sábado, 5 de julho de 2014

Santa Branca assina convênio de R$ 55 milhões em investimentos para abastecimento de água e tratamento de esgoto, comemora André do Prado


Exibindo Dep. André do Prado assina convênio no Palácio (10).JPG
O deputado trabalhou para que o convênio com a estatal ofereça melhoria na qualidade da água e esgoto tratado na cidade

A formalização do convênio entre a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e o município de Santa Branca aconteceu nesta sexta-feira (4), no Palácio dos Bandeirantes. O deputado André do Prado acompanhou a formalização do convênio na presença do governador Geraldo Alckmin, do secretário de Saneamento, Mauro Arce, do prefeito Adriano Pereira e dos vereadores Eder Senna, Junior Mineiro e do presidente da Câmara Municipal, Leopoldo José Rodrigues.

Ontem, durante assinatura de convênios, o deputado levou o prefeito e os vereadores e fez um apelo ao governador para que o contrato fosse assinado no último dia permitido, antes das eleições. Alckmin atendeu ao pedido de Prado e permitiu o repasse dos recursos. A partir de agora, a concessão dos serviços de abastecimento de água e tratamento do esgoto será realizada pela estatal e a expectativa de investimentos é de R$ 55 milhões.

“A formalização do convênio estabelece a operacionalização dos serviços de água e esgoto da cidade pelos próximos anos. Será possível estabelecer um novo modelo de trabalho, com a implementação de novas tecnologias, assegurando tratamento de 100% do esgoto e a preservação do meio ambiente e dos sistemas produtores de água do município. A população poderá abrir as torneiras e encontrar água de qualidade”, comemorou André do Prado.

O sistema que abastece a cidade provém da Bacia do rio Paraíba do Sul e a cidade trata apenas 2% do esgoto. A expectativa da prefeitura é promover a uniformidade dos serviços. Nos Bairros Costão, Toca do Leitão, Brás, Caxi, Santa Tereza, Estância Nova Campos do Jordão e Jardim Selma, por exemplo, não há abastecimento de água e atualmente as residências recebem água por meio de poços artesianos. Com a Sabesp assumindo os trabalhos, será feito a canalização até os bairros, oferecendo água tratada e de qualidade.
Em diversas oportunidades o deputado André do Prado esteve reunido com a presidente da Sabesp, Dilma Pena, onde apresentou as necessidades da cidade, acompanhado do prefeito e dos vereadores, oportunidade em que foram apresentadas as demandas da população.

O deputado André, o prefeito Adriano e os vereadores destacaram que o problema do saneamento básico em Santa Branca é antigo, por isso, deve ser resolvido o quanto antes, proporcionando à população melhoria na qualidade de vida. Segundo eles, Uma ETE poderá minimizar consideravelmente os problemas causados ao meio ambiente e elevar a qualidade de vida da população, minimizando problemas na saúde e de mortalidade infantil, enfatizaram.

“Com o apoio do governador e dos demais órgãos, o município poderá, a partir de agora, oferecer à população um sistema eficiente na coleta do seu esgoto e no tratamento da água. O nosso trabalho continua no sentido de interceder junto aos órgãos estaduais cada vez mais benefícios para a população santa-branquense", destacou André do Prado.

Fonte:Clarissa Johara