terça-feira, 14 de maio de 2019

INSS: Prefeito vai a Brasília para oficializar retorno das perícias

Encontro intermediado pelo deputado federal Márcio Alvino também servirá para tratar de melhorias à agência
Foto: Daniel Carvalho


Desde o dia 30 de abril, as perícias da agência de Suzano foram interrompidas
O prefeito Rodrigo Ashiuchi vai nesta terça-feira a Brasília para se reunir com o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, e oficializar a volta da realização das perícias médicas na agência do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) de Suzano. O encontro, que foi intermediado pelo deputado federal Márcio Alvino, também servirá para tratar das melhorias na parte estrutural da unidade e do serviço prestado aos suzanenses no local. "Desde o dia 30 de abril, as perícias médicas feitas no INSS em Suzano foram interrompidas, ocasionando diversos transtornos à população, uma vez que a média era de 2 mil atendimentos mensais. Demos início a diversas tratativas para reverter essa situação e amanhã (hoje) vamos solucionar, de uma vez por todas, esse problema", explicou Ashiuchi.
Para o deputado federal Marco Bertaiolli, que tem acompanhado os trâmites para reverter a situação, submeter um doente a uma peregrinação a outra cidade é um absurdo. O INSS presta um serviço de altíssima importância, e o fechamento das perícias na unidade de Suzano é inaceitável. "Quem depende desses exames vive um momento de aflição e angústia.  É uma cidade grande, não podemos submeter os moradores a outras regiões. Isso é inaceitável. A agência de Suzano não pode fechar. Discordamos, e conseguimos reverter a decisão, que foi revista e, em 30 dias, os serviços voltam a ser realizados. Com a autorização do Paulo Guedes, a agência será reaberta", declarou.
De acordo com o prefeito de Suzano, além de governantes que representam a região, o Poder Executivo conta com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção Suzano, por meio de seu presidente Wellington da Silva Santos. "No dia 29 de abril, nos reunimos (prefeitura e OAB) aqui no Paço Municipal para buscar soluções e, na oportunidade, unimos forças também com a Câmara de Suzano", informou.
Na semana seguinte, em 6 de maio, o prefeito, acompanhado do deputado federal Márcio Alvino, do deputado estadual André do Prado e do vereador Leandro Alves de Faria, se reuniu com o superintendente regional do INSS em São Paulo, José Carlos Oliveira, para solicitar a volta da realização das perícias médicas na agência de Suzano. "Buscamos todos os meios de resolução, pois entendemos a importância das perícias médicas para a população de Suzano, principalmente por sabermos que muitas pessoas dependem desse serviço e a distância das cidades que as acolheriam poderia chegar até 25 quilômetros, em Guarulhos", detalhou.
Por fim, o chefe do Executivo suzanense agradece os esforços dos deputados federais Márcio Alvino e Marco Bertaiolli e do deputado estadual André do Prado, bem como da presidente da Câmara de Suzano, Gerice Rego Lione, do vereador Leandro Alves de Faria e do presidente da OAB na cidade, Wellington da Silva Santos. "Foi por meio dessa união e do trabalho sério que conseguimos o retorno da realização das perícias médicas no município. Seguiremos atuando intensamente para que Suzano continue a crescer e a se desenvolver", concluiu o prefeito.
Deputados reforçam o pedido junto ao governo
O deputado Estevam Galvão encaminhou na última semana requerimento oficial da Assembleia Legislativa ao presidente da República, Jair Bolsonaro, solicitando o retorno imediato do serviço de perícias médicas na agência do INSS de Suzano. O documento, sob número 1323/2019, foi publicado no final de semana no Diário Oficial do Estado. Também receberam cópia do documento, para intervenção, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; e do Senado, Davi Alcolumbre. "Não podemos admitir que o Governo Federal, em uma clara ação de contenção de despesas, acabe com as perícias médicas no INSS de Suzano. Estamos falando de pessoas carentes, doentes, muitas vezes sem condições de locomoção e que agora precisarão se dirigir até a agência de Mogi das Cruzes ou Itaquaquecetuba para ter direito aos benefícios da previdência social", afirmou o deputado.
Quem também ajudou a intervir no processo de reabertura da unidade foi a deputada federal Katia Sastre (PR-SP), que recorreu à Secretaria da Previdência do Ministério da Economia. A parlamentar esteve em reunião com a Subsecretária Nacional de Perícia Médica, Karina Braido Santurbano de Teive e Argolo, argumentando a necessidade da Perícia Médica em Suzano. Ela destacou vários pontos e assegurou que a retirada do procedimento traria grandes transtornos, mais prejuízos que benefícios. A Dra Karina disse que reavaliariam a decisão, com isso, a intervenção da deputada foi decisiva no retorno das perícias médicas ao município.

Fonte:Mogi News