segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Amilson Ribeiro/ Daniel Carvalho


Novos petistas
O que o ex-vereador Austelino Mattos e os advogados Paulo Passos e Dirceu do Valle têm em comum? Resposta: os três demonstraram, tempos atrás, a vontade de se filiarem ao PT de Mogi das Cruzes. Chegaram a receber até o apoio informal do petista esclarecido Nabil Francisco de Moraes para o ingresso no partido, mas acabaram na "malha fina" ideo-lógica do presidente da legenda, Clodoaldo Aparecido de Moraes.


Estrela do mar
Quem revelou à coluna a nobre intenção de entrar para o mundo petista foi Austelino, na quinta-feira. Disposto a retornar à política - ele esteve na Câmara de 2004 a 2007 -, mas somente para ser candidato a prefeito, Austelino queria colocar a estrela petista no peito. Seria uma opção mais à direita e levaria consigo dois advogados de renome, também alinhados para muito longe do esquerdismo.




Negociações
Austelino revelou que chegou a conversar com Clodoaldo por telefone, meses atrás. Eles teriam ficado de conversar para acertar os ponteiros, mas o presidente do PT nunca mais deu sinal de vida, provavelmente patrulhado pela esquerda do partido. Outra que também teria feito contato com o PT, segundo o ex-vereador, foi Thamara Strelec, disposta a ser uma espécie de Marta Suplicy mais simpática para virar estrela do partido em pleitos posteriores. Thamara também teria caído na "malha fina" do grupo mais à esquerda de Clodoaldo.




"Malha fina"
O petismo, então, pelo menos por enquanto, autorizou o retorno da ex-vereadora Sonia Sampaio, que saiu corrida da legenda em 1997, quando, depois de não ter sido reeleita, aceitou convite do então prefeito de direita Waldemar Costa Filho para comandar parte da Assistência Social. Depois, Sonia conseguiu retornar à Câmara pelo PV, até perder novamente, em 2004.




Herdeiro
De volta a Austelino: ele, que agitou à Câmara por quatro anos, e acabou desistindo do Legislativo de tão decepcionado que ficou, quer lançar seu irmão, Flávio Mattos, para disputar uma cadeira na Casa de Leis.