sábado, 2 de setembro de 2017

QUADRO DESTAQUE: Na comemoração dos 457 anos de Mogi, a entrega da escultura ‘Basquete’

1 de setembro de 2017  QUADRO DESTAQUE  
A obra do artista plástico Rodrigo Bittencourt é uma homenagem à modalidade que conquistou os mogianos. (Foto: Edson Martins)
A obra do artista plástico Rodrigo Bittencourt é uma homenagem à modalidade que conquistou os mogianos. (Foto: Edson Martins)

LARISSA RODRIGUES
Dentro das comemorações dos 457 anos de Mogi das Cruzes, celebrados neste sábado (1º), foi inaugurada ontem a escultura “Basquete”, instalada no canteiro central da Avenida Manoel Bezerra de Lima Filho, próximo ao encontro com a Avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, no Socorro. A obra do artista plástico Rodrigo Bittencourt é uma homenagem à modalidade que conquistou os mogianos.

Representando o lance de uma partida de basquete, em que um atleta está enterrando a bola na cesta, observado por outro jogador, a escultura tem 6 metros de altura e 3 toneladas, em aço inoxidável e sucata industrial (porcas, molas e parafusos). Bittencourt falou sobre a oportunidade de ter o trabalho exposto. “É uma honra poder representar esta relação que a Cidade tem com o basquete. Eu mesmo, desde moleque, acompanhava os jogos no Clube de Campo e, agora, posso representar esta paixão com esta obra”, explica.


A escultura, que levou cinco meses para ser finalizada, foi produzida com recursos de incentivo do Programa de Ação Cultural (ProAc), da Secretaria de Estado da Cultura, patrocínio da empresa Rinnai e apoio da Administração Municipal.

Para o prefeito Marcus Melo (PSDB), ter a representação do esporte é uma maneira de incentivar ainda mais as crianças por meio da modalidade. “É um exemplo e uma alegria para todos. O basquete é uma conquista da Cidade e cada vez que vamos ao Ginásio Hugo Ramos, sentimos que o coração de Mogi das Cruzes está lá dentro”, afirmou. Outro ponto levantado por Melo é o fato do time conquistar reconhecimento nacional.

Presente na inauguração, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães, também falou sobre a representação da obra. “Esta peça simboliza o amor que a Cidade nutre pelo basquete. Nós, pessoas da área, nos sentimos muito honrados. Espero que o esporte seja um espelho para todos e, principalmente, para as crianças”, disse.

A equipe de Mogi das Cruzes foi retomada em 2011 e é uma das principais do basquete brasileiro na atualidade. Na temporada passada, o time conquistou dois títulos: o Campeonato Paulista, que a Cidade não vencia há 20 anos, e a inédita Liga Sul-Americana. O Mogi Basquete já deu início aos jogos da temporada 2017/2018, com a disputa do Campeonato Paulista. Até aqui, a equipe conseguiu cinco vitórias e uma derrota na competição. O próximo jogo acontece no domingo, às 18 horas, contra Bauru, na casa do adversário.

Fonte:O Diário de Mogi