domingo, 28 de abril de 2013

Na rua, violência mata e preocupa mogianos


Na rua, violência mata e preocupa mogianos
DOM, 28 DE ABRIL DE 2013 00:00
A-A+

Enquanto trabalhava, cobrador morreu numa colisão entre dois ônibus, em frente à Santa Casa / Foto: Arquivo


A velocidade da vida moderna, a urbanização desregrada, o consumo de bebidas alcoólicas e de drogas, a banalização da vida e a impunidade são os ingredientes para que o trânsito dentro e fora das cidades se torne cada vez mais dramático. A reportagem de O Diário ouviu mogianos que defendem um reforço na educação, para que o futuro não seja mais caótico que a situação atual. A violência nas ruas preocupa pedestres e motoristas.

Em Mogi das Cruzes, um dos casos recentes foi a morte de Edson dos Santos, na madrugada do último domingo, que foi atropelado por um motorista de ônibus da empresa Princesa do Norte, às 4 horas, depois de uma discussão no trânsito no Distrito de César de Souza.  Também em Mogi, na primeira semana de março, outro acidente, que teria sido causado por imprudência do condutor, levou à morte um cobrador de ônibus. Dois coletivos se chocaram em um dos cruzamentos mais movimentados da Cidade, entre as ruas Dom Antônio Cândido Alvarenga  e Coronel Souza Franco. A tragédia não foi maior porque o horário do acidente (por volta das 5 horas) era de pouca circulação de pessoas nas ruas.

Já no dia 2 deste mês, uma discussão entre um passageiro e o motorista de um coletivo da cidade do Rio de Janeiro (RJ) provocou a queda do veículo de um viaduto. Oito pessoas morreram em decorrência do acidente e outras nove ficaram feridas.

“Punição severa para os casos de intolerância no trânsito é o único caminho para que a sociedade não entre numa era de barbárie”. Essa é a visão da socióloga e bacharel em psicologia Marina Alvarenga. (Daniela Cunha)

Fonte O Diário de Mogi

Novo brasão de Mogi ficará pronto em maio



Novo brasão de Mogi ficará pronto em maio
DOM, 28 DE ABRIL DE 2013 00:00
A-A+


O atual brasão de Mogi das Cruzes, criado em 1931, passará por adequação para atender a uma solicitação da Casa Civil do Estado de São Paulo. A mudança seguirá as normas internacionais de heráldica, ciência que estuda os brasões e bandeiras, e será feita pelo Conselho Estadual de Honrarias e Méritos, órgão ligado à Casa Civil.

O novo brasão passará a ter mais torres ou torreões, passando de 4 a 8 ou 10; terá uma adaptação de cor em um dos cinco “escudetes”; e trará o escrito “Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes”, bem embaixo do lema “Bandeirantes Gens Mea”, grafado em latim e que significa “procedo de bandeirantes” ou “venho de bandeirantes”. “Na próxima terça-feira (dia 30), vamos ter uma reunião no Conselho de Honrarias, na Capital, para saber quais serão os próximos passos e quando esse brasão ‘redesenhado’ ficará pronto. A expectativa é que seja para maio. Essa adequação, que envolve a Prefeitura de Mogi e a Casa Civil do Estado, não terá custo algum”, explica a secretária-adjunta municipal de Cultura, Maria Lúcia de Freitas.

A iniciativa, revela Maria Lúcia, partiu da própria Casa Civil do Estado e foi acatada de imediato pelo prefeito  Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), como forma de identificar o patrimônio e resgatar o símbolo cívico usando-o em todos os prédios públicos, placas, documentos, e uniformes de alunos da Rede Municipal de Ensino, em substituição aos slogans e logomarcas, que mudam a cada nova gestão.

“A ideia não é tumultuar nem causar discussão, mas, sim, atender a uma decisão da Casa Civil, visando às normas e as convenções estabelecidas na ciência heráldica, principalmente, na heráldica cívica, assim como já fez a própria cidade de São Paulo e outros municípios como Campinas e Santos”, frisa a secretária-adjunta.  (Maria Salas)

Fonte: O Diário de Mogi

"Buraco do Padre"


Amilson Ribeiro

"Buraco do Padre"O vereador Caio Cunha (PV) apresentou uma indicação à Prefeitura de Mogi para que a passagem subterrânea Osvaldo Crespo de Abreu, mais conhecida como o "Buraco do Padre", seja grafitada para pôr fim às pichações na parede do local: "Como forma de combater a pichação, a grafitagem é a alternativa para embelezar e proteger a cidade", disse ele. Mas um internauta na rede social chamou a atenção para o fato de que é preciso primeiro acabar com os casos de furtos e roubos no local.

Fonte:Mogi News

População de rua


Daniel Carvalho

População de rua
Mogi terá em breve um Centro de Referência Especializado de Assistência Social para Atenção às Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) que funcionará no bairro do Socorro. Já está tramitando na Câmara de Mogi o convênio a ser celebrado entre o município e a União para a instalação do serviço - o município dará uma contrapartida de R$ 200 mil. 
Centro Pop
A cidade terá o novo serviço em breve por ser considerada rota alternativa de pessoas em trânsito que migram diariamente como ponto final da estação de trem Estudantes. A situação teria sido agravada até mesmo com a desocupação da Cracolândia. O Centro Pop funcionará com demanda espontânea e busca ativa através de serviço de abordagem social que funcionará diariamente.

Pesquisa
Uma pesquisa censitária, realizada em 2006 pelo poder público, fez um diagnóstico da população de rua e constatou que, na ocasião, 65 pessoas moravam nas ruas, número que oscila bastante, mas que de tempos e tempos vem se agravando com mais moradores perambulando pelas ruas da cidade e reclamações gerais de comerciantes e a população.

Fonte:Mogi News

Doctor Rey


Doctor Rey
Durante a inauguração da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na última quinta-feira à tarde, em Guararema, o deputado estadual André do Prado (PR) foi chamado para discursar no microfone.
Daniel Carvalho

No microfone
Mais do que depressa, o prefeito Márcio Alvino (PR) puxou o microfone e incrementou o currículo dizendo que era o ´Doctor Rey´ quem iria falar. E a brincadeira ainda continuou entre prefeito e deputado. O deputado ameaçou contar certas coisas do prefeito, mas ele acenou com um ´não´ e aí foi uma risadagem geral de quem acompanhava a cerimônia.

Modelo para o País
O consórcio integrado entre Mogi, Arujá, Biritiba Mirim, Salesópolis e Guararema para a operacionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi considerado modelo para o País pela forma de organização e assistência.

Fonte:Mogi News