terça-feira, 19 de outubro de 2010

Para lideranças, Serra se saiu melhor.

Apesar das poucas novidades no debate de domingo, líderes políticos de Mogi acreditam que o tucano José Serra foi o favorito


Caccalos Garrastazzu/Obritonews
Ao adotar um tom mais ameno, sem gerar muita polêmica e sem trazer praticamente nenhuma novidade para a pauta de campanha, os candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), saíram de mais um debate, desta vez realizado pela Rede TV! e pelo jornal Folha de S. Paulo, no domingo, sem conquistar muitos votos daqueles que ainda estão indecisos. Mesmo assim, para líderes políticos de Mogi, José Serra se saiu melhor no debate e conseguiu alguns votos em São Paulo, Estado que pode ser decisivo nas urnas no próximo pleito do dia 31.
Os candidatos preferiram deixar de lado temas polêmicos, como aborto e religião, mas tiveram de dar explicações sobre pessoas próximas suspeitas de irregularidades, como Paulo Vieira de Souza, no caso de Serra, e Erenice Guerra, no caso de Dilma.
Segundo avaliação feita pela própria Rede TV! com um grupo de 27 indecisos, Serra foi avaliado ligeiramente melhor. Apesar disso, a análise mostra que os dois candidatos tiveram desempenho muito abaixo da média esperada.
O líder do Democratas (DEM) em Mogi eleito deputado federal, Junji Abe, informou que não assistiu ao debate porque no horário de veiculação estava voltando de um evento político fora da cidade. Entretanto, ele conversou com companheiros de partido e outras pessoas e disse que, apesar de morno e sem grandes surpresas, aparentemente Serra conseguiu expor melhor suas ideias e, em um quadro geral, conseguiu captar mais votos dos indecisos.
Já o presidente do PT em Mogi, Clodoaldo Aparecido de Moraes, disse que Dilma venceu o debate. "Ao ser questionada sobre o caso Erenice Guerra, Dilma foi categórica ao dizer que ela (Erenice) cometeu um erro e que agora deverá ser investigada e, se houve mesmo irregularidade, será penalizada. A candidata do PT também apontou irregularidades por parte do PSDB, que estão até hoje sem solução", comentou.
O presidente do diretório do PSDB mogiano, o vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira, afirmou que Serra se saiu melhor em um dos blocos mais importantes do debate, quando foi questionado por jornalistas sobre as denúncias de corrupção.
O tucano falou sobre o ex-diretor de engenharia Paulo Vierira de Souza, conhecido como Paulo Preto, suspeito de desviar recursos que seriam de caixa dois da campanha do tucano.
Dilma, falou sobre o escândalo de tráfico de influência na Casa Civil e foi questionada por um repórter se seria capaz de escolher ministros.

 
Jamile Santana

Da reportagem local - Moginews 19/10/2010