quarta-feira, 10 de abril de 2013

Saúde Cadastramento digital será mantido


Saúde
Cadastramento digital será mantido
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Cusatis: "Maior problema está na Unica, em Jundiapeba"
O secretário-adjunto de Saúde de Mogi das Cruzes, Marcello Cusatis, informou ontem que a Prefeitura vai manter o cadastramento eletrônico de pacientes, por meio do Sistema Integrado da Saúde (SIS). Nas últimas semanas, a administração municipal identificou fraudes em alguns cadastros, com duplicidade e, em alguns casos, triplicidade de endereços de pacientes que não pertenciam a uma mesma família. 
"Ao fazer um mapeamento do sistema, descobrimos pacientes que têm residência em São Bernardo do Campo, Diadema, Barueri e Caieiras - em distância de mais de cem quilômetros de Mogi - e que vinham se consultar aqui, apresentando uma conta de luz ou de telefone com endereço de Mogi", contou Cusatis.

A situação irregular é maior, segundo o secretário, na Unidade Clínica Ambulatorial (Unica), há poucos meses inaugurada no distrito de Jundiapeba, e no Pró-Criança, no Mogilar. A suspeita é de que os comprovantes de residência, exigidos para obter o cartão SIS, estejam sendo comercializados pelos próprios moradores. "Tivemos informações de que o preço varia de R$ 20 a R$ 50. Mas, infelizmente, isso nós não temos como comprovar", disse o secretário, informando que ainda assim vai manter o atendimento.

"A Prefeitura de Mogi não pode impedir que os pacientes sejam atendidos para não caracterizar omissão de socorro. O que podemos fazer é apelar para o bom senso e a conscientização da pessoa para que ela procure atendimento em suas próprias cidades. Porque, dessa forma, há superlotação nas unidades de saúde e maior dificuldade para se encontrar vaga. Se houver problemas de locomoção até Mogi, essa paciente "externo" vai deixar de realizar um procedimento que, por direito, deveria ser usado por um paciente da mogiano", concluiu o secretário.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até o momento, em torno de 70 mil cartões SIS já foram emitidos na cidade.

Fonte:Mogi News