quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização

Operação Festa sem Susto verifica as condições de higiene, manipulação e armazenamento dos alimentos em vários estabelecimentos comerciais


Jamile Santana
Da reportagem local
Alimentos congelados não devem ter
sido descongelados nem ter
 excesso de gelo na embalagem

Restaurantes e locais reservados para confraternizações, além de doçarias e supermercados, são os principais alvos da operação Festa sem Susto, promovida pela Vigilância Sanitária de Mogi, que verifica as condições de higiene, manipulação e armazenamento dos alimentos comercializados. No ano passado, 40 estabelecimentos foram vistoriados. O objetivo é evitar a venda de produtos estragados, principalmente peixes, bacalhau, pernil e peru, campeões de venda nesta época do ano.

Os vendedores ambulantes deixaram de ser o foco da operação, já que, nos últimos meses, além de capacitação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), eles receberam instruções de manipulação de alimentos e atendimento ao cliente.
Segundo a nutricionista da Vigilância, Débora dos Santos, isso facilitou a vida do consumidor que se alimenta fora de casa e aumentou o nível de qualidade dos alimentos. "No caso de alimentos vendidos por ambulantes, o consumidor deve se atentar se ele aderiu à padronização. Neste caso, ele está licenciado pela Prefeitura a vender os produtos e recebeu uma capacitação com formas corretas de higiene e de atendimento ao cliente. Os que não estiverem padronizados são vendedores irregulares, portanto, o cliente corre o risco de comprar um alimento fora das condições adequadas".
Débora alerta para a atenção que se deve ter com os alimentos congelados. "Eles não devem ter sido descongelados nem ter excesso de gelo".

Denúncias

A Vigilância recebe denúncias por escrito, por ofício ou e-mail. O endereço é protocolo.visa@pmmc.com.br.



Mogi News - 02/12/2010