sábado, 21 de abril de 2012

Três dos oito centros já estão em atividade



No centro da PUC-Paraná já são produzidas células-tronco
Os oito Centros de Tecnologia Celular estão localizados em sete municípios do país: três na Universidade de São Paulo na capital paulista (USP-SP), um na USP-Ribeirão, um na Universidade do Rio Grande do Sul, um na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-Paraná), em Curitiba, um no Instituto Nacional de Cardiologia do Rio de Janeiro e um no Hospital San Rafael, em Salvador (BA).
Três deles já estão em atividade - o de Curitiba, o de Salvador e o de Ribeirão Preto - com recursos do Ministério da Saúde. Os outros cinco estão em fase de construção. 
O mais avançado é o da PUC-Paraná, que tem pesquisas concluídas, já produz células-tronco adultas e aguarda autorização da Anvisa para ampliar a produção para escala comercial. 
Já deu suporte a cinco pesquisas clínicas envolvendo 80 pacientes cardíacos. Alguns dos pacientes voluntários nas pesquisas do centro da PUC-Paraná tinham anginas intratáveis que lhes impossibilitavam de fazer qualquer esforço físico, mas, com o tratamento, tiveram seus corações recuperados e, hoje, têm vida normal, com prática constante de atividade física. 
O centro já começou a produzir célula-tronco para uso em cartilagem, os chamados condrócitos, e aguarda liberação do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para realizar pesquisas envolvendo a regeneração de articulações de joelho e do quadril.


A USP Ribeirão Preto está desenvolvendo pesquisas na área de diabete. No Hospital San Rafael, em Salvador, os estudos são em traumatismo de medula óssea e fígado.


Fonte:Mogi News