segunda-feira, 29 de julho de 2013

Desenvolvimento Humano Mogi é a 2ª da região em qualidade de vida

Desenvolvimento Humano
Mogi é a 2ª da região em qualidade de vida
Dados do Pnud revelam que o município, que ficou atrás apenas de Arujá no ranking, foi o que mais cresceu no Alto Tietê em relação aos pontos de IDH
Fábio Miranda
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Cidade é indicada como a segunda da região com maior qualidade de vida para a população
Um levantamento divulgado na tarde de ontem pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) apontou que Mogi das Cruzes é a segunda cidade da região com maior qualidade de vida. O município também foi o que teve maior crescimento no índice entre os dez municípios do Alto Tietê, com 15,6%. 
O registro feito nessa cidade em 1991 apontava um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,677, agora, o documento revela que a cidade figura com um índice de 0,783, o segundo maior da região, sendo que há quase 20 anos a cidade estava estagnada na última colocação.

Arujá tem o maior IDH municipal do Alto Tietê. A cidade ocupa a primeira colocação, com índice 0,784, um acréscimo de 5,23% em relação a 20 anos atrás. Na média, os municípios tiveram uma elevação de 3,89%. Quanto maior se aproxima do número 1, maior é a qualidade de vida das pessoas. 
A pesquisa engloba educação, renda e perspectiva de vida dos habitantes. Em 1991, data em que o sistema foi criado, a cidade arujaense já ocupava o segundo lugar da lista do Pnud na região, com um IDH de 0,745.

Atrás de Mogi e Arujá, aparece Poá, com um índice de 0,771, uma elevação baixa, de 0,78, mas o suficiente para manter a cidade no terceiro lugar. Mas, ao analisar os números de quase 20 anos, é possível notar que a cidade perdeu posições, já que detinha o primeiro lugar quando o levantamento inicial foi publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU). 
Suzano tem atualmente a mesma pontuação que Poá recebeu no passado (0,765) e mostrou um crescimento na ordem de 4,22% desde o começo dos anos 1990, quando obteve 0,734.

Biritiba Mirim detém o pior IDH do Alto Tietê, de acordo com o levantamento. O documento explica que a cidade, embora tenha crescido 1,71%, mais até do que Poá, recebeu um índice de 0,712. No início dessa pesquisa, Biritiba possuía um IDH de 0,700, na época maior do que Salesópolis e Mogi das Cruzes.

Itaquaquecetuba está na penúltima posição entre as cidades regionais, a-presentando um IDH de 0,714, mesmo com o crescimento de 1,42%. Há quase duas décadas, Itaquá recebia 0,704 na mesma pesquisa, o que a deixava na quinta colocação. 
Em todo o Estado de São Paulo, é São Caetano, no ABC, que ocupa o primeiro lugar. A pequena cidade também detém o maior IDH do Brasil, com 0,862.

Fonte:Mogi News