sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Armas de fogo Prefeitura contrata mais 30 guardas municipais


Armas de fogo
Prefeitura contrata mais 30 guardas municipais
Daniel Carvalho
Nepomuceno: Ciemp também será ampliada
A Prefeitura de Mogi está contratando 30 guardas municipais, que devem compor o efetivo da cidade a partir de janeiro de 2013. No próximo dia 13, 28 homens e duas mulheres aprovados no concurso público aberto no ano passado iniciam o curso preparatório, com quatro meses de duração e 800 horas/aula. Com os novos guardas, o efetivo municipal passa dos atuais 181 guardas para 211. A intenção da Secretaria Municipal de Segurança é contratar outros 30 guardas no próximo ano, até  o efetivo chegar a 270, número ideal previsto no estatuto da unidade.

No curso, os novos guardas passarão por treinamento no aspecto jurídico, estrutura da administração municipal, atendimento ao público e defesa pessoal. A Prefeitura de Mogi contratou a empresa Núcleo Fenícia C.T. Gerenciamento e Treinamento Ltda. por R$ 31.200,00, para oferecer o curso durante estes quatro meses. A contratação foi necessária por causa dos postos, que  passaram a ser monitorados 24 horas pelos guardas: Parque Botyra Camorim Gatti, Praça da Juventude, Terminal Central e Terminal Estudantes. "É muito importante reestruturar a guarda, porque temos atualmente 260 prédios públicos. Além disso, também estamos ampliando a Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp) que é operada por eles", destacou o secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno.

A central conta com 283 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade, que ajudam no flagrante de crimes e delitos em todo município. A Ciemp realiza, em média, três flagrantes por semana. "O guarda que está ali no monitoramento acha que uma pessoa tem uma atitude suspeita e começa a acompanhá-lo com as câmeras. Para isso, é necessário um treinamento deste profissional, porque se não perderíamos várias ocorrências, o que não acontece".

Além disso, a partir do mês de agosto, 181 guardas municipais começaram a fazer um curso de defesa pessoal. "A ideia é ensinar como conter uma pessoa descontrolada, porque às vezes acontece uma ocorrência desta natureza. O guarda deve saber as técnicas para controlar a pessoa e se proteger também", destacou o secretário. (J.S)

Fonte:Mogi News