontem. O jeito, para muitos moradores, foi deixar de lado tarefas que consomem muita água e, com isso, racionar ao máximo.
A estudante Daniela Emy Sakamoto, que reside no Jardim Universo, disse que a família mudou alguns hábitos: "Começamos a tomar banhos mais curtos e minha mãe vai deixar para lavar roupa apenas quando a água voltar", disse. A estudante argumenta que a medida foi adotada para não sofrerem com o corte no abastecimento. "Temos caixa d´ água e vamos economizar para não ficarmos sem".
Lucas Cachoni, do Jardim Ivete, reclamou que o abastecimento em sua residência foi prejudicado desde a tarde de segunda-feira. "À tarde, a água já havia acabado, a noite ela voltou, mas agora não temos mais", informou.
O diretor do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) Edílson Mota de Oliveira, disse que a autarquia recebeu reclamações de moradores que notaram o corte no abastecimento já na segunda-feira à tarde. "Pessoas reclamaram que desde as 18 horas de segunda-feira a água já havia acabado na parte alta da cidade", comentou.
Oliveira ressaltou que o Semae depende do cronograma estabelecido pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que está realizando as obras. "Dependemos do cronograma feito pela Sabesp, não temos o que fazer", afirmou. O diretor salientou que, após as obras serem concluídas, o abastecimento da cidade irá melhorar e o município ganhará com isto.
A previsão é que o abastecimento de água da cidade seja restabelecido até amanhã, até as 17 horas. A Sabesp disponibilizou um serviço de atendimento ao consumidor para casos de emergência. O número é o 115.

MogiNews - 10/11/2010