sexta-feira, 23 de agosto de 2019

região: Municípios poderão contar com bonificação financeira

Programa do Estado vai premiar cidades que melhorarem seus indicadores sociais com políticas inovadoras
Foto: Divulgação


Municípios do Alto Tietê confirmam presença durante lançamento do projeto
Prefeitos da região do Alto Tietê participaram ontem do lançamento de um programa do governo do Estado que irá oferecer bonificações financeiras a todos os municípios paulistas que melhorarem seus indicadores sociais por meio de políticas públicas eficazes e inovadoras. O projeto intitulado Parcerias Municipais foi apresentado pelo governador, João Doria para cerca de 450 representantes, entre eles prefeitos de municípios do Alto Tietê.
O programa foi elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, com apoio das pastas da Educação, Saúde e Segurança Pública. De acordo com a pasta, o sistema é baseado em meritocracia na gestão pública e eficiência no cumprimento de índices previamente estipulados e a cada meta alcançada, o governo oferecerá um bônus financeiro para aplicação em projetos nas mesmas áreas que obtiverem a melhoria planejada, porém, não foi divulgado o valor.
O prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Mello (PSDB) afirmou que a cidade irá participar do programa, pois o projeto estimula as cidades a melhorar a qualidade de vida dos moradores. "Mogi, com certeza, vai aderir ao novo programa, que é excepcional porque estabelece metas para uma série de indicadores. É importante lembrar que Mogi vem evoluindo em praticamente todos os indicadores selecionados pelo governo.
Segundo o anúncio, cada prefeitura que aderir ao programa deverá apresentar uma lista de iniciativas e cronograma de metas A primeira avaliação dos planos de metas enviados ao Estado está prevista para abril de 2020, em que os municípios terão que apontar mudanças na Educação, Saúde e na Segurança.
O prefeito de Poá, Gian Lopes (PL) informou que o projeto irá contribuir para o crescimento e desenvolvimento do município. "Quero parabenizar o governador João Doria pelo lançamento do programa, que visa um trabalho conjunto com as cidades no desenvolvimento de projetos e ações''.
Cidades
Participaram do evento e confirmaram a adesão no programa, o prefeito de Arujá, José Luiz Monteiro (MDB), o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), o secretário de Governo de Biritiba-Mirim, Akira Taziri e outros representantes.
Outros municípios confirmaram o interesse em participar do programa, como a Prefeitura de Itaquaquecetuba que já se cadastrou. Os municípios de Guararema, Ferraz de Vasconcelos, Salesópolis e Santa Isabel, não confirmaram a reportagem sobre o interesse na ação do governo.
*Texto supervisionado pelo editor.

Fonte:Mogi News