quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Pronto-Socorro Central atende 3,2 mil pessoas no feriado de Carnaval


Pronto-Socorro Central atende 3,2 mil pessoas no feriado de Carnaval
Diário de Suzano ed.: 9437 - 14 de fevereiro de 2013

O Pronto-Socorro (PS) de Suzano atendeu, em média, 3,2 mil pessoas neste Carnaval. Somente o Serviço de Atendimento Médico (Samu) prestou atendimento a 267 ocorrências. O último domingo foi considerado o dia de maior movimento. O número de atendimentos pode ter aumentado por conta do não funcionamento do PS de Itaquá.
Segundo a Secretaria de Comunicação Institucional (Secoi), durante todo o feriado de Carnaval foram atendidas uma média de 3,2 mil pessoas no Pronto Socorro Central. “E 500 no Pronto Atendimento de Palmeiras”, completou em nota. Já o serviço de Resgate, feito pelo Samu, atendeu 267 ocorrências. 
Conforme dados da Secoi, a demanda só foi maior no último domingo. “O Pronto-Socorro de Itaquaquecetuba não estava funcionando. Mas a coordenação do Samu de Itaquá trabalhou em conjunto com a Prefeitura de Suzano, oferecendo uma estrutura para resgatar os pacientes e encaminhá-los para hospitais da região”, acrescentou.

ÁLCOOL No Carnaval passado, em que a cidade acompanhou o desfile das escolas de samba na Avenida Mogi das Cruzes, os números foram proporcionalmente diferentes, inclusive com atendimento em função de abuso de álcool e drogas em geral.
Nesta ocasião, o PS do município atendeu, somente na segunda-feira, 603 munícipes. Destes, 77 eram referentes à clínica cirúrgica, 216 da clínica pediátrica e 310 de clínica médica - cinco desses atendimentos foram feitos por conta destes problemas.
Já no dia seguinte, a clínica cirúrgica atendeu 48 casos, a pediátrica 173 e a clínica médica registrou 228 atendimentos, sendo que três desses também foram referentes ao uso excessivo de álcool e drogas.
A maior parte dos casos atendidos na segunda e terça-feira apresentavam sintomas como vômito, diarréia, dor de cabeça, irritação ocular e tosse e foram diagnosticados como virose, devido ao tempo seco.
O Pronto Atendimento (PA) Municipal do distrito de Palmeiras foram registrados 409 atendimentos de forma geral.

Fonte:O Diário de Suzano

A jornalista Marilei Schiavi entrevistado o Xavier Filho .

Líderes querem votar Orçamento 2013


Líderes querem votar Orçamento 2013


Líderes governistas querem votar Orçamento 2013 semana que vem / Foto Divulgação


Na volta do carnaval, que no Congresso só será na semana que vem, deputados e senadores têm o desafio de votar o Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2013 (Ploa 2013). A oposição já descartou a possibilidade de acordo para aprovar o Orçamento da União em votação simbólica. “O governo que mobilize a sua base na Câmara e no Senado para aprovar [o projeto]”, disse o vice-líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR).

Dias disse ainda que os partidos aliados têm número suficiente para aprovar o que quiserem no Congresso. “O problema é que não existe consenso entre os governistas e eles querem jogar a culpa na oposição, que não tem número para barrar qualquer votação.”

Entre os governistas, o líder do PT, Wellington Dias, confirmou à Agência Brasil que há uma divisão na base, mas que, apesar disso, ele acredita ser possível votar a peça orçamentária na semana que vem.

Para o relator-geral da proposta orçamentária, senador Romero Jucá (PMDB-RR) disse que não há nada que impeça a votação na semana que vem. Segundo ele, os impasses sobre questões como reajuste dos servidores públicos ativos e inativos e a dúvida jurídica sobre a votação do Orçamento antes da análise dos mais de 3 mil vetos pelo Congresso já foram resolvidos.

Na quinta-feira (7) o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), esclareceu em um despacho que a liminar concedida por ele para suspender a votação do veto da presidente Dilma Rousseff ao Artigo 3º da Lei dos Royalties (Lei 12.734/12) não impede que o Congresso Nacional analise outros projetos.

“Na base governista, a discussão se limita à liberação das emendas parlamentares e temas específicos de fortalecimento do Congresso”, disse Jucá. Ele destacou, no entanto, que em nenhum momento deputados ou senadores vincularam esses debates à votação do Orçamento para 2013.

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse que nos próximos dias haverá uma mobilização de lideranças da base para votar o Orçamento já na semana que vem. “Se depender do PMDB, os deputados e senadores do partido votarão o mais rápido possível. O país precisa crescer, investir e sem orçamento não tem como isso acontecer”, explicou.

Raupp ressaltou que será uma “irresponsabilidade” dos líderes e do Congresso não votar agora a proposta orçamentária. Se não houver um acordo, o senador disse que não terá outro caminho que não seja o de levar a disputa direto para votação em plenário. (Agência Brasil)

Fonte:O Diário de Mogi

Vila Isabel é a campeã do carnaval carioca


Vila Isabel é a campeã do carnaval carioca
QUA, 13 DE FEVEREIRO DE 2013 20:00
A-A+

Unidos de Vila Isabel é a grande campeã do Carnaval carioca / Foto Divulgação

A Unidos de Vila Isabel é a grande campeã do Grupo Especial do Carnaval 2013 do Rio de Janeiro. A escola encantou o público e os jurados com o enredo "A Vila Canta o Brasil Celeiro do Mundo - Água no feijão que chegou mais um..." em homenagem aos lavradores. A escola foi a última a desfilar na madrugada de ontem.

A escola venceu o tricampeonato com 299,7 pontos, dos 300 pontos possíveis. A agremiação já tinha ganhado o Carnaval do Grupo Especial em 1988, com enredo "Kizomba, a Festa da Raça", e em 2006 com o tema latinidade. A Vila Isabel também saiu da elite do Rio no ano 2000 e conseguiu retornar em 2004, com desfile em homenagem a cidade de Paraty.

Encerrando os desfiles do Rio justamente no dia do aniversário de 75 anos de seu maior símbolo, Martinho da Vila, a Unidos de Vila Isabel presenteou o sambista e a Sapucaí com um desfile impecável e já tinha despontado como favorita ao título deste ano.

A Beija-Flor ficou em segundo lugar com 299,4. Um dos últimos carros teve dificuldade para entrar na avenida, o que atrapalhou a pontuação da escola. O problema é um fato raro na agremiação, apontada como uma das que possui a técnica mais apurada no desfile.

No ano passado, a Unidos da Tijuca foi a campeã do Carnaval. A agremiação desfilou com enredo em homenagem a Luiz Gonzaga. A escola teve 299,9 dos 300 pontos possíveis e perdeu 0,1 no quesito alegorias e adereços. A escola ficou em 3º lugar nesse ano com 299,2 após um desfile conturbado, com a quebra do adereço de um dos carros alegóricos, que precisou ser escorado durante o desfile. Outra alegoria ainda precisou ser cortada com uma serra-elétrica na passarela. Os problemas provocaram também espaços vazio entre as alas, o que custou pontos da escola.

Desfile

Antes mesmo de entrar na avenida, a escola já demonstrava confiança. "Tá molinho", disse Martinho sobre a disputa deste ano, depois de assistir aos concorrentes, que alternaram enredos pouco inspirados e outros cheios de problemas.

A certeza de que a escola estava pronta para a disputa contagiou os integrantes, que desfilaram cantando empolgadamente um dos melhores sambas-enredo do ano, que tem Martinho e Arlindo Cruz entre seus compositores.

A isso, somou-se o competente trabalho da equipe que tem à frente a carnavalesca Rosa Magalhães, a maior vencedora do Carnaval, e o coreógrafo Carlinhos de Jesus. Figuras populares como Martinho, sua filha Mart'nália e Sabrina Sato, madrinha da bateria, ajudaram a levantar o público que aguardou a escola.

Ainda no setor 1, antes do início oficial do desfile, a Vila já ouvia gritos de "é campeã" vindos da arquibancada. Com um enredo que falava da agricultura, patrocinado por uma multinacional do setor, a escola trouxe carros bem produzidos, com gafanhotos gigantes, plantações e a bateria tocando em meio a um canavial.

Martn'ália, que saiu à frente dos ritmistas, resumiu o espírito da escola: "Está todo mundo animado para caramba, hoje é aniversário do Martinho, estamos comemorando tudo", disse a cantora.

A escola contou com sete carros e dois tripés para apresentar o enredo sobre lavradores. Foram 3.700 componentes distribuídos em 31 alas.

A comissão de frente da escola tinha diversos componentes em um tripé em forma de caixote, que fazia diversos movimentos por meio de um controle remoto. A escola quis simbolizar o transporte da riqueza do campo para a cidade e convidar o público para conhecer o enredo.

O carro abre-alas da Vila Isabel representou o início de toda a produção. A alegoria era composta por elementos que lembram a terra e o sol.

O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira desfilou pela avenida fantasiado de espantalho e milharal, respectivamente. A roupa foi sugerida por eles. Uma das alegorias tinha um tatu-bola gigante para mostrar a luta de homens e animais para lutar contra a fome.

A quarta alegoria da escola levou 70 girassóis gigantes para a avenida, cada um deles girado por um integrante da escola. O último carro a passar pela Sapucaí fez menção às plantações de feijão no Brasil, cuja produção é a maior do mundo. O carro também exibia uma grande coroa, símbolo da escola, feita de frutas, legumes e verduras.

Veja a letra do samba-enredo campeão:

O galo cantou

Com os passarinhos no esplendor da manhã

Agradeço a Deus por ver o dia raiar

O sino da igrejinha vem anunciar

Preparo o café, pego a viola, parceira de fé

Caminho da roça, e semear o grão...

Saciar a fome com a plantação

É a lida...

Arar e cultivar o solo

Ver brotar o velho sonho

Alimentar o mundo, bem viver

A emoção vai florescer

Ô muié, o cumpadi chegou

Puxa o banco e vem prosear

Bota água no feijão já tem lenha no fogão

Faz um bolo de fubá

Pinga o suor na enxada

A terra é abençoada

Preciso investir, conhecer

Progredir, partilhar, proteger...

Cai a tarde, acendo a luz do lampião

A lua se ajeita, enfeita a procissão

De noite, vai ter cantoria

Está chegando o povo do samba

É a Vila, chão da poesia, celeiro de bamba

Vila, chão da poesia, celeiro de bamba

Festa no arraiá,

É pra lá de bom

Ao som do fole, eu e você

A Vila vem plantar

Felicidade no amanhecer

Festa no arraiá,

É pra lá de bom

Ao som do fole, eu e você

A Vila vem colher

Felicidade no amanhecer

Fonte:O Diário de Mogi