quinta-feira, 24 de março de 2016

Balanço Quadro Evolutivo do Semae demonstra avanços no serviço

Balanço
Quadro Evolutivo do Semae demonstra avanços no serviço
Diretor-geral Marcus Melo ressaltou a participação dos funcionários nos bons resultados obtidos pela autarquia
Foto: Guilherme Berti/PMMC


Comparativo reúne dados dos departamentos entre o período de 2009 a 2015
O diretor-geral do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), Marcus Melo, apresentou, na manhã de ontem, a um grupo de colaboradores da autarquia, um balanço dos investimentos realizados e os avanços obtidos nos últimos anos, e que resultaram na melhoria dos serviços prestados e das condições de trabalho. Chamado de "Quadro Evolutivo do Semae", o material reúne dados de todos os departamentos, mostrando o que melhorou no período 2009-2015. O encontro foi realizado no auditório da Escola de Governo e Gestão.
No período, o setor comercial modernizou e ampliou o serviço de atendimento pelo telefone 115. Em 2009, eram apenas quatro atendentes que trabalhavam em horário comercial (um aos finais de semana, até as 14 horas), e que faziam uma média de 80 ligações atendidas diariamente. Atualmente, são 12 funcionários, distribuídos no período das 7 às 22 horas, de segunda a sexta-feira, e das 7 às 20 horas aos finais de semana, com média diária de 400 atendimentos.
Há seis anos, 75% dos hidrômetros da cidade tinham mais de 10 anos de uso. Atualmente, 91% dos aparelhos têm menos de 5 anos, o que é fundamental para garantir a eficiência das medições e evitar as perdas de água. A meta é atingir, até o final de 2016, 100% de hidrômetros abaixo dos 5 anos.
Na área administrativa, um dos destaques foi a automatização de estações, que permite à autarquia ver, antecipadamente, nas unidades monitoradas, qualquer problema que ocorra em sistemas de abastecimento, o que agiliza manutenções, reduz perdas e o número de reclamações por falta de água.
Houve ainda investimentos em segurança patrimonial. Em 2009, havia apenas oito câmeras que monitoravam a Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro e uma central de alarme no almoxarifado. Hoje são 90 câmeras.
O diretor-geral enfatizou o investimento de R$ 12 milhões que será feito na modernização da ETA Centro. A autarquia protocolou os pedidos de licenciamento na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e, paralelamente, prepara a licitação.
Na área de esgoto, os índices passaram de 89% de coleta e 43% de tratamento em 2009 para 93% e 60%, respectivamente, em 2015. Com as obras de esgotamento sanitário no Botujuru e em César de Souza (em andamento) e do Coletor de Esgoto dos ribeirões Negro e Ipiranga (que devem começar neste semestre), os índices chegarão a 96% de coleta e 71% de tratamento.
"Esta conquista não é de apenas uma pessoa, mas de toda equipe. É necessário compartilhar essas informações. Fiquem orgulhosos por essas melhorias e avanços, que só foram possíveis com o esforço de cada um", disse Melo aos funcionários. "Que vocês continuem a se dedicar e a transformar o Semae num lugar melhor para nossa convivência e com melhores serviços à população", concluiu.

Fonte:Mogi News