segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Junji e Gondim, eleitos, são também os preferidos dos eleitores em Mogi

Ranking nesta página mostra a votação dos 50 candidatos a deputado federal e a deputado estadual mais bem colocados na cidade

Leandro Dilon
Da reportagem local

Adriano Vaccari
Geraldão: Na cidade, conseguiu 6.463 votos

O ex-prefeito Junji Abe (DEM) foi o candidato mais votado nas eleições de ontem em Mogi. Os 61.561 votos recebidos na cidade foram fundamentais para que ele se elegesse, pela primeira vez, como deputado federal. Pelo menos 31% do eleitorado mogiano apostou em Junji nas eleições realizadas no domingo. O segundo candidato mais votado na cidade foi o deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS). Com a ajuda de 56.422 mogianos que votaram em seu nome, ele se reelegeu e permanece mais quatro anos como deputado estadual.
O deputado federal Valdemar Costa Neto (PR) foi o terceiro mais votado na cidade, com 18.621, e provou que mantém um bom eleitorado no município. O vereador Chico Bezerra (PSB), que saiu candidato a deputado estadual, obteve 16.467 votos, que não foram suficientes para garantir sua eleição. Juntos, estes quatro candidatos somaram 153.031 votos, o que representa 74% do eleitorado mogiano.
Depois de Junji e Valdemar, os mogianos votaram no palhaço Tiririca (PR) para deputado federal. O comediante conseguiu 10.540 votos e foi o terceiro candidato mais votado para este cargo. O vereador Geraldo Tomaz Augusto, o Geraldão (PMDB), teve 6.463 votos. O único petista a aparecer entre os mais votados a ocupar uma vaga em Brasília foi Rodrigo Valverde (PT), com 4.238 votos.
Entre os cinco mais votados para deputado estadual, uma das surpresas foi a expressiva votação do candidato Flávio Isaías Rodrigues (PV), que contabilizou 15.006 eleitores e ficou com a terceira melhor posição na cidade. Em seguida, o ex-prefeito de Guararema André do Prado (PR) mostrou que a dobradinha com Valdemar Costa Neto (PR) foi bem sucedida, e ele conquistou 9.451 votos. O deputado estadual reeleito Estevam Galvão de Oliveira (DEM) obteve 5.031 votos em Mogi.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Mogi das Cruzes possui 268.113 eleitores. No entanto, apenas 206.794 compareceram neste domingo às urnas e exerceram seu direito ao voto. Com isso, foram registradas 39.180 faltas. Entre os mogianos que não optaram por nenhum candidato na urna eletrônica, 11.120 votaram nulo e 11.019 em branco.