domingo, 3 de abril de 2011

Faca nas costas

Márcio Siqueira
Daniel Carvalho
Faca nas costas
A coluna errou ao atestar, tempos atrás, que o secretário de Estado de Meio Ambiente, Bruno Covas, não seria como seu antecessor, Francisco Graziano, o Xico, eternizado pela má-vontade que teve com a cidade nos assuntos do Lixão. Bruno Covas, na verdade, à luz do que ocorreu nos últimos dias, superou Graziano no quesito jogar contra Mogi.
Passa-moleque
Tanto isso é verdade que a declaração do prefeito Marco Bertaiolli (DEM) de que teria levado um passa-moleque, dada na sexta-feira, estampa o tamanho da decepção com o herdeiro político do célebre e honesto ex-governador Mario Covas.

Peito de remador
Argumentando o respeito à legalidade, Bruno Covas segura a audiência pública como inevitável. Fato é que de 2006 a 2010, com a pressão política exercida pela sociedade civil mogiana e por autoridades, Graziano não teve peito para se declarar ao lado da Queiroz Galvão, embora comesse pelas beiradas; Covas, ao contrário, parece ter peito e vontade para resolver o caso de seu jeito.
Daniel Carvalho
Imagem histórica
Mas o que parece positivo é uma imagem histórica: a união de extremos políticos: o prefeito Bertaiolli e o deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS), de mãos dadas contra o Lixão, em grande solenidade cidadã na sexta-feira. Tinham também a companhia do deputado federal Junji Abe. 
Ameaça maior
Gondim não ia à Prefeitura há dez anos, desde 2001, o primeiro ano do governo Junji Abe. Convidado por Bertaiolli, deixou suas duas candidaturas à Prefeitura de lado (2004, quando enfrentou e perdeu para Junji; e 2008, quando teve o mesmo destino com Bertaiolli) para reunir-se com os dois ex-adversários a portas fechadas e enfrentar a ameaça do Lixão.
Nada é por acaso
Uma presença interessante na Prefeitura no dia da reunião sobre o Lixão: a do Palhaço Bubu. Nada é por acaso, realmente. Depois de o Estado deixar o assunto evoluir por osmose administrativa, só mesmo a figura do palhaço para caracterizar como a sociedade civil está se sentindo.
Amilson Ribeiro
Ritmo de samba
A entrevista concedida pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) à jornalista Marilei Schiavi, na quinta-feira, mostrou, sem querer, que sua excelência e Bruno Covas estão ensaiados no mesmo discurso, o da legalidade acima de tudo, da mesma estirpe daquele que fez com que o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, empurrasse o vigor da Lei Ficha Limpa para 2012. Vale a legalidade; a justiça que se lixe.
Japão em Mogi
Minor Harada, falecido na sexta-feira, foi o primeiro representante do que era a "nova geração" de descendentes de japoneses na política de Mogi. Por suas mãos, surgiu na política Junji Abe, anos depois. Mais para a frente, ligado a Harada, Sethiro Namie chegou a ficar 28 anos na Câmara. Teve a companhia durante um período dos ainda vereadores Olimpio Tomiyama e Pedro Komura.

Outro lado
Junji, lançado então por Harada, teve voo próprio e, por isso, ficou sem a companhia política do padrinho, alinhado a vida toda ao grupo de Waldemar Costa Filho e, depois, a Valdemar Costa Neto. A cisão maior se deu em 1982, quando Harada, seguindo determinações de Waldemar, tentou emplacar a candidatura do médico e empresário Nobolo Mori à Prefeitura, remando na maré contrária às pretensões de Junji.

Guerra na colônia
Naquele braço de ferro, Junji venceu a guerra na colônia e foi um dos candidatos do PDS, o partido de WCF, ao lado de Chico Nogueira e Nicolau Lopes de Almeida, no pleito vencido pelo então promotor de Justiça Antonio Carlos Machado Teixeira, candidato do grupo antagônico, da família Lopes.
PT saudações
É tida como certa a candidatura do presidente da OAB/Mogi, Marco Soares, à Prefeitura pelo PT. Fonte digna de crédito afirma que, apesar do jogo de cena, Soares irá se filiar no prazo legal e deverá ter seu nome lançado como fato novo. Indícios disso teriam sido dados com a negativa do partido à entrada de Thamara e do ex-vereador Austelino Mattos. Uma reserva de mercado.
Imagem do dia
Daniel Carvalho
Aguenta coração
Prefeito Marco Bertaiolli aproveitou a inauguração de unidade médica ontem para conferir se a pressão está em ordem.


e-mails do leitor
Botujuru
Já há alguns meses, moradores e usuários da avenida Francisco Rodrigues Filho, altura da rua Mário dos Santos, vêm reclamando de uma valeta que está desbarrancando e tomando parte do acostamento da estrada. Como se isto não bastasse, a Prefeitura foi até o local, encostou uns tubos na beira da estrada e assim está até hoje. O buraco continua crescendo e, provavelmente, vai engolir a estrada antes que as autoridades tomem conhecimento. Gostaria que tão conceituado jornal nos auxiliasse no trabalho de pressionar a Prefeitura quanto ao perigo da estrada ser engolida pelo desmoronamento contínuo desta valeta. Essa valeta fica entre os restaurantes Caipirado e Casa dos Assados. O peso dos caminhões passando pela rodovia só aumenta o perigo.
Célia Regina Lucas
c.moranguinho@hotmail.com

Jardim Araci
Há algumas semanas verifiquei neste jornal várias notas elogiando o do Departamento de Limpeza Pública. Gostaria então de valer-me deste imparcial meio de comunicação para relatar que, no bairro do Jardim Araci, a situação da limpeza das ruas e das margens dos córregos que cortam o bairro é vergonhosa. A população aguarda por providências da Prefeitura.

Antonio José Ferreira
ajferreira@yahoo.com.br

Ivone Marques
Muito oportuna a "Tribuna Livre" desta 5ª feira (31/03). A professora Ivone Marques Dias poderia ter incluído entre os animais potencialmente transmissores de doenças os pombos, que infestam nossas praças e telhados.
Sebastião Moro
anamarimoro@ig.com.br
Thamara fala
Thamara Strelec ligou para a coluna para dizer que embora não tenha pedido seu ingresso no PT, ficou sabendo de petistas amigos, que teve, sim, o nome submetido à análise no Diretório Municipal da legenda.

Disse que não pediria para entrar por cima, ou seja, já condicionando o ingresso a uma candidatura
à Prefeitura.

Fonte:Mogi News