quarta-feira, 1 de abril de 2020

INFORMAÇÃO: Partidos deverão cumprir o atual calendário eleitoral

31 de março de 20204 min. - Tempo de leitura

Darwin Valente
Compartilhe!
Darwin ValentePresidente do TSE afirma que regras para as eleições municipais estão mantidas

Os dirigentes partidários que ainda tinham dúvidas sobre a real necessidade de se cumprir o calendário eleitoral para as eleições deste ano podem começar a preparar documentos para as próximas etapas do processo que normalmente antecede o pleito. A pandemia do novo coronavírus não irá alterar, pelo menos por enquanto, os prazos a serem seguidos pelos partidos e seus candidatos. Em pleno domingo, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Rosa Weber, voltou a dizer que o calendário das eleições municipais deste ano está mantido, mesmo com as mudanças provocadas pela doença no dia a dia dos brasileiros. Weber divulgou nota afirmando que apesar do cenário preocupante, ainda é prematuro debater o adiamento do pleito de outubro. Segundo ela, as regras da janela partidária aberta em 4 de março último seguem inalteradas, por exemplo. Com isso, os interessados em disputar as próximas eleições terão somente até o próximo dia 3 de abril para trocar de legenda. A mesma date é limite também para o registro de novas legendas. Vale lembrar que, com o isolamento imposto pelas autoridades, os eventos de filiação ficaram suspensos pelos partidos. A ministra também disse que a evolução do quadro da pandemia exige permanente reavaliação de providências, mas que, neste momento, é prematuro tratar de adiamento das eleições deste ano, avaliação que é compartilhada pelo vice-presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso. Ele estará no cargo de presidente durante as eleições. Só que entre os políticos, o eventual adiamento continua sendo debatido, havendo, inclusive, uma Proposta de Emenda à Constituição de autoria do deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG), que busca adiar o pleito para 2022, provocando a unificação das eleições gerais com as municipais. Como este jornal mostrou no domingo, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) é contra mudar as eleições, chegando a falar em crise institucional. Há até quem sugira o uso do fundo eleitoral para o combate ao coronavírus.

Hospital

O deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira (DEM) permanece firme na sua batalha em favor da abertura ao público em geral da nova unidade do Hospital das Clínicas de Suzano. Ele voltou a cobrar isso quando o governador João Doria (PSDB) anunciou a liberação de 50 leitos do hospital para atendimento aos portadores do novo coronavírus. “O HC foi inaugurado em abril de 2018, ou seja, há mais de um ano, e ainda não iniciou atendimento. Um atraso inexplicável e uma grande perda em saúde para todos nós”, afirmou o deputado que, apesar de tudo, não perde a esperança. 

Saúde

É preocupante o estado de saúde do ex-secretário municipal de Saúde e vereador Chico Bezerra (PSB), que já foi submetido a três operações, para controlar os desdobramentos infecciosos de uma diverticulite. Ele está internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, há quase dois meses, alternando períodos dentro e fora da UTI. Bezerra está sendo cuidado pela competente equipe do médico Raul Cutait. Detalhe: Cutait também está internado em UTI, após contrair o novo coronavírus.

Audiência

Com o fechamento das igrejas, o uso da internet para transmissão de missas e outros cultos vai se tornando quase obrigatório. E os sites mais conhecidos do público batem verdadeiros recordes de audiência. Foi o que aconteceu, no último final de semana, com o Igreja na Mídia, ligado à Igreja Católica. As missas do bispo dom Pedro Stringhini e do padre cantor Alessandro Campos, chegaram a render, nas últimas 48 horas, cerca de 100 mil visualizações em tempo real, somente no YouTube.

Extra

A Câmara vai realizar uma rápida sessão extraordinária, às 15 horas de hoje, para aprovar projeto de resolução que autoriza o Legislativo a realizar sessões “em ambiente virtual”. Vereadores do grupo de risco estão dispensados. Cada reunião – seja das comissões temáticas, seja do plenário – somente poderá ter um projeto em análise, salvo temas de excepcionalidade na área de saúde pública. As sessões online deverão tratar exclusivamente de propostas da área da Saúde, vinculadas à Covid-19, e só poderão ser realizadas, com prévio aviso, enquanto durarem as medidas restritivas relativas à pandemia.

Frase

Estamos enfrentando uma Quaresma de muitas dificuldades para que possamos viver a alegria da Páscoa da ressurreição.

Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo diocesano, domingo à noite, em missa transmitida via internet

Fonte:O Diário de Mogi