sábado, 25 de junho de 2011

Apontadas falhas em 100 obras

DANILO SANS


ESPECIAL PARA O DIÁRIO




Cerca de 100 obras foram notificadas por irregularidades somente neste ano. Os dados são do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Mogi das Cruzes, Suzano e Região (SintaMog). De acordo com o presidente do grupo, Josemar Bernardes André, pelo menos 90% das empresas da construção civil apresentam algum tipo de irregularidade.


O Sindicato, responsável por fiscalizar obras em Mogi das Cruzes, Guararema, Santa Isabel, Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba, realiza a notificação e aguarda providências dos responsáveis. "Geralmente, eles corrigem o problema na hora", disse o presidente do SintaMog. As principais reclamações são por causa de problemas nas condições de trabalho e falta do registro dos profissionais. "Em muitos lugares, o pessoal não fornece equipamentos de segurança, não registra e deixa o trabalhador em situações de vulnerabilidade", explicou.


"Geralmente, as empresas notificadas resolvem o problema. Neste ano, só tivemos dois casos em que foi preciso acionar a Polícia ou o Ministério do Trabalho", afirmou Josemar, explicando que na maioria das vezes, só a presença do Sindicato já é suficiente para a regularização da obra. Do total de notificações, apenas dois casos foram levados à Policia e ao Ministério Público.


A presença de um técnico de segurança nas obras nem sempre significa boas condições de trabalho. "Não importa se a empresa é grande ou pequena, elas não respeitam as regras. A todo momento, você tem o risco, já que é uma atividade que exige mobilidade dos operários. Ele afirmou, ainda, que a situação só é favorável em algumas obras feitas dentro de indústrias, "pois elas costumam ter uma boa política de segurança no trabalho e obrigam as empreiteiras a seguirem".


Com o mercado aquecido, o surgimento de novas empreitadas também aumenta o número de trabalhadores informais. De acordo com Josemar, o Sindicato representa hoje cerca de 8 mil trabalhadores formais da construção civil. "A informalidade não nos deixa precisar o número exato, mas com certeza é muito mais do que isso", afirmou Josemar, que estima ter na Região pelo menos 14 mil trabalhadores no setor. "Brigamos para que os operários tenham carteira assinada e trabalhem com os direitos garantidos", completou.


O SintaMog fica na Rua Campos Sales, 165, Centro, Suzano. As denúncias devem ser feitas na própria sede ou pelo telefone 4748-1655.


Fonte:O Diário de Mogi