domingo, 12 de novembro de 2017

Turismo: Estação de Sabaúna poderá receber trem de Guararema

Com investimentos, estação passará por adequação e pode receber a Maria-Fumaça ou um trem turístico
Foto: Divulgação/PMMC


Expectativa é que as obras comecem no próximo ano
O Ministério do Turismo vai destinar R$ 253.500 para obras de revitalização da Estação Ferroviária de Sabaúna. O projeto que estabelece o convênio entre governo federal e a administração municipal está sob análise da Câmara de Mogi das Cruzes. A expectativa é que as obras possam ser iniciadas no segundo semestre de 2018, já que a liberação do recurso dependerá de trâmites burocráticos.
De acordo com o secretário de Cultura e coordenador municipal de Turismo, Mateus Sartori, o recurso será utilizado para a manutenção no espaço. As intervenções que serão realizadas visam a implantação futura de um trem turístico ou a vinda do trem de Luís Carlos para a estação de Sabaúna, uma reivindicação antiga do município.
Uma das adequações que serão feitas é a recuperação da caixa d'água da estação. "Futuramente, para recebermos a Maria-Fumaça é preciso ter o abastecimento de água. É um trabalho contínuo que já está sendo feito para adequar a vinda do trem de Luís Carlos. Outra coisa é a cobertura da plataforma central, vamos mexer um pouco no entorno da estação, como no paisagismo. Faremos adequações de acessibilidade também, previstas nos convênios do Ministério do Turismo", detalhou.
Sartori informou ainda que alguns reparos dentro da Estação Ferroviária também serão executados com a verba. Em paralelo, o secretário ressaltou que o Conselho de Turismo está trabalhando para trazer o trem turístico para Sabaúna. "Este é um processo a longo prazo. Hoje, os trens de carga ainda passam por uma das plataformas. Quando a Maria-Fumaça começar a operar precisaremos de um sistema de chaveamento. Só isso custa R$ 200 mil. São etapas e estamos adequando o espaço", ressaltou.
Segundo Sartori, o envio da verba deve obedecer um trâmite burocrático. Além da aprovação do convênio no Legislativo, a Secretaria de Cultura deve encaminhar planilhas orçamentárias atualizadas para o Ministério do Turismo antes da liberação do dinheiro ser efetivada.
Atualmente, a Estação abriga o Museu Ferroviário de Sabaúna, com bandeiras, modelos de locomotivas e objetos utilizados nos trens. A estrutura fica na rua Francisco Rodrigues Mathias e funciona aos sábados e domingos, das 9 às 15 horas.

Fonte:Mogi News