quarta-feira, 3 de julho de 2013

Estrutura Hospital Luzia terá prédio exclusivo para tratamento contra o câncer

Estrutura
Hospital Luzia terá prédio exclusivo para tratamento contra o câncer
Apesar da obra, secretário estadual de Saúde não descarta aluguel de equipamentos do Hospital Dr. Flávio Isaías
Noemia Alves 
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

O governador Geraldo Alckmin falou sobre a área de saúde em Mogi enquanto visitava a instalação do Hospital Municipal de Brás Cubas, ao lado de outras autoridades
O Hospital Luzia de Pinho Melo deve ganhar, no decorrer de 2014, uma ala exclusiva para diagnose e tratamento de câncer. O secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, anunciou, ontem, a construção de um prédio anexo ao hospital mogiano, para a instalação de um equipamento de radioterapia, além de um novo serviço de quimioterapia nos mesmos moldes de hospitais da capital, gerenciados pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) e ligados à "Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer". 
O valor do investimento, assim como prazos para implantação e a capacidade para atendimento não foram revelados pelo secretário estadual. 
"Não tenho os números de cabeça. Posso dizer apenas que será um serviço colocado à disposição no ano que vem e o prédio será erguido na área de estacionamento do Hospital Luzia de Pinho Melo", afirmou Cerri. 
Durante entrevista coletiva, o secretário descartou a possibilidade de solicitar o recredenciamento do Hospital do Câncer Dr. Flávio Isaías Rodrigues para realizar atendimento de oncologia pelo Sistema Único de Saúde, mas admitiu que "nesse meio tempo" (entre o fim deste ano e no decorrer de 2014) deve ocorrer uma parceria com a direção da unidade hospitalar mogiana para alugar parte dos equipamentos de radioterapia. 
"O interesse, na verdade, era para compra de todo o hospital, o prédio inteiro. Contudo, o dono (Flávio Isaías Rodrigues) não quis vender e aí decidimos construir nosso próprio centro no Luzia de Pinho Melo. Mas há negociações para alugarmos equipamentos, porque os profissionais seriam da SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, que gerencia o Luzia de Pinho Melo). Nada está definido", reforçou Guido Cerri, sem estabelecer prazos. Na semana passada, o radioterapeuta Roberto Segreto, da Comissão de Oncologia da Secretaria de Estado da Saúde, visitou as instalações do hospital do câncer em Mogi e aprovou a unidade para procedimentos de radioterapia e demais tratamentos em pacientes com câncer. 

Sem projeto 
Ao questionar a Secretaria de Estado da Saúde sobre os detalhes dos "novos investimentos" da "nova ala" do Luzia de Pinho Melo, a reportagem descobriu que não há sequer um anteprojeto para o tal Centro de Tratamento para o Câncer na unidade. 
O presidente da SPDM, Nacime Salomão Mansur, estava ontem na solenidade de visita ao Hospital de Brás Cubas, mas não quis falar com a Imprensa sobre os planos da organização social. "Não sei de nada, nem de aluguel de equipamentos, nem de novo centro de oncologia (no Luzia). O que a secretaria (de Estado da Saúde) determinar vamos fazer", disse. 

Fonte:Mogi News