domingo, 6 de agosto de 2017

CIDADES: Mogi tem festa da cultura de Taiwan neste sábado

5 de agosto de 2017  Cidades  
Diácono e presbítero seguram as Bah-Chàm, uma espécie de pamonha de Taiwan. (Foto: Eisner Soares)
Diácono e presbítero seguram as Bah-Chàm, uma espécie de pamonha de Taiwan. (Foto: Eisner Soares)

NATAN LIRA
A ‘Caipira Naite’ chega à sua 18ª edição em Mogi e promete manter a tradição em reverenciar, num único espaço, as culturas taiwanesa e brasileira a partir das 16 horas deste sábado, na sede da Igreja Presbiteriana Formosa de Mogi, no Mogilar. A entrada é simbólica e custa R$ 1. O valor arrecadado será utilizado para manter as quatro comunidades da igreja na Cidade.

No cardápio, pastel, pernil e comidas típicas das festas juninas e outras populares da cozinha asiática, como guioza, mas a evidência será a culinária de Taiwan. Os destaques são para uma espécie de pamonha, chamada Bah-Chàm, feita de arroz moti, com diversos temperos. Ela pode ser recheada com carne moída, camarão, ovo de codorna e é envolta na folha de bambu taiwanês e cozida no vapor. O doce é o Âng-Ku (tartaruga vermelha) que tem base do moti vermelho recheado de amendoim.


A Igreja Formosa de Mogi das Cruzes foi fundada por seis famílias vindas de Taiwan para o Botujuru em outubro 1963. Logo que chegaram, fundaram uma pequena igrejinha do Distrito. “Eu vim com os mais pais e todos éramos agricultores. Aqui iniciamos o cultivo e comércio do cogumelo champignon no Brasil, tanto que não existia no mercado”, relembra o presbítero da Wang Ming Chaang.

Com a vinda de mais imigrantes que já conheciam a doutrina Presbiteriana – disseminada pela Ásia e América do Sul, há 150 anos, pelos europeus, conta Chhang, em janeiro de 1978 foi fundado o templo no Mogilar, a fim de atender a colônia de toda a Mogi e cidades vizinhas. “Conforme foram chegando mais imigrantes, eles foram também para Suzano, São Paulo e as demais cidades. Eu acredito que hoje temos 300 famílias que congregam aqui”, diz Chaang. Segundo ele, hoje, boa parte dos fiéis é formada por chineses donos de lanchonetes e lojas de R$ 1,99 do Centro, que não conheciam o cristianismo.

 A festa será na Rua José Benedito Braga 416, Mogilar, Mogi das Cruzes. 

Fonte:O Diário de Mogi