terça-feira, 13 de agosto de 2013

Conservação Brás Cubas recebe mutirão de melhorias até domingo

Conservação
Brás Cubas recebe mutirão de melhorias até domingo
Equipes de vários setores da Prefeitura fazem serviços de manutenção e fiscalizam normas
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Mayara de Paula

Entre os trabalhos que estão sendo feitos no distrito de Brás Cubas está a renovação de pintura
Além dos serviços de manutenção, reparos e melhorias na sinalização de trânsito, as equipes da Prefeitura de Mogi das Cruzes vão fiscalizar o cumprimento de algumas leis no distrito de Brás Cubas. O comércio passará pela fiscalização da lei Mogi Mais Viva, além de verificação de alvarás e vistorias da Vigilância Sanitária. Os proprietários de calçadas e terrenos irregulares também serão notificados e autuados durante o mutirão que vai até domingo.

Os serviços começaram ontem no quadrilátero que corresponde às avenidas Anchieta, Canudos, Paulista e Henrique Perez, além da rua Santa Bárbara. Estão sendo feitos serviços da operação "Tapa-buracos", limpeza de áreas públicas e podas de árvores. 
"Recebemos várias reclamações por meio da Ouvidoria da Prefeitura, principalmente relativas ao número de buracos nas vias desta região da cidade. Portanto, entre os trabalhos da Secretaria de Serviços Urbanos, a operação ´Tapa-buracos´ é o carro-chefe do mutirão", explicou o secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno. A região também recebe melhorias na sinalização de trânsito. 
"Eu sempre passo pela avenida dos Canudos, que é nova, mas em alguns trechos já há buracos. Nas ruas do bairro, como a avenida Alexandrina, é quase um ´rally´. Acho importante a administração fazer esse tipo de ação", comentou o auxiliar técnico ambiental Luiz Felipe Casarini, de 43 anos. 
A manutenção das calçadas também está sendo fiscalizada durante o mutirão. "O centro comercial de Brás Cubas está sendo visitado pelas equipes nesta semana e passará por fiscalização e orientação da lei Mogi Mais Viva. Além de fiscais, a Vigilância Sanitária também está fornecendo informações sobre normas de higienização no comércio, principalmente do ramo alimentício", destacou.

Ao todo, sete secretarias municipais participam da ação. São 92 funcionários e 25 veículos da administração envolvidas. O Semae também participa do mutirão fazendo serviços de manutenção das redes de água e esgoto. Na próxima semana, a Secretaria de Segurança deve divulgar um balanço da ação no bairro. 
"Nós fazemos um levantamento de quantos litros de tinta usamos na pintura da sinalização, quantas toneladas de entulho recolhemos, entre outros dados", afirmou.

Este é o quarto mutirão realizado este ano pela Prefeitura. As ações de manutenção já beneficiaram os bairros de Jundiapeba e de César de Souza, além da área central da cidade. Por enquanto, não há previsão de qual será a próxima região do município a ser atendida.

Fonte:Mogi News

Hospital de Brás Cubas Mogi assina convênio hoje para receber verba

Hospital de Brás Cubas
Mogi assina convênio hoje para receber verba
Erick Paiatto

Dinheiro será usado para equipar o Hospital de Brás Cubas
A Prefeitura de Mogi das Cruzes assina hoje na sede da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo o convênio que garante recurso de R$ 6,5 milhões para equipar e mobiliar o Hospital Municipal Prefeito Waldemar Costa Filho, em Brás Cubas. O chamamento público para a contratação da organização social que deve gerir e equipar a unidade deve sair 30 dias após a liberação da verba, prevista para setembro. A compra da mobília do prédio é a prioridade na utilização do recurso.

A expectativa é de que a unidade inicie suas operações entre o fim deste ano e o começo de 2014. "Priorizamos, com a Diretoria Regional de Saúde, a compra do mobiliário, porque é a parte que mais demora para ficar pronta, tudo tem de fabricar de acordo com o tamanho correto do prédio. Faremos o mobiliário, a cozinha e o sistema de tecnologia de informação, com a compra de computadores e servidores que vão ligar o sistema do hospital ao Sistema Integrado de Saúde (SIS), direto na secretaria municipal", explicou o secretário-adjunto de Saúde, Marcello Cusatis. Numa primeira etapa, será inaugurado o ambulatório, com todo o atendimento clínico, incluindo consultas médicas e exames. 
A secretaria trabalha, paralelamente, na elaboração do plano de trabalho do hospital, que estabelece metas de atendimento e qualidade a ser cumprida pela organização social que ficará responsável pelo equipamento e gerenciamento do hospital. "Assim que o recurso for liberado para o município, podemos iniciar a contratação da organização. Vamos contratar quem fizer mais e melhor com o mesmo recurso disponível". (J.S.)

Fonte:Mogi News

Fim do condomínio Moradores de rua são retirados do Mogilar

Fim do condomínio
Moradores de rua são retirados do Mogilar
Secretarias de Assistência Social e Segurança realizaram uma força-tarefa na avenida Francisco Rodrigues Filho
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
Guardas municipais e uma equipe da Assistência Social tentaram convencer os moradores de rua
As secretarias municipais de Assistência Social e Segurança realizaram um trabalho conjunto para a retirada de moradores de rua da avenida Francisco Rodrigues Filho, em frente ao prédio da Farmácia de Medicamentos Excepcionais, no Mogilar. 
O secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno, afirmou que vai reforçar a segurança na área, além disso, guardas municipais passarão a monitorar o local. 
O trabalho de retirada começou na semana passada, quando cerca de 30 pessoas ocupavam o espaço. 
Durante a manhã de ontem, guardas municipais e uma equipe da Assistência Social tentaram convencer as pessoas a deixarem pacificamente a área. Por volta das 10 horas, um pequeno grupo de quatro pessoas aceitou ser levado para um abrigo.

Quinze moradores de rua estavam vivendo debaixo da marquise do prédio há pelo menos três meses. Depois que as equipes da Guarda Municipal chegaram, funcionários da empresa de limpeza urbana de Mogi lavaram a calçada. 
Parte deles resistia a ideia de deixar a região. Apenas com a chegada do veículo da Assistência Social é que um grupo aceitou sair.

Nepomuceno disse que intensificará a fiscalização na área para que novas ocupações sejam impedidas. "Não vamos usar a força para retirá-los, pois eles enfrentam vários problemas sociais. Conversamos no domingo com eles para falar que estão incomodando e oferecemos transporte de volta, para aqueles que não são de Mogi, e abrigo para os outros. O principal problema são as drogas que tornam muitos relutantes em deixar a rua", afirmou. 
O morador de rua Geraldo Magela vive há oito anos nestas condições. Ele contou que há cerca de três meses passou a viver na avenida Francisco Ferreira Filho. 
"Antes a gente ficava no coreto (do Largo Bom Jesus), mas fomos retirados de lá e seguimos para a praça do Shangai, onde também tivemos que sair e agora estamos aqui. Quero um lugar para ficar, mas não arrumam solução para o problema", disse.

Um segurança que trabalha na avenida do Mogilar, mas que não quis se identificar, afirmou que os moradores de rua incomodam as pessoas que passam ou trabalham no bairro. "O principal inconveniente é que eles ficam pedindo esmola para cuidar dos carros. Acho importante o trabalho que a Prefeitura está fazendo, mas é preciso encaminhá-los para um lugar fixo, se não eles continuarão a migrar para outros pontos da cidade e trarão ainda mais problemas", avaliou o segurança.

De acordo a Secretaria de Assistência Social, os moradores de rua que aceitaram sair foram encaminhados para entidades parceiras.

Fonte:Mogi News