segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O LIXÃO DA ANACONDA NÃO AGUENTA MAIS LIXO E O MEIO AMBIENTE TAMBÉM

DIÁRIO DO ALTO TIETÊ


Região


Matéria publicada em 29/11/11
Meio ambiente
Lixo será incluído na Agenda da RMSP
Garantia é do deputado estadual Estevam Galvão (DEM); membros da Frente Parlamentar também pretendem discutir este tema com prefeitos
Ariane Noronha
Da Redação
Daniel Carvalho


Risco: Excesso de lixo depositado no Anaconda em Santa Isabel pode gerar prejuízos
A destinação dos resíduos sólidos da região, bem como a questão do excesso de lixo depositado no aterro sanitário Anaconda Ambiental Empreendimentos, em Santa Isabel, são assuntos incluídos na Agenda da Região Metropolitana no Alto Tietê, para serem discutidos no próximo ano. O plano, que está atrelado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento, quer reunir representantes de cidades da região que possuem interesses e problemas em comum, a fim de solucionar as pendências e destinar recursos de forma regionalizada.


As informações são da assessoria de Imprensa do deputado estadual Estevam Galvão (DEM), que informou ainda que as prefeituras de Mogi das Cruzes e Suzano já foram comunicadas sobre a medida e que os demais municípios serão contatados em breve. 
"O deputado vem discutindo com o secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas, sobre a questão do destino do lixo do Alto Tietê. O Estado vai ajudar sim, mesmo que este sendo um problema do município. Serão discutidos também os caminhos definitivos para a destinação destes resíduos sólidos", comunicou a assessoria do deputado por telefone, que não soube informar a data exata da primeira reunião entre os municípios. A informação dada apenas foi de que o encontro ocorrerá em 2012. 
O deputado André do Prado (PR), por sua vez, se propôs a conversar com os prefeitos e debater o assunto junto ao Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e a Frente Parlamentar, a fim de colher subsídios para solucionar a questão dos resíduos sólidos da região. "Vamos debater com o Condemat, para que se possa ter um encaminhamento concreto, pois é um assunto preocupante e delicado. Temos que tratar as possíveis alternativas para o despejo do lixo, pois o Anaconda não deve comportar as toneladas de lixo recolhidas na região por muito tempo", declarou. 
A deputada Heroilma Tavares informou, por meio da assessoria de imprensa, que também vai levar a questão aos integrantes da Frente Parlamentar, mas que não soube dizer quando esse encontro acontecerá de fato. 


Fonte:Gustavo ferreira ferreira