sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Carnês do IPTU começam a ser enviados aos contribuintes

 Home - Cidades - Carnês do IPTU começam a ser enviados aos contribuintes

Contribuintes com dúvidas sobre o IPTU podem procurar a Prefeitura de Mogi

Contribuintes com dúvidas sobre o IPTU podem procurar a Prefeitura de Mogi - FOTO: Divulgação/PMMC

Cidades

 05/02/2021 - 06:10

Por Felipe Antonelli -    Publicado a 16 horas atrás

facebook sharing button Sharetwitter sharing buttonlinkedin sharing buttonwhatsapp sharing buttontumblr sharing buttonpinterest sharing buttonreddit sharing buttonemail sharing buttonprint sharing buttonsharethis sharing button

Os moradores de Mogi das Cruzes devem começar a receber já nos próximos dias os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2021. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Finanças, que já havia divulgado a previsão da quantidade de boletos que serão enviados neste ano. A estimativa é de que 143.717 carnês sejam entregues até o fim deste mês.

Em 1º de janeiro deste ano, a Prefeitura de Mogi das Cruzes publicou o primeiro decreto da atual gestão que estabeleceu o não aumento real no presente exercício fiscal nos valores unitários de metro quadrado de terrenos e construções, utilizados para base de cálculo do IPTU.

Segundo a administração municipal, em respeito à legislação tributária em vigor, a Prefeitura determinou para o exercício de 2021 apenas a atualização dos valores em 3,92%, percentual referente à recomposição inflacionária anual e à aplicação mínima do indexador municipal.

De acordo com o Executivo, mais de 15 mil contribuintes têm direito à imunidade, isenção ou redução do tributo neste ano. Em alguns casos, dentro de algumas situações específicas como aposentados e pensionistas, é necessário solicitar o benefício. A imunidade é para os imóveis de propriedade de templos de qualquer culto e de instituições de educação ou assistência social sem fins lucrativos.

Questionada sobre a inadimplência de IPTU referente a 2020, a Secretaria Municipal de Finanças informou que tal débito consta na Dívida Ativa do município e que, atualmente, trabalha para atualizar os valores, uma vez que estão sendo incluídos os débitos não pagos até 31 de dezembro de 2020.

Sobre o Programa de Refinanciamento de Dívidas (Refis), a Pasta informou que a pauta está em análise pela Prefeitura de Mogi das Cruzes e que a administração municipal está elaborando um estudo cuidadoso a respeito do tema.

Os contribuintes já podem consultar o valor do tributo no exercício de 2021, no site da Prefeitura (mogidascruzes.sp.gov.br). Aqueles que quiserem antecipar o pagamento também podem imprimir a segunda via das parcelas. Para ambos os serviços, é necessário preencher o formulário com os dados do imóvel, que constam da primeira página do carnê do IPTU dos anos anteriores, e o número do CPF do proprietário. O cidadão pode acessar a Carta de Serviços do site, na opção "Impostos e Taxas" e depois "IPTU: 2ª via de conta".

Quem optar pelo pagamento à vista (parcela única) tem 5% de desconto. Além disso, o contribuinte que estava em dia com o imposto até 1º de novembro de 2020 tem direito a mais 5%, totalizando um abatimento de 10%.

Fonte:Mogi News