segunda-feira, 11 de junho de 2012

Hospital do estado Entidade vai receber R$ 111 mi para gestão



SPDM irá administrar o Hospital Luzia de Pinho Melo por mais 5 anos; contrato com o Estado foi renovado

Hospital Luzia de Pinho Melo realiza, em média, 27 mil atendimentos mensais. Também recebe pacientes em tratamento contra câncer
A Secretaria de Estado da Saúde renovou por mais cinco anos o contrato com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). A entidade, que está sob direção do médico Nacime Salomão Mansur, foi a única participante da convocação pública realizada pelo governo estadual para o gerenciamento do hospital de média e alta complexidade. 
O valor da proposta comercial e do contrato firmado entre a SPDM e o Estado não foi divulgado. A única informação apresentada pela Secretaria de Estado da Saúde é de que além dos R$ 98 milhões, previstos no orçamento de 2012, a organização social terá mais R$ 13 milhões: R$ 2 milhões destinados para a reforma do pronto-socorro do hospital e R$ 11 milhões para custeio e investimentos no setor oncológico da unidade. Este último valor será pago em oito parcelas de R$ 1,3 milhão, para que o Luzia assuma os serviços anteriormente prestados pelo Centro Oncológico e Hospital do Câncer "Dr. Flávio Isaías Rodrigues", em processo de descredenciamento do Sistema Único de Saúde. 
O aditivo pelo serviço oncológico, isto é, o repasse do "teto" financeiro e informações sobre se haverá um limite de atendimento aos pacientes com câncer não foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde. "Não haverá mudanças no perfil assistencial do hospital. O orçamento previsto para o Luzia em 2012, no valor de R$ 98 milhões, será mantido e ampliado através dos investimentos liberados ao longo do ano. Além dos R$ 2 milhões destinados para a reforma do pronto-socorro do hospital, já foram investidos cerca de R$ 11 milhões para custeio e investimento no setor oncológico da unidade", reforçou o Estado, em nota encaminhada por sua Assessoria de Imprensa. 
Por outro lado, a direção do Centro Oncológico e Hospital do Câncer de Mogi, que responde pela acusação do Estado de cometer irregularidades e ter suspenso o atendimento pelo SUS, recebia, em média, segundo a direção do hospital, R$ 700 mil por mês para atendimento de até mil pacientes. Antes de passar pela auditoria dos técnicos da Secretaria de Estado da Saúde, que teria detectado fraude, os diretores do hospital mogiano pleiteavam aumento no repasse de recursos e do número de pacientes. 
O Luzia conta atualmente com 274 leitos em funcionamento e realiza, em média, 27 mil atendimentos mensais. O telefone disponibilizado para dúvidas dos pacientes antes atendidos no Hospital do Câncer é o 3583-2876.


Fonte:Mogi News