quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Prevenção: Vacina contra febre amarela aumenta 123,9% na cidade

Segundo a Secretaria de Saúde, apenas no mês de outubro foram aplicadas 533 doses contra 238 em setembro
Foto: Mogi News


Procura vem crescendo depois da morte de um macaco na divisa com Santa Isabel
O número de vacinas aplicadas contra a febra amarela em outubro aumentou 123,9% em comparação ao mês de setembro, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes. A previsão é que a procura pela vacina continue aumentando a partir desse mês, principalmente por ser a forma mais eficaz de prevenir a doença.
De janeiro até outubro, 12.592 vacinas foram aplicadas nos postos de saúde de Mogi. E, de acordo com clínicas particulares, a procura aumenta conforme a população fica sabendo das notícias sobre suspeitas de casos em São Paulo. No mês passado, foram contabilizadas 533 pessoas vacinadas, enquanto setembro contou com 238.
Fevereiro desse ano foi o mês com maior índice de vacinas, 3.231 registros apenas pelo sistema público de saúde. Em 2016, somente os meses setembro e outubro resultaram em 202 aplicações em todos os postos de saúde, e no período entre janeiro e dezembro, há 1.510 registros.
A população está em busca de prevenções e controles para a febre amarela, que pode causar sintomas como febre alta, calafrios, dores de cabeça e muscular, náuseas e vômitos por alguns dias, mas em casos de suspeita, o diagnóstico médico é essencial.
A vacina é oferecida nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos bairros Ponte Grande, Jundiapeba, Jardim Camila, Alto do Ipiranga e Vila Suíssa.
A doença, causada por um vírus e transmitida por mosquitos, pode ser prevenida também ao evitar a propagação de insetos, que transmitem a dengue e outras doenças infecciosas graves, por meio da remoção de recipientes e locais com água parada.
Alerta
Depois da morte de um macaco com suspeitas não confirmadas de febre amarela na divisa entre Mogi das Cruzes e Santa Isabel, a população já está à procura de prevenções da doença. Os postos de saúde de Mogi estão equipados com ampolas mesmo sem a necessidade de ser indicada a pessoas que não forem viajar para áreas de risco. O animal foi encontrado na Estrada Municipal Deputado Estadual Francisco Franco no início da semana e o Centro de Controle de Zoonoses de Mogi das Cruzes estuda o caso.

Fonte:Mogi News