domingo, 21 de agosto de 2016

CIDADES: Tietê começa a ser desassoreado em Mogi

21 de agosto de 2016  Comentários (0)  Cidades  Like
Governador Geraldo Alckmin autorizou na manhã de ontem, durante visita a Mogi das Cruzes, o início dos trabalhos de desassoreamento em trecho do Rio Tietê / Foto: João Ricardo Santo
Governador Geraldo Alckmin autorizou na manhã de ontem, durante visita a Mogi das Cruzes, o início dos trabalhos de desassoreamento em trecho do Rio Tietê / Foto: João Ricardo Santo

O governador, que participou da cerimônia às margens do Rio Tietê, na altura do Bairro da Ponte Grande, para anunciar o início das obras de desassoreamento, informou que o Estado vai investir R$ 37,7 milhões nos serviços de limpeza do trecho de 44,2 quilômetros do Tietê, compreendido entre o Córrego Três Pontes, na divisa de São Paulo com Itaquaquecetuba, e o Córrego Ipiranga, em Mogi.
“Estamos iniciando uma obra estruturante e importante para toda a bacia hidrográfica do Tietê para limpar o rio e aprofundar a calha, ajudando na micro e macro drenagem da região, aumentando a vazão e reduzindo problemas de enchentes”, observou Alckmin.
Os trabalhos começam em Mogi, passam por Suzano, Poá, Itaquaquecetuba e ainda beneficiam Guarulhos e São Paulo. Alckmin explicou que o Tietê funciona como “um ralo”, responsável pelo escoamento da bacia. “A maioria dos rios urbanos, dos bairros, dos córregos, termina no Tietê. Se ele está sujo, entupido, prejudica toda a bacia. Se está limpo, aprofundado, vai drenar e enxugar toda a região”, completou o governador.
Os trabalhos serão feitos pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), que pretende retirar 343 mil m3 de sedimentos, como areia, argila, materiais não inertes e lixos depositados no fundo do canal.
O superintendente do DAEE, engenheiro Ricardo Borsari, explicou que o serviço terá três frentes, nas quais serão instalados os sistemas de bota fora para retirada do material e, por meio de um sistema de drenagem, garantir o retorno da água ao rio após a remoção de toda a sujeira. Os trabalhos devem ser concluídos em 18 meses. Haverá ainda a remoção de grandes pedras e rochas para facilitar o escoamento.
O DAEE também investiu R$ 6,5 milhões para desassorear o trecho de cinco quilômetros do Rio Tietê e cinco quilômetros do Rio Paraitinga, em Biritiba Mirim e Salesópolis. (Silvia Chimello)

Fonte:O Diário de Mogi