terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Rede municipal Quase 40 mil alunos de Mogi retornam às aulas


Rede municipal
Quase 40 mil alunos de Mogi retornam às aulas
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Estudantes encararam a chuva para chegarem às escolas
Os 38 mil alunos da rede municipal de ensino que estavam em férias voltaram ontem para as 187 escolas de Mogi das Cruzes. Nem a chuva que caiu pela manhã atrapalhou a ida das crianças às unidades escolares. Os estudantes da Escola Benedito Ferreira Lopes, o Caic, na Vila Lavínia, uma das maiores do município, procuraram um abrigo para esperar o início das aulas, por causa da chuva. 
Mesmo com a volta às aulas, o trânsito da região central não apresentou congestionamentos. Durante todo o período de férias, a Secretaria de Educação realizou manutenções nas escolas. Todo o trabalho é feito por 19 profissionais da pasta. A preocupação é com relação ao período de chuvas, que ocorre no início do ano. O Caic era uma das unidades que tinham problemas com chuvas.

Em janeiro, os pais puderam fazer as matrículas e as transferências das crianças. Uma das metas da Secretaria de Educação para este ano é dar atenção especial às equipes gestoras das escolas. Outro objetivo da pasta é estreitar as relações com outras secretarias municipais

Fonte:Mogi News

Santa Casa Exames de ressonância com uso de contraste continuam suspensos


Santa Casa
Exames de ressonância com uso de contraste continuam suspensos
Após caso de mortes em Campinas, hospital mogiano decidiu interromper, preventivamente, o procedimento
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Santa Casa de Mogi passou a realizar exames de ressonância magnética há pouco mais de um mês
Não há prazo para que a Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes realize exames de ressonância magnética com a utilização de contrastes. A informação foi apresentada ontem pelo provedor do hospital, Mário Calderaro, e tem como base a determinação da Vigilância Sanitária Estadual, que havia suspendido este tipo de procedimento em algumas clínicas e hospitais, por prevenção, levando-se em conta a morte de três pessoas que passaram pela mesma avaliação no equipamento de diagnóstico por imagens do Hospital Vera Cruz, em Campinas, há cerca de uma semana. 
Uma quarta vítima, um policial militar, também teria morrido dias depois, após ser submetido a uma ressonância com contraste num hospital de Guaratinguetá, no Vale do Paraíba.

A perspectiva era de que os exames para diagnose com uso do medicamento fossem retomados ontem no hospital mogiano, mas o provedor preferiu manter a realização dos procedimentos sem uso de contraste. "É uma medida preventiva", justificou. 
"A Santa Casa não usa material do mesmo lote de medicamentos interditados pela Vigilância Sanitária do Estado em Campinas, mas, como ainda não existe uma conclusão do que gerou as mortes, vamos manter suspensos os exames com uso de contraste, como precaução", reforçou Calderaro. 
De acordo com o prove-dor, desde o dia 20 de dezembro de 2012, quando o aparelho de ressonância da Santa Casa foi inaugurado, foram realizadas 110 avaliações de pacientes, entre as quais 80 somente em janeiro. 
"Nós temos capacidade para realizar mais de mil exames por mês, mas a proposta é de realizar o serviço gradativamente. No momento, está sendo suficiente para atender o SUS (Sistema Único de Saúde) e alguns convênios", disse Calderaro. 
O grupo Assemed é contratado de forma terceirizada pelo Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (Cejam) para realizar os exames no aparelho, que custou cerca de R$ 2 milhões.

Fonte:Mogi News

Varejo Makro deve gerar 200 empregos


Varejo
Makro deve gerar 200 empregos
Rede atacadista está construindo um hipermercado na Nova Mogilar, numa área que também terá um restaurante
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Hipermercado será construído numa grande área na Vila Nova Mogilar, próximo à Fatec
A unidade do Makro, em construção no Mogilar, deve gerar ao município pelo menos 200 empregos diretos. A estimativa é do secretário municipal de Desenvolvimento, Marcos Damásio, que desde o início do ano tem conversado constantemente com diretores da multinacional holandesa. Aliás, os empresários devem vir ainda neste mês à cidade para detalhar os investimentos. 
"Há uma intenção do grupo de acompanhar as obras de perto e, numa reunião com o prefeito (Marco Bertaiolli - PSD), estabelecer todos os serviços que serão colocados à disposição", explicou Damásio.

No projeto inicial, apresentado em 2009 e que foi aprovado pela Prefeitura, havia a proposta de investimento de R$ 25 milhões para a construção da unidade atacadista, numa área de 8 mil metros quadrados, com uma capacidade de atender 2,5 mil consumidores por dia.

Na oportunidade, ficou estabelecido que as obras teriam duração de até 120 dias. Contudo, por problemas de fundação, entre outras questões técnicas, os serviços foram adiados por cerca de três anos. "Na oportunidade, estimou-se que os gastos seriam 30% superiores ao previsto e que era necessária autorização da matriz da empresa, na Holanda", explicou Damásio.

Entretanto, no fim do ano passado, o presidente do grupo Makro no Brasil, Roger Laughlin, anunciou plano de expansão da rede para este ano de 2013, quando o Makro completa 41 anos de operação no País. Segundo Laughlin, nos próximos cinco anos, o número de unidades no território brasileiro deve dobrar, passando das atuais 70 unidades para 140. 
O terreno adquirido em Mogi está localizado em uma área de 20 mil metros quadrados, na avenida Yoshitero Onishi, na Nova Mogilar, próximo à Faculdade de Tecnologia (Fatec). 
Além de um hipermercado, deve ser construído um restaurante, com capacidade para 120 cadeiras, que funcionará em período comercial, e uma área para manobra de caminhões. Além de Mogi, as cidades de Manaus (AM) e Belém (PA) também ganharão unidades do grupo Makro.



Fonte:Mogi News

Itaquá Primeira-dama quer ampliar e descentralizar os cursos


Itaquá
Primeira-dama quer ampliar e descentralizar os cursos
Daniel Carvalho

Joerly: comprometimento para ajudar a transformar a cidade
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Itaquaquecetuba, Joerly Ferraz Garcia Nakashima, quer ampliar a oferta de cursos oferecidos a jovens e adultos da cidade. Joerly, que é formada em Serviço Social e Direito, afirmou que a sua meta é descentralizar as oficinas para atender várias regiões da cidade e criar uma turma noturna para o curso de corte e costura.

"Pretendo desenvolver polos do Fundo Social em dez bairros e iniciar as atividades com, ao menos, 20 vagas para os cursos nesses bairros", explicou a esposa do prefeito Mamoru Nakashima (PTN). De acordo com as estimativas da presidente do fundo, assim que os polos forem implantados, mais de 230 vagas serão abertas aos moradores: "A iniciativa é de levar as atividades aos bairros para garantir qualificação da mão de obra e a chance de gerar empregos e renda, pois muitos não têm condições de se deslocar até o centro", argumentou. 
Nesse início de ano, as atividades do Fundo Social estão sendo desenvolvidas na sede da entidade, instalada na rua Evangelho Quadrangular, na Vila Virgínia, atrás do prédio da Câmara.


Atendimento
A primeira-dama de Itaquá observou que sua equipe, formada por 12 funcionárias, atende todos os dias cerca de 80 moradores: "Além dos cursos, nós fazemos a coleta de alimentos e de roupas que são doadas para pessoas carentes cadastradas pelo Fundo Social", disse.

Joerly comentou, ainda, que conseguiu se adaptar rapidamente ao trabalho social em razão da sua experiência como voluntária no projeto Kaikan, que é voltado ao planejamento familiar e foi criado por Mamoru. 
Ela, no entanto, estranhou a falta de dedicação de muitos funcionários: "No projeto Kaikan as pessoas trabalhavam de forma voluntária e a gente percebia os resultados positivos. Na administração pública, especialmente os funcionários concursados, provavelmente por uma questão de cultura, não estão comprometidos com os resultados. Estou percebendo essa falta de comprometimento em várias áreas e espero que esse novo governo consiga reverter esse comportamento, em benefício da cidade", ressaltou. 
A primeira dama, que é mãe de dois filhos adolescentes e tem se desdobrado para cumprir todos os compromissos, garantiu estar feliz com o início do trabalho no Fundo Social e confiante de que a nova administração vai transformar o município: "Em Itaquá, praticamente tudo precisa ser feito e o prefeito está trabalhando muito para garantir um futuro mais feliz aos moradores." (B.S.)


Fonte:Mogi News

Nova diretoria Primeiro passo é ampliar o número de médicos


Nova diretoria
Primeiro passo é ampliar o número de médicos
A médica geriatra Magali Proença tomou posse ontem e garantiu que sua meta à frente do Hospital Regional de Ferraz é melhorar o atendimento
Bras Santos 
De Ferraz
Daniel Carvalho

Nova diretora do hospital contará com o apoio da prefeitura para melhorar o atendimento no local
A médica geriatra Magali Proença, de 56 anos, assumiu ontem a direção do Hospital Osíres Florindo Coelho, mais conhecido como Regional de Ferraz de Vasconcelos. Ao término da cerimônia, a diretora, que assumiu o posto de Joaquim Manuel Secani, adiantou que pretende criar um programa de residência médica para ampliar rapidamente o número de médicos no local. 
Ela destacou, ainda, que já no segundo semestre deste ano, os pacientes perceberão uma melhoria no atendimento, que nos últimos anos foi alvo de muitas reclamações de usuários e lideranças políticas e da sociedade civil. O prefeito Acir Filló (PSDB), que no início do mandato procurou o governador Geraldo Alckmin (PSDB) com um pedido de intervenção (troca de diretor) no hospital, participou da solenidade e garantiu que a prefeitura cumprirá a sua parte para melhorar o sistema de saúde em Ferraz. 
Magali explicou que vai precisar de alguns dias para saber da real situação da unidade de saúde que atende pacientes de Ferraz, da Zona Leste e de outras cidades do Alto Tietê. Nas próximas horas, ela deverá ser desligar oficialmente do Conjunto Hospitalar do Mandaqui, na capital, onde ocupava o cargo de diretora-geral: "Primeiro vou tomar pé da situação, depois vamos trabalhar muito para recuperar a confiança dos profissionais que trabalham aqui. Acredito nessa equipe e vamos desenvolver uma parceria com a prefeitura para que o atendimento seja melhorado."

Prefeito
Em seu discurso na cerimônia de posse da nova diretora, o prefeito Acir Filló garantiu que a prefeitura cumprirá com o seu papel de oferecer um bom atendimento aos pacientes que procuram os postos da rede básica, que são gerenciados pela Secretaria de Saúde da cidade. 
Nos últimos anos, a Secretaria de Saúde do Estado atribuiu o excesso de pacientes no Hospital Regional à precariedade dos serviços oferecidos nos postos de saúde da prefeitura. O ex-prefeito Jorge Abissamra (PSB) sempre contestou as avaliações da Secretaria Estadual de que a prefeitura seria a ´responsável´ indireta pelas falhas do Osíres Florindo Coelho. 
O sucessor de Abissamra agradeceu a rápida intervenção na direção do hospital que tem orçamento anual de cerca de R$ 90 milhões. "Acredito muito no trabalho da doutora Magali. Nos próximos meses, alguns postos atenderão aos fins de semana e, de acordo com as possibilidades financeiras, ao menos um posto vai atender durante a noite", adiantou Filló. 
O secretário de Saúde de Ferraz, Juracy Ferreira, o vice-prefeito José Izidro (PMDB) e o presidente da Câmara, Luiz Fábio Alves da Silva (PSDB), também ressaltaram a importância do retorno de Magali Proença à direção do Hospital Regional de Ferraz e avaliaram que a parceria entre prefeitura e direção do Hospital Regional garantirá melhorias concretas nos serviços públicos de saúde oferecidos aos moradores da cidade.

Fonte:Mogi News