terça-feira, 6 de agosto de 2019

ALERTA: Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes confirma novo caso de sarampo

4 horas atrás2 min. - Tempo de leitura
Avatar
Fabio Palodette
Compartilhe!

Seis casos da doença já foram confirmados em Mogi das Cruzes, enquanto outros 27 aguardam analise. (Foto: divulgação)
A Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes confirmou mais um caso de sarampo na manhã desta terça-feira. Desde o começo do mês, o número de ocorrências recebidas no município aumentou de 11 para 36, sendo que deste total, seis já tiveram resultado positivo, três foram descartadas e 27 ainda aguardam laudo dos exames.

As análises são encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e segundo a pasta devem ter os resultados divulgados até o final do mês.

O sarampo é uma doença infecciosa, transmissível e extremamente contagiosa, podendo se tornar grave especialmente em crianças e adultos jovens. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as pessoas que identificarem sintomas da doença devem procurar atendimento médico para que o caso possa ser notificado à Vigilância Epidemiológica. A vacinação contra a doença pode ser realizada em qualquer posto de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16h30.

No início do ano, a Vigilância Epidemiológica apresentou e também encaminhou o Plano de Contingência do Sarampo para serviços de saúde da cidade. As orientações têm sido reforçadas nas últimas semanas, sobretudo no que se refere aos procedimentos necessários diante do alto nível de contágio da doença.

Outras vacinas

Nos últimos meses, o município vem enfrentando redução no abastecimento das vacinas fornecidas pelo Governo Federal, o que, segundo a secretaria, tem causado problemas pontuais.

No início de julho, o município teve atendimentos prejudicados com a falta de doses da vacina pentavalente. Esta semana, a cidade suspendeu a imunização em massa de cães e gatos contra a raiva, e aguarda o fornecimento das doses antirrábicas, pelo Ministério da Saúde, para realização da campanha.

A Secretaria Municipal de Saúde afirmou, em nota, que “diante de cada situação, a pasta tem buscando alternativas, como empréstimo de municípios vizinhos para o suprimento emergencial e a garantia de atendimento à população”. Na semana passada, Mogi das Cruzes conseguiu um quantitativo de vacinas antirrábicas que garantirá os atendimentos de rotina e nas próximas edições do programa Bairro Feliz.

Fonte:O Diário de Mogi