quinta-feira, 21 de abril de 2016

cidadania: Lançado Parlamento Estudantil em Mogi

cidadania
Lançado Parlamento Estudantil em Mogi
Projetos dos estudantes das escolas públicas e particulares serão recebidos pela Câmara Municipal até o dia 23 do próximo mês
Foto: Marcelo Alvarenga CMMC

 

Vereadores e representantes da Educação comentaram importância do evento
O Parlamento Estudantil 2016 da Câmara Municipal receberá os projetos dos alunos das escolas públicas e particulares até o dia 23 de maio. As 46 propostas selecionadas serão divulgadas no dia 31 de maio. O Parlamento Estudantil ocorrerá entre os dias 6 e 10 de junho com algumas alterações. A partir desta edição, cada escola poderá encaminhar apenas três projetos de cada categoria e foi incluída a participação dos alunos do 5° ano. Apenas esta mudança faz com que 63 escolas municipais participem da iniciativa; no ano passado apenas uma foi incluída.
O presidente da Câmara, o vereador Mauro Araújo (PMDB), afirmou que o combate à corrupção e cidadania devem ser alguns dos temas desenvolvidos pelos estudantes. "As escolas irão receber muitas inscrições e farão uma filtragem. Os temas serão debatidos e elas encaminharão três projetos de cada modalidade. Não é evitar a participação, mas ampliar o debate dentro das salas de aula. Esta nova metodologia também tira um pouco a responsabilidade da Câmara. O objetivo é a pluralidade; quanto mais bairros participando, será melhor", disse.
O projeto conta com duas categorias, a infantojuvenil, que selecionará 23 estudantes, do 5° ao 9° ano do Ensino Fundamental, e a jovem, de 23 alunos do 1° ao 3° ano do Ensino Médio.
Araújo informou que o Legislativo está criando uma agenda de visitas nas escolas da cidade, para divulgar o projeto. Uma videoconferência está marcada entre os grêmios das escolas estaduais de Mogi para divulgar o evento.
Desde que foi criado, há 8 anos, o Parlamento Estudantil causa grande expectativa nos alunos do município. Na última edição, foram recebidos 364 projetos. Este ano, por causa das eleições municipais, a data para a realização do evento passou de agosto para junho. 
A coordenadora dos grêmios estudantis da Diretoria Regional de Ensino, Rita de Cássia Alves, afirmou que esta é uma oportunidade importante. "A melhor forma de aprender é na prática. Na escola se faz o debate político, mas na Câmara é um momento de torná-lo prático. Isto deve ser valorizado", afirmou. 
A secretária-adjunta de Educação, Valeria Campolino, informou que no ano passado apenas o Centro Municipal de Programas Educacionais (Cempre) "Benedito Ferreira Lopes", na Vila Lavínia, pode participar do parlamento, por ser a única escola municipal com Ensino Fundamental II. "Contribui na formação da cidadania", acrescentou.

Fonte: Mogi News