quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Rede pública dará repelente para grávidas

Rede pública dará repelente para grávidas
QUI, 10 DE DEZEMBRO DE 2015 00:00


Bertaiolli e Cusatis apresentam novas ações contra o Aedes / Foto: Divulgação - Guilherme Berti - PMMC

Gestantes atendidas em unidades de saúde do Município receberão gratuitamente frascos de repelentes. A medida tem como objetivo evitar o contato das grávidas com o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus - este último, conforme descoberto recentemente, está associado à epidemia de microcefalia que atinge vários estados do Brasil e o Distrito Federal. A informação foi divulgada ontem (9) pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD), em reunião para detalhar o plano de combate ao inseto na Cidade.

Hoje, a rede pública de saúde de Mogi atende 2.052 gestantes - que representa 70% das grávidas da Cidade. Elas receberão o primeiro frasco de repelente até o final do mês. As doses serão renovadas mensalmente até, pelo menos, abril. Como o pregão para definir a empresa distribuidora do produto acontecerá nos próximos dias, a Prefeitura ainda não tem informação sobre o valor do investimento.

Conforme Bertaiolli, a distribuição será feita pelo programa Alô Mãe Mogiana. As gestantes com consultas agendadas receberão os primeiros frascos durante a visita ao médico. As demais poderão ter o repelente nas unidades básicas de saúde ou em casa.

Segundo o vereador Chico Bezerra (PSB), médico e presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, o uso de repelente para evitar a contaminação pelo zika vírus é recomendado pelo Ministério da Saúde. O ideal, segundo ele, é usar o produto, no máximo, de três a quatro vezes ao dia, para evitar alergias. Além disso, é aconselhável usar roupas compridas. Mas a principal forma de evitar o contágio - prossegue - é o combate aos criadouros do mosquito. (Danilo Sans)

Fonte:O Diário de Mogi