quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Prevenção de alagamentos: Estado confirma a limpeza de rios e córregos para 2020

Enfim, o Departamento de Águas e Energia Elétrica declarou que há cronograma para desassorear 21 pontos
Foto: Daniel Carvalho/Mogi News


Um dos últimos trabalhos de limpeza realizados no rio Tietê, no trecho urbano de Mogi das Cruzes, foi em 2016
O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) informou ontem que o trabalho de desassoreamento de pequenos rios da bacia do Alto Tietê deve se iniciar no próximo ano, com o objetivo de minimizar os problemas provocados pelos alagamentos. Segundo as informações, os estudos que estavam sendo realizados desde março foram, finalmente, finalizados.
Foram mapeados um total de 21 cursos de água que passam pela região, dos quais nove serão considerados prioritários pelo DAEE para a realização de desassoreamento nos pontos mais críticos, no entanto, não foi divulgado pelo departamento os locais exatos que serão desassoreados.
No primeiro trimestre deste ano, os prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento do Municípios do Alto Tietê (Condemat) se reuniram com o secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, ocasião em que o desassoreamento dos rios foi um dos principais assuntos abordados, mas somente ontem foi finalizado o estudo para a realização.
O Condemat, questionado pela reportagem para comentar o assunto, se limitou a dizer que não havia recebido um cronograma dos serviços de desassoreamento dos rios da região. As cidades de Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes informaram, por sua vez, que estão colaborando com os estudos do DAEE e acompanharão os próximos trabalhos do órgão estadual. Já a prefeitura de Suzano explicou que acompanha o processo em conjunto com o DAEE e que participará de encontros sobre o desassoreamento dos rios nos próximos dias em outros municípios. O Executivo também apontou que são quatro os rios que demandam ações de desassoreamento em Suzano: o trecho local do rio Tietê, Jaguari, Guaió e Taiaçupeba-Mirim.
Audiência
Hoje será realizada uma Audiência Pública na prefeitura de Mogi das Cruzes que tratará sobre o Programa Renasce Tietê, que será realizado pelo DAEE e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O projeto que será apresentado tem como objetivo reduzir as inundações desde a barragem da Penha, em São Paulo, até a cidade de Salesópolis.

Fonte:Mogi News