sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Tribuna Livre Ptfobia Dirceu Do Valle


Tribuna Livre
Ptfobia
Dirceu Do Valle
Acusam os mais apaixonados pelo Partido dos Trabalhadores - sim, eles existem e estão entre nós! - que o PIG (Partido da Imprensa Golpista), mancomunado com ptfóbicos de toda ordem, procura a todo custo aniquilar a "moral petista".

Deixando de lado a contradição em termos na expressão, dia desses recebi de um amigo, petista de carteirinha, estrela e, decente, diferentemente de outros seus correligionários do alto escalão, sem dinheiro na cueca, convite para um "Ato público em defesa do PT".

O ato, verdadeiro protesto, acontecido - ou, não sei se levado adiante, marcado para acontecer - na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, tinha por pauta críticas ao pseudojulgamento político do Supremo Tribunal Federal, bem como a criminalização dos movimentos sociais (?!) e, finalmente, a judicialização da política.

Superada a estranheza do convite, justo a mim que há tempos garganteio que petistas e todo o resto da fauna política, tirante exceções cada vez mais excepcionalíssimas, são seis e meia dúzia, persistiu a estranheza quanto a iniciativa, como se o julgamento proferido pelo STF, em uma Corte composta por uma maioria de ministros indicados pelo lulopetismo, fosse se prestar a, em um gesto de má-fé ou fruto do inconsciente coletivo ou, pior, abdução por "forças ocultas", proferir veredictos que não calcados nas provas dos autos e na consciência de cada um de seus juízes.

Nessas horas, deparando-se com iniciativas como esta, é de se perguntar onde está a cabeça e os olhos das pessoas, que não veem a cada dia que passa o surgimento de um novo escândalo. Aliás, a capacidade de parte da turma da estrelinha de se envolver em falcatruas e criar agendas negativas é maior que a velocidade das rotativas dos meios de comunicação, unidos, pelo que se depreende do devaneio de alguns, apenas e tão somente para esculachar aqueles que "nunca antes na história desse país" rapinaram de forma tão ostensiva a viúva. 
Ao lado do absurdo dos absurdos de ter uma quadrilha instalada na própria Presidência da República, próxima - e próxima mesmo, encostada - ao epicentro do poder e do maior expoente daqueles que agora à testa da nação, chega-se ao teratológico de dois marginais, assim apontados por sentença judicial, virem a público e constranger o governo com ameaças de que vão falar a verdade sobre os vínculos dos próceres com a marginalidade. 
Justamente os líderes que nada viam, nada ouviam e, também, nada falavam, salvo mentiras. 
Agora, refém do banditismo, segue um ex-presidente sem dormir com o "garganta profunda" tupiniquim.

Definitivamente, Collor, comparado ao que acontece hoje em dia, não passou de um batedor de carteiras.


Dirceu do Valle, advogado e professor de 
pós-graduação da PUC/SP

Fonte:Mogi News

Sem Celso de Mello, julgamento é adiado


Sem Celso de Mello, julgamento é adiado
QUI, 13 DE DEZEMBRO DE 2012 21:34
A-A+


Ausência do ministro Celso de Mello faz julgamento do mensalão ser suspenso pelo segundo dia seguido / Foto Fellipe Sampaio /SCO/STF

Problemas de saúde do ministro Celso de Mello fizeram hoje que o STF (Supremo Tribunal Federal) suspendesse pelo segundo dia seguido o julgamento do mensalão, aumentando assim o risco de que o caso só seja concluído em 2013.
O Supremo tem mais duas sessões marcadas para discutir o caso antes do recesso do Judiciário que começa na quinta-feira e só termina em fevereiro. O desfecho do maior julgamento do tribunal, que está na pauta há 131 dias, ainda é considerado incerto pelo agravamento do estado de saúde de Celso de Mello, 67, que é o decano da corte. Ele foi internado na noite de ontem em hospital de Brasília após apresentar sintomas de uma forte gripe.
A assessoria do ministro informou na noite de hoje que ele está respondendo bem à medicação e deve ficar internado até amanhã, quando passa por nova avaliação. O ministro está com um quadro de infecção das vias aéreas. A suspeita de pneumonia ainda não foi confirmada nem descartada. O quadro de Mello é considerado ainda mais delicado porque ele tem problema crônico de variação de pressão.
O presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, trabalha com a possibilidade de Mello apresentar uma melhora e comparecer à sessão de segunda-feira.
Sem Mello, a corte fica com nove integrantes, sendo que oito estão aptos a participar da análise do mensalão o que aumenta a chance de empate. Ministros descartam a conclusão do caso sem Mello. Na próxima semana, o ministro Gilmar Mendes também não deve comparecer -ele estará em compromissos internacionais representando a corte.

Próximos passos
Para concluir o processo, os ministros ainda precisam definir quatro questões polêmicas e com potencial para embates. A primeira delas é perda do mandato dos três deputados condenados no processo. A segunda, a possível revisão das multas aplicadas. Além disso, o STF deve fixar indenização pelo desvio de recursos públicos para alimentar o esquema e quando as prisões serão realizadas.
A definição sobre a cassação ou não dos mandatos dos deputados João Paulo Cunha (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT) depende do voto de Celso de Mello. O caso está empatado em 4 votos a 4.
Na última sessão, Mello indicou que vai apoiar a tese de que a perda do cargo em condenação criminal é atribuição do STF, cabendo à Câmara só formalizar o ato -que passaria a valer quando não houvesse mais chance de recursos para as defesas. Essa tese, no entanto, foi rechaçada por quatro ministros -Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Dias Toffoli e Cármen Lúcia- e pelo presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), para quem a palavra final cabe ao plenário da Câmara dos Deputados.
O petista prevê que com esse entendimento pode surgir uma crise institucional entre Judiciário e Legislativo e ameaça resistir a eventual ordem do Supremo para que a Câmara retire o mandato dos condenados.


Fonte:O Diário de Mogi

Polícia Militar


Divulgação

Polícia Militar
O comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano, tenente-coronel Silvio Lúcio Nassaro, esteve anteontem na redação do Mogi News para falar das ações da Polícia Militar em dois assuntos preocupantes na cidade: a prostituição no trecho conhecido como o ´quadrilátero do pecado´, na área central e também os bailes funk, que também têm gerado reclamações e mobilizado os policiais. 
Parceria divulgada
Nassaro elogiou a postura do Mogi News que, nas últimas semanas, tem trazido ambos os casos à tona, inclusive acompanhando de perto os desdobramentos nestes dois assuntos. Um deles - a parceria fechada entre a Prefeitura e a Polícia Militar para vigiar a área onde ocorre prostituição com câmeras de monitoramento e que foi manchete do jornal na edição de ontem.

Fonte:Mogi News

Diversão Taiaçupeba vai receber a Rua Mais Feliz domingo


Diversão
Taiaçupeba vai receber a Rua Mais Feliz domingo
Divulgação

Atividades acontecerão no próximo domingo, em Taiaçupeba
A Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza neste domingo (16) mais uma edição do Projeto Rua Mais Feliz Cidadã. Desta vez, as atividades acontecerão no encontro das ruas Seis de Junho e Guararema, em frente à igreja de Santa Cruz, no distrito de Taiaçupeba. No local, além das atrações e serviços tradicionais do projeto, os moradores também poderão participar da Festa das Crianças e da Festa do Papai Noel.

Nesta edição do Projeto Rua Mais Feliz Cidadã, as crianças poderão se divertir com pula-pula, piscina de bolinhas e tobogã, além de concursos de dança e de embaixadas, além de apresentações de artistas da região. 
Já os adultos terão à disposição serviços como coleta de Papanicolaou, corte de cabelo, jogos de mesa, Ouvidoria Geral, Bolsa Família, Banco do Povo e Procon. O Semae também participará da ação, com a distribuição de água e ações de conscientização para a comunidade.

Neste ano, o projeto Rua Mais Feliz Cidadã já realizou 24 edições, com atendimento a mais de 37.600 pessoas. Já foram beneficiados, os moradores dos bairros Jundiapeba, Jardim Camila, Jardim das Bandeiras, Jardim Mogi, Parque Olímpico, Jardim Ivete, Novo Horizonte, Conjunto Toyama, Sabaúna, Jardim Aeroporto III, Vila Nova União, Braz Cubas, Chácara Guanabara, Vila Moraes, Chácara Santo Ângelo, Jardim Piatã, Taboão, Cocuera, Jardim Rodeio, Vila Nova Jundiapeba, Biritiba Ussú e Vila Jundiaí, além dos parques Leon Feffer e Centenário.

Fonte:Mogi News

Alerta Mogi registra mil casos de catapora


Alerta
Mogi registra mil casos de catapora
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Amilson Ribeiro

Tereza: "O aumento do número de casos é preocupante"
Dados da Secretaria Municipal de Saúde revelam o crescimento do número de casos de catapora em Mogi das Cruzes. Entre maio e novembro, 39 escolas, entre públicas e privadas, acionaram a Vigilância Epidemiológica da cidade para comunicar surtos de catapora em crianças de 9 meses a 5 anos de idade. Ao todo, segundo a administração municipal, são mais de mil casos de catapora, só neste ano. Se comparado a todo ano de 2011, o resultado é mais que o dobro: no ano passado, 19 escolas comunicaram o surto da doença, que é contagiosa e se caracteriza pela presença de febre e vesículas (pintas vermelhas com líquido) espalhadas em todo o corpo, que evoluem para crostas, até a cicatrização.

Para a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Mogi, Tereza Nihei, o crescente número de casos é preocupante, principalmente porque, no decorrer deste ano, já que foram registradas duas mortes e duas internações hospitalares de crianças que tiveram complicações. "São casos de crianças que tiveram a varicela hemorrágica, o tipo mais grave da doença, que normalmente ocorre quando o sistema imunológico está muito baixo", explicou Tereza.

Ela contou que, ao contrário do que muitos podem pensar, a catapora pode ocorrer durante todo o ano. "Até algum tempo atrás, a varicela era tida como sendo comum durante a primavera, quando as temperaturas estão mais elevadas. Entretanto, ultimamente, com as mudanças bruscas de temperatura, ela já não é mais tão sazonal e aí a atenção deve ser permanente. Ao primeiro caso, a escola deve imediatamente comunicar a Vigilância Epidemiológica, porque é uma doença altamente contagiosa", reforçou Tereza.

De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica, a vacina contra a varicela não integra o calendário do Ministério da Saúde para distribuição na rede pública. "Há uma movimentação para que isso ocorra no ano que vem, mas ainda não está definido". 
Tereza explicou, ainda, que a vacina não tem a mesma eficácia de outras e não imuniza o vírus 100%.

Fonte:Mogi News

Gestão Mario Calderaro continua como provedor da Santa Casa de Mogi


Gestão
Mario Calderaro continua como provedor da Santa Casa de Mogi
Cargo foi mantido na eleição da mesa administrativa e do conselho fiscal do hospital, que foi realizada ontem
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Componentes da mesa administrativa e do conselho fiscal do hospital mogiano foram definidos ontem, em eleição com chapa única
A situação financeira da Santa Casa de Mogi das Cruzes será a principal preocupação da nova mesa administrativa e do conselho fiscal do hospital. A eleição dos grupos foi realizada na tarde de ontem nas dependências da unidade de saúde e contou com a participação de integrantes da irmandade que administra o local. O provedor eleito para o biênio de 2013-2014 é Mario Calderaro, que já ocupa o cargo. Ele encabeça a única chapa que se candidatou para disputar a eleição. Calderaro pretende fazer uma campanha de incentivo da Nota Fiscal Paulista, que pode arrecadar em 2013 R$ 1,2 milhão em repasse para a entidade.

Uma das principais metas do provedor é contar com a ajuda dos mogianos para manter os serviços que a Santa Casa presta atualmente. "Queremos alavancar a divulgação da Nota Fiscal Paulista para que as pessoas que não colocam o CPF na nota possam repassar esse valor para a Santa Casa, por meio de urnas. É um trabalho de divulgação simples, mas que traz um bom retorno para nós", ressaltou. 
Calderaro quer, ainda, reduzir gastos para melhorar as finanças do hospital. "A gente vai equalizar a defasagem da tabela SUS (Sistema Único de Saúde) com um enxugamento das despesas, segurando os gastos e procurando novas formas de superar esse problema", disse. Ele afirmou que as emendas parlamentares são outros importantes repasses que serão buscados. "Dentro desses dois anos de trabalho, queremos ver esse processo de repasses do governo federal, que é demorado e burocrático. Todas as verbas serão usadas para a melhoria do atendimento da Santa Casa", argumentou.

Algumas pessoas que integram a atual mesa administrativa e o conselho fiscal deixaram a vaga e foram substituídas por outras. Calderaro explicou que a eleição deste ano contou com a participação de vários associados que formam a irmandade da Santa Casa. "Ficaremos à frente da Santa Casa até o fim de 2014. A gente está com uma nova parceria com o Sidney Mori (médico que compõe o grupo de gestores), que está focado em melhorias e na resolução de problemas financeiros por meio de incentivo no atendimento, não apenas do convênio SUS, mas também o particular", esclareceu.

O provedor explicou que o Centro de Imagens que começará a funcionar no início de 2013 vai ajudar a trazer mais verba para manter os serviços prestados hoje pela Santa Casa. 
"Nós pretendemos aten-der os convênios particulares também. O centro foi possível por meio de verba direcionada pelos vereadores, bem com o apoio da Prefeitura. Ele será inaugurado em breve e deve começar a funcionar no início do ano, depois que desenvolvermos protocolos de atendimento", explicou.

Fonte:Mogi News

Com R$ 50 mil do Deputado André do Prado, Apae de Arujá reforma oficinas profissionalizantes e adquire equipamentos


Com R$ 50 mil do Deputado André do Prado, Apae de Arujá reforma oficinas profissionalizantes e adquire equipamentos

Parlamentar participa da inauguração das salas e comemora capacitação das pessoas com deficiência

A Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Arujá inaugurou, nesta sexta-feira (12), as Oficinas de atendimento aos assistidos. A reforma das unidades foi possível graças à verba de R$ 50 mil liberada pelo deputado estadual André do Prado (PR), que participou do evento, atendendo ao pedido dos vereadores arujaenses, Abelzinho Larini e José Chaide, “o Cocera Cabelo”. O projeto é muito interessante, porque atinge múltiplas finalidades. Proporciona laborterapia aos alunos, permite arrecadar mais recursos para a entidade com a venda dos produtos e incentiva a participação efetiva da comunidade, ajudando famílias carentes a aprenderem um ofício para gerar renda familiar”, elogiou o deputado André do Prado. Atualmente, são atendidos 220 alunos de diferentes faixas etárias, divididos nos períodos da manhã e tarde.

Com os recursos repassados por André do Prado, a Apae de Arujá comprou diversos equipamentos – 2 computadores, várias mesas para cadeirantes, utensílios para oficina de panificação, como fogão, geladeira, freezer, microondas, cilindro, mesas adaptadas e estufa.

Os programas de profissionalização da APAE fazem parte do projeto “Rumo ao Futuro”, que permite o treinamento e preparação de jovens para o mercado de trabalho. “É um meio eficiente de envolver a comunidade nas ações desenvolvidas pela Apae. Por isso, atendemos ao pedido do vereador Abelzinho e ajudamos a entidade a melhorar ainda mais os atendimentos”, destaca André do Prado.

Para a assistente social da APAE, Marilda Ângela da Silva, a emenda destinada pelo deputado André do Prado possibilitou a compra de novos equipamentos para as oficinas pré-profissionalizantes, e também a modernização da panificadora. “A chegada desses recursos nos permite modernizar a produção de pães e atingirmos nossa meta de se auto-sustentar com a nossa produção”. Segundo Marilda Ângela, a natureza desse projeto é muito ampla e visa preparar o jovem para o mercado de trabalho, desde a manutenção da higiene pessoal até como portar-se numa entrevista de emprego, além da qualificação técnica.

Para o deputado André do Prado, esse tipo de iniciativa é muito importante por inserir o jovem no mercado de trabalho e também na sociedade. “A capacitação dessas pessoas é uma coisa extraordinária, pois, possibilita que esse aluno consiga um emprego e que ajude na renda familiar. Soubemos hoje que muitos alunos já conseguiram emprego através desses cursos, fico muito feliz”, comemora o deputado. De acordo com os dados APAE, 13 alunos já ingressaram no mercado de trabalho, graças às oficinas profissionalizantes.

“Agradeço o trabalho devotado que a instituição desenvolve em benefício das pessoas com necessidades especiais. É uma honra poder ajudar”, declarou André do Prado, ao ser homenageado pela diretoria, voluntários e alunos da entidade durante a cerimônia.

Durante a inauguração, o deputado André do Prado foi recebido pela presidente Maria José, diretores e funcionários da instituição, além da secretaria de Educação, Maria Goretti, e os vereadores Abelzinho e Cocera Cabelo.

 Fonte:Clarissa Johara