quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Boca no trombone Sob o jugo da morte Fábio Simas


Fabio SimasBoca no trombone
Sob o jugo da morte
Fábio Simas
Em mais um capítulo da luta contra o crack, o Estado de São Paulo implementa agora o programa de internação compulsória de usuários, algo controvertido, como, aliás, tudo que o envolve esse problema social.

Um dos principais argumentos dos que se mostram contrários à medida é a restrição da liberdade, sob o pretexto de que este teria o direito de escolher se quer ou não o tratamento. Sem medo de ser considerado um ideólogo de extrema direita, pergunto-me se alguém que está sob o jugo implacável de tal substância entorpecente tem o tirocínio necessário para fazer tal escolha, se teria ou não capacidade para decidir os rumos de sua vida. 
Questiono se dependentes químicos que recusam o tratamento o fazem porque amparados em argumentos jurídicos ou filosóficos ou porque norteados pela compulsão pelo crack, reféns de um corpo que pede cada vez mais droga. Concluo que a medida de internação, que tem sólidos fundamentos no ordenamento jurídico, não é algo que afronte as liberdades individuais da pessoa. Ao contrário, porquanto nas condições em que se encontra o dependente químico, a mesma pretende resgatar não apenas sua razão e consciência, mas também sua dignidade (gênese de todos os direitos e garantias do cidadão) e liberdade de agir e de pensar, dando-lhe novamente a possibilidade de uma vida livre da submissão do vício implacável e da marginalidade.

A imposição, ainda que drástica, visa à proteção e à busca da recuperação do ser humano, partindo-se de princípio básico da humanidade, que é a solidariedade que deve existir entre os membros de um família e de uma sociedade em geral, pois, como disse Cícero, homo res homini sacra, ou seja, o homem é coisa sagrada para o homem. Essa é a razão da existência da sociedade e do próprio Estado. Pensar o contrário seria fortalecer o odioso "cada um por si", levando às últimas consequências a assertiva de que o homem é o lobo do próprio homem.

Conhecedor do sofrimento e da aflição de diversas famílias que vivem esse drama, em que muitos pais chegam ao extremo de afirmar que preferiam ver o filho morto, mostro-me favorável à internação compulsória.

Mas seria ingenuidade pensar que só isso seria o suficiente para acabar com o problema. É imprescindível o combate ao tráfico, sem o qual toda e qualquer política pública restará paliativa. Ademais, um intenso programa de assistência às famílias e em especial ao paciente, com o objetivo de reinseri-lo no meio social, uma vez que, para muitos, sem o acompanhamento e o auxílio posterior seria questão de tempo para o retorno ao submundo.

Às vezes, é necessário ir além das belas teorias acadêmicas...


Fábio Simas, é advogado e colabora toda quarta-feira com esta coluna


Fonte:Mogi News

SP aumenta leitos para viciados em drogas


SP aumenta leitos para viciados em drogas
QUA, 23 DE JANEIRO DE 2013 19:49
A-A+

Parentes de usuários de crack aguardam atendimento no Cratod em busca de vaga de internação / Foto Divulgação Marcelo Camargo - ABr

Em dois dias, o número de pessoas que procuraram o Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas), no centro da capital paulista, foi maior que dobro do que a unidade costumava atender em uma semana. Anteontem e ontem foram atendidas 80 pessoas, quando a média é 30 atendimentos semanais. As informações são da Agência Brasil.

O crescimento da demanda, decorrente do início do projeto do governo estadual e da Justiça para agilizar internações de dependentes químicos, fez com que o governador Geraldo Alckmin anunciasse hoje o aumento dos leitos destinados a esse tipo de tratamento, de 691 para 757.

"Vamos aumentar os leitos de retaguarda na rede estadual e também na rede contratada. Serão 44 já agora e mais 22 na semana que vem", anunciou o governador, após visitar o Cratod na manhã de hoje. Ele negou que estejam faltando vagas para internação. "Ninguém vai ser deixado. Todos estão sendo cuidados, como houve uma corrida, uma demanda grande para cá, as pessoas estão sendo orientadas que os casos ambulatoriais são nos Caps [Centro de Apoio Psicossocial]. Não há hipótese de alguém com autorização judicial, não ser internado", garantiu.

É o que espera Elizabeth de Moraes, mãe de Thiago, 23, que compareceu hoje ao Cratod. Por meio de atendimento no Caps, ela conseguiu uma vaga em uma comunidade terapêutica para o filho, mas, por se tratar de internação involuntária, o fato precisa ser comunicado ao Ministério Público. "Tenho todos os papéis, o pedido do defensor, só preciso disso agora. Se demorar muito, tenho medo do meu filho fugir, porque ele está lá no Caps [localizado na mesma rua do Cratod], mas foi uma luta conseguir trazer ele", explicou.

De acordo com o secretário Estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri, há grande rotatividade nos leitos disponíveis para tratamento de usuários de drogas. "Hoje, o leito está ocupado, amanhã está vago, mas, normalmente, dentro dessa dinâmica uns 20% dos leitos estão rotativos para internação, mas em razão dessa procura maior nós ampliamos. Achamos que esses 66 leitos [a mais] atendem essa demanda emergencial aqui, porque internação não é solução, é realmente para casos de extrema necessidade", esclareceu.

No anexo do Tribunal de Justiça de São Paulo, onde fica a sede do Cratod, quatro decisões judiciais foram expedidas desde anteontem, mas nenhuma determinou internação compulsória, informou o juiz Iasin Ahmed. Um dos casos foi movido por um defensor público contra o próprio Estado para garantir vaga de internação para um usuário. "A pessoa está internada, precisa de uma internação de longa permanência, a médica confirmou a necessidade e não deram a vaga. O Estado tem 24 horas para dar a vaga ou um salário mínimo por dia de atraso", explicou.

Ahmed acredita que a negativa para a vaga do paciente pode ter decorrido de conflitos na própria esfera administrativa, pois o governo oferece vagas suficientes para atender a demanda. Os demais casos deferidos pelo juiz envolviam a transferência de dependente e a busca de uma mulher grávida que, segundo a família, estaria ferida na rua, mas não foi encontrada. Durante o plantão jurídico, que funciona todos os dias, das 9h às 13h, não foi solicitada nenhuma internação compulsória. Os sete casos de internação, nos dois primeiros dias após o início da medida, foram voluntários.

Felipe Santos, 19, foi um dos que conseguiu vaga para ser internado. Ele está há um mês em um albergue e, segundo ele, não usa crack há 15 dias. "Comecei com 11 anos. Decidi parar, porque eu perdi tudo. Tive que sair de casa para não prejudicar minha família. Eu roubava tudo dentro de casa. Quero voltar para a minha mãe, conseguir um emprego e ter uma família", contou. Ele chegou sozinho ao Cratod e aguardava, no início da tarde de hoje, o carro que o levaria para uma comunidade terapêutica em Campinas.

Já Emerson da Rocha, 37, foi ao centro de referência acompanhado da família. Ele foi procurado pelo pai e o irmão nas ruas do bairro Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte, onde mora há quatro meses. "Eles disseram que viram que ia começar isso daqui e foram lá falar comigo", explicou. Emerson passou por tratamento ambulatorial no Caps, mas não teve êxito. "Fui lá, mas pra mim não adiantou. Fui três vezes, saia de lá e ia fumar. Só se tiver em um lugar que não dá pra usar mesmo", acredita. (Folhapress)

Fonte:O Diário de Mogi

Santos estreia hoje na Vila


Santos estreia hoje na Vila
QUA, 23 DE JANEIRO DE 2013 17:51
A-A+

Montillo e Neymar irão jogar juntos na Vila pela primeira vez / Foto Divulgação

O Santos FC faz sua estreia na Vila Belmiro em 2013 hoje (23). Em busca do segundo triunfo no Campeonato Paulista, o Peixe recebe o Botafogo (SP), às 19h30, pela segunda rodada do Estadual.

Com um 3 a 1 sobre o São Bernardo, dois gols de Neymar e um de Miralles, o time de Muricy Ramalho é um dos líderes do Paulistão. Com três pontos, o Alvinegro Praiano divide a primeira posição da competição ao lado de Penapolense, São Paulo, Linense, São Caetano e do próprio Botafogo, que bateu o Oeste por 2 a 0 na estreia.

Para o desafio desta noite, o técnico Muricy Ramalho deve manter a mesma equipe que bateu o São Bernardo no último sábado, no Estádio Primeiro de Maio. O zagueiro Edu Dracena e o lateral esquerdo Léo ainda recuperam-se de lesões. Já o volante Marcos Assunção, apresentado nesta terça-feira, ainda não tem previsão para estrear no Peixe.

 Durval 200 jogos

No duelo contra o Botafogo, o zagueiro Durval completará 200 jogos com a camisa do Santos FC. Dono da camisa 6 pela quarta temporada seguida, o defensor vive o melhor momento da carreira no Peixe, já que além de conquistar a Copa Libertadores 2011, o tri do Paulista (2010, 2011 e 2012), a Copa do Brasil 2010 e a Recopa Sul-Americana 2012, foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira, em 2012.

Com as 200 partidas completadas nesta quarta-feira (23), Durval segue como o terceiro atleta do atual elenco que mais vezes vestiu a camisa do Santos FC. A liderança deste ranking é do lateral-esquerdo Léo, com 423 jogos. O Guerreiro da Vila é seguido pelo craque Neymar, que disputou 208 desafios pelo Peixe.



Retrospecto contra o Botafogo

Santos FC e Botafogo já se enfrentaram 88 vezes na história dos dois clubes. E a vantagem é total do Peixe. Foram 53 triunfos santistas, 20 empates e 15 vitórias do time de Ribeirão Preto. Ao todo, foram 198 gols pró e 93 contra.

Já em Campeonatos Paulistas, foram 81 partidas, com 50 vitórias do Alvinegro Praiano, 12 do Botafogo, além de 19 empates. Ao todo, foram 185 gols a favor do Santos FC e 81 do adversário.

A última vez em que as duas equipes se enfrentaram foi no dia 09 de fevereiro de 2012, em Ribeirão Preto (SP). Naquele dia, o Peixe venceu a partida válida pelo Campeonato Paulista por 4 a 1, com gols três gols de Neymar e um de Felipe Anderson.

Fonte:O Diário de Mogi

Brasil voltará a produzir insulina


Brasil voltará a produzir insulina
QUA, 23 DE JANEIRO DE 2013 18:01
A-A+





O Ministério da Saúde informou que um laboratório público nacional vai passar a produzir a insulina / Foto Divulgação


O Ministério da Saúde informou hoje (23) que um laboratório público nacional vai passar a produzir a insulina.



O medicamento é usado no tratamento da diabetes e não era fabricado no Brasil desde 2001.

A ideia é que, a partir de 2016, o país produza em escala industrial a insulina NPH (de ação mais lenta). Até lá, o remédio será comprado do fabricante ucraniano que vai transferir a tecnologia para o Brasil e de outras empresas.

A transferência de tecnologia, antecipada pela coluna da Mônica Bergamo, deve acarretar em uma redução de custos de R$ 800 milhões, afirma o ministério.

Além do acordo com o fabricante da Ucrânia, o governo terá apoio de uma empresa privada brasileira para a produção do remédio em escala industrial.

A motivação das duas iniciativas, diz o ministério, é garantir a oferta do medicamento no Brasil independentemente de flutuações no mercado estrangeiro.

Estima-se que cerca de 7,6 milhões de brasileiros tenham diabetes no país, e que 12% deles recebam a insulina exclusivamente da rede pública.



Fonte:O Diário de Mogi

Frase


Frase

"Foi assim que me recuperei (quando foi internado à força)".


Rafael Ilha, cantor, defendendo a internação compulsória de viciados em drogas


Fonte:Mogi News

Que nem mineiro


Que nem mineiro

O vereador Emerson Rong (PR), o Émerson do Posto de Saúde, tem agendado várias audiências com os secretários municipais para se informar sobre assuntos relevantes de cada pasta. O objetivo é direcionar melhor suas ações no Legislativo. Para isso, ele vem mantendo estreitos contatos com profissionais e empresários da área da saúde, visto que essa foi sua principal bandeira de campanha. Já receberam as visitas do republicano as secretarias da Saúde, da Cultura, Serviços Urbanos e de Segurança.


Fonte:Mogi News

Avental e estetoscópio


Avental e estetoscópio

Não é somente a vereadora Karina Pirillo (PCdoB) que posou para foto do site do legislativo usando, digamos, o seu ´instrumento de trabalho´, a cadelinha Chupisca, que simboliza a causa animal. A vereadora Vera Rainho (PR) também está usando um avental branco e um estetoscópio - o mesmo material usado também durante a sua campanha política, já que ela é médica e trabalha na rede municipal de saúde.




Fonte:Mogi News

Algemas de Ouro


Divulgação

Algemas de Ouro
Quem diria... que um dos homens mais influentes do mundo ganharia o troféu ´Algemas de Ouro". Isso mesmo, o Movimento 31 de Julho contra a Corrupção e a Impunidade, do Rio de Janeiro, anunciou nesta semana que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o político mais votado, via Facebook, em enquete sobre políticos que, na visão dessas pessoas, praticaram atos de corrupção. A notícia foi destaque nos jornais desta semana. 
Algemas de Prata
Lula teve 9.557 votos, segundo o grupo. O ex-senador Demóstenes Torres (sem partido), cassado pelo Senado em meio ao escândalo envolvendo Carlos Cachoeira, recebeu as "algemas de prata", enquanto o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), ficou com a terceira colocação. Vale a pena perguntar, trazendo a notícia para o Alto Tietê, quem ganharia o honroso título de ´Algemas de Ouro´. Alguém arrisca um palpite? 


Fonte:Mogi News

Justiça Obras do novo Fórum têm início


Justiça
Obras do novo Fórum têm início
Expectativa é que a nova estrutura ocupe uma área de 10 mil metros quadrados, com possibilidades de expansão
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Novo fórum: previsão é que prédio fique pronto até o final do ano
As obras do Fórum de Brás Cubas já foram iniciadas. A previsão é que o novo prédio na avenida Valentina de Mello Freire Borenstein, na Vila São Francisco, seja entregue em doze meses. A placa com as informações da construção já foi colocada e os funcionários realizam serviços de montagem do canteiro de obras. O primeiro passo para que a obra seja iniciada é o serviço de terraplanagem. A próxima etapa do projeto contempla o início dos procedimentos de fundação do empreendimento. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, o novo Fórum terá o investimento de R$ 8.730.076,28.

O terreno onde será erguido o prédio tem uma área de 15 mil metros quadrados. A expectativa é que a estrutura ocupe 10 mil metros quadrados, o que possibilita utilizar os outros 5 mil metros quadrados em uma futura expansão. O espaço foi cedido pela empresa Placo do Brasil. A assinatura da doação do terreno foi feita em junho do ano passado, no gabinete do prefeito Marco Bertaiolli (PSD). O prédio será construído nos moldes que são padrão em todos os outros fóruns de São Paulo. Todo o investimento será proveniente do Governo do Estado.

O atual Fórum de Brás Cubas funciona na rua Francisco Affonso de Melo, na Vila Brás Cubas. As condições do prédio sempre geraram constantes reclamações. O local é pequeno e não comporta a demanda de atendimento crescente. Existem hoje no local duas varas com competências cumulativas, que contemplam processos cíveis, criminais e de família. A ideia é criar novas varas especializadas, mas essa decisão depende do Tribunal de Justiça.

Em setembro do ano passado, houve um adiamento no processo licitatório que escolheria a empresa responsável pelos trabalhos. A medida foi adotada depois de uma falha no edital da concorrência pública. 

Atraso
Em dezembro de 2011, a secretária de Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda, afirmou que a obras do Fórum de Brás Cubas começariam em junho de 2012, prazo que se estendeu até o último dia 14 de janeiro, quando oficialmente as obras se iniciaram.

Fonte:Mogi News

Grupo que apoiou Bibo vai dominar comissões


Grupo que apoiou Bibo vai dominar comissões
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
O grupo de vereadores que apoiou a candidatura de Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, e acabou sendo fundamental para a eleição da presidência da Câmara Municipal, deverá comandar a maioria das comissões permanentes.

Elas serão formadas na primeira sessão parlamentar do ano, em 5 de fevereiro. No entanto, dia 29 de janeiro, às 10 horas, na sala de reunião do prédio do Legislativo, um encontro está agendada para discutir, previamente, a formação das equipes que trabalharão nas áreas temáticas. O objetivo é buscar o consenso para que novas discussões em plenário sejam evitadas.

Porém, a reunião deve apenas sacramentar um acordo firmado. Para conseguir o apoio dos vereadores do PR, PV, PT, PCdoB, PPS e PSDB, Bibo prometeu concretizar algumas propostas, como a realização de sessões noturnas, e, ainda, apoiar os parlamentares da sua base na indicação para as comissões permanentes. As indicações foram entregues ao republicano junto com uma lista de apoio à candidatura com 14 assinaturas.

Entre as equipes que contam somente com a base do republicano estão Finanças e Orçamento: Clodoaldo Aparecido (PT), Carlos Lucareski (PPS) e Sadao Sakai (PR); Educação: Marcos Furlan (PV), Carlos Lucareski (PPS), e Odete Sousa (PR); Cultura e Esporte: Furlan, Jean Lopes e Sakai; e Saúde e Assistência Social: Karina Pirillo (PCdoB), Vera Rainho (PR) e Claudio Miyake (PSDB).

"O acordo será mantido, mas acredito que o clima de disputa pela presidência já passou e a harmonia vai voltar", disse Bibo na tarde de ontem. "No meio do caminho pode ser que alguém desista de alguma comissão, o que abrirá espaço para outro vereador", amenizou o presidente da Câmara.

Doze comissões serão formadas: Justiça e Redação; Finanças e Orçamento; Obras, Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente; Transportes e Segurança Pública; Educação; Cultura, Esporte e Turismo; Indústria, Comércio, Agricultura e Relações do Trabalho; Saúde e Assistência Social; Serviços Públicos e SEMAE; Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos; e Criança e Adolescente.

"Logo na primeira sessão vamos formar a comissão especial que estudará as mudanças no regimento interno. As alterações possibilitarão que as sessões noturnas sejam realizadas e que haja o desmembramento das comissões permanentes", disse Bibo. Ele espera que as modificações aconteçam até o fim deste ano.

Fonte:Mogi News

Guilherme Giorgi Nova avenida pode ser soloução para indústria


Guilherme Giorgi
Nova avenida pode ser soloução para indústria
A nova alternativa viária está diretamente ligada à construção de um pólo industrial em uma área localizada no limite entre Jundiapeba e Brás Cubas
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Damásio: em aproximadamente 15 meses, condomínio já deverá ter algumas empresas
A construção da nova avenida Guilherme Giorgi que fará a ligação de Mogi das Cruzes com a cidade Suzano e, consequentemente, com o trecho leste do Rodoanel, é a grande aposta da Prefeitura para que o setor indústria possa expandir.

A nova alternativa viária está diretamente ligada à construção de um pólo industrial em uma enorme área localizada no limite dos distritos de Jundiapeba e Brás Cubas. A via também deve acelerar a reforma ou possível construção de uma nova estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Há estudos em andamento para que a estação saia do atual local e avance cerca de 300 metros, no sentido Suzano.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento, Marcos Damásio, a avenida vai possibilitar que a região de Brás Cubas e Jundiapeba se torne uma das grandes geradoras de emprego e renda do município. "Já recebemos o recurso do governo do estado para a construção da Guilherme Giorgi e com ela virá uma grande mudança para esta região", frisou.

Além da avenida, o secretário destacou o avanço que deverá ser proporcionado pelo condomínio industrial na Chácaras Guanabara que, em breve, deverá iniciar as atividade. "Além disso, temos o Taboão, a maior área industrial da região metropolitana", frisou.

O condomínio industrial é considerado um verdadeiro trunfo de Mogi, uma vez que o investimento em ativos imobiliários deixou de ser prioridade para empresas que buscam uma nova área para expandir as fábricas. Com a falta de terrenos, os condomínios industriais privados, onde empresas locam galpões já prontos ou em sistema de comodato, permitem a implantação de unidades fabris. Em Mogi, a área de 500 mil metros quadrados no bairro próximo ao Taboão, receberá investimento em torno de R$ 600 milhões, para os próximos cinco anos.

O projeto desenvolvido pela Walled Incorporadora tem capacidade de abrigar até 20 indústrias de grande porte, e pode gerar entre 10 e 15 mil empregos.  Damásio acredita que, ao término da primeira fase, em aproximadamente 15 meses, o empreendimento já deverá contar com algumas empresas, uma vez que as negociações tiveram início mesmo antes das obras.

"Entre as prioridades deste ano também está a oferta de uma melhor infraestrutura no Taboão. Vamos dialogar com a Agestab (Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão) a fim de reivindicarmos juntos as ações necessárias para o distrito", afirmou. 

Balanço
Damásio avalia que 2012 foi um ano "atípico", consequencia da crise econômica mundial, que, segundo ele, atingiu alguns setores na região. "Alcançamos a meta de recebermos 10 novas empresas de médio porte, entre 100 e 150 postos de trabalho, mas a geração de emprego nos outros setores ficou muito abaixo da média dos anos anteriores", disse.

Em 2010 e 2011, segundo o secretário, houve a criação de quase 6,5 mil empregos, porém, no ano passado, o balanço foi muito inferior: apenas R$ 2 mil. "A expectativa para este ano é positiva e deveremos voltar ao ritmo de 2011. Setores como construção civil, indústria, com mais 10 novas companhias chegando, serviços e o comércio deverão estar aquecidos", pontuou. 
"Vamos investir muito no marketing de Mogi das Cruzes para mostrar nosso potencial em câmaras de comércio internacional, além de feiras de negócios", adiantou. 

Fonte:Mogi News

Reconstituição Acusado de matar adolescentes dá detalhes macabros sobre o crime


Reconstituição
Acusado de matar adolescentes dá detalhes macabros sobre o crime
Homem que trabalhava como cozinheiro e se denomina "pai de santo" disse que ouvia vozes pedindo para matar
Claudia Irente
De Itaquaquecetuba
Daniel Carvalho

Alexandre Brito e Maria Barbosa dos Santos, acusados do crime, participaram de reconstituição ontem
Um homem aparentemente calmo, educado, de fala mansa e que trabalhava como cozinheiro em um grande hospital em São Paulo era a descrição que mais se ouvia de vizinhos a respeito de Alexandre Eduardo da Silva Brito, de 38 anos, desde que ele foi preso, após denúncia anônima, na tarde de segunda-feira, na casa dele, na rua das Orquídeas, no Parque Viviane, em Itaquaquecetuba. Acusado das mortes dos namorados Rafael dos Santos, 18, e Rosemeire Aparecida Pereira, 17, que moravam com ele e cujos corpos foram encontrados enterrados no quintal da casa, Brito participou, na tarde de ontem, da reconstituição dos crimes no próprio local dos fatos, cercado por policiais do Setor de Homicídios de Itaquá, peritos do Instituto de Criminalística (IC) de Mogi das Cruzes, profissionais da Imprensa e curiosos. 
Brito, que se dizia zelador ou pai de santo do candomblé, deu detalhes sobre o caso, bem como a "mãe de santo" Maria Barbosa Porto dos Santos, de 55 anos, que também participou da reconstituição. Somente o menor, de 15 anos, que seria afilhado e sobrinho de Brito, que teria atuado apenas na escavação do terreno onde os corpos foram enterrados e sido testemunha de um esquartejamento, não compareceu ao imóvel, pois já havia sido entregue à mãe, com o compromisso de ser apresentado ainda ontem na Vara da Infância e Juventude da cidade.

O MN teve acesso, com exclusividade, a toda a reconstituição do assassinato de Rosemeire, no interior da residência, e constatou que Brito estava enfurecido com a vítima, pela suspeita de que ela vinha praticando furtos na casa. "Eu chamei ela (sic) para conversar (na casa) e falei para ela confessar o que tinha feito. Ela sentou na cadeira e comecei a golpeá-la com uma barra de ferro nas pernas, atrás da cabeça e na própria cabeça. Foi quando ela caiu no chão. Falei para ela: ´Rose, você está quase morrendo. Por que não fala que foi você?´. Aí, eu a arrastei para dentro do banheiro. Lá, eu liguei o chuveiro e comecei a cortá-la com a faca".

Munido com um facão, Brito iniciou o esquartejamento da moça pelo pescoço, braço e pernas. "Cortei tudo bem nas juntas. Depois, lavei a faca debaixo da pia mesmo, coloquei o corpo dela em sacos plásticos e a cabeça em um balde. E liguei para a Maria (a outra mulher presa)".

Depois de ter matado a moça, em novembro do ano passado, Alexandre teria dito para o namorado dela, Rafael, que ela havia simplesmente "ido embora". Só que como o rapaz perguntava insistentemente por ela, o acusado afirmou à polícia ter escutado novamente uma voz, que lhe dizia "que ele precisava matar alguém, para ser curado dos problemas de saúde que vinha tendo". 
Rafael foi, então, surpreendido pelo acusado com golpes de enxada na cabeça, enquanto dormia, no fim de dezembro. Depois, também foi esquartejado e enterrado, a poucos metros de onde estava o corpo da namorada.

Fonte:Mogi News

Deputado André do Prado acompanha visita do delegado seccional de Mogi das Cruzes à Prefeitura Municipal



04 visita deleg seccional luiz carlos branco_foto ney sarmento.jpgDeputado André do Prado acompanha visita do delegado seccional de Mogi das Cruzes à Prefeitura Municipal

Autoridades recepcionam o novo delegado no gabinete do prefeito de Mogi das Cruzes

O deputado estadual André do Prado (PR) acompanhou nesta terça-feira (23) o novo delegado titular da Delegacia Seccional de Mogi das Cruzes, Luiz Carlos Branco Júnior, em uma visita ao gabinete do prefeito municipal, Marco Aurélio Bertaiolli. Juntamente com os prefeitos Bertaiolli e Carlos Alberto Taino Júnior, o “Inho”, de Biritiba Birim, além do presidente do legislativo de Mogi, Rubens Benedito Fernandes, o “Bibo”, o parlamentar deu boas-vindas ao novo delegado, desejou boa sorte na execução de seu trabalho e colocou o mandato à disposição.

O novo delegado afirmou que a seccional está de portas abertas para a cidade de Mogi e as outras sete cidades, que estão sob o comando do órgão, para realização de trabalhos em parceria. Drº Branco citou a importância de somar esforços e realizar parcerias com o Executivo, visando solucionar problemas e melhorar à segurança pública da região.

“Vamos aumentar o volume de trabalho na Polícia Civil e, com isso, combater o maior número de crimes, principalmente os mais violentos como homicídios e tráfico de drogas. Analisaremos cada componente da região, realizando realocações e deslocamentos necessários. Se precisar de mais efetivo policial vamos solicitar para o Estado. Pretendo cumprir meu dever de unir a polícia para combater delitos e prender um número maior de criminosos”, afirma Branco.

O prefeito mogiano deu as boas vindas ao novo seccional, colocando a Prefeitura à disposição para projetos em parceria e novos investimentos em segurança pública. “Vejo com otimismo a sua chegada, principalmente pela experiência e disposição já demonstrada de trabalhar pelo Município”, afirma. Bibo também fez questão de colocar a Câmara Municipal à disposição do delegado. “Queremos participar da melhoria da segurança pública, a parceria entre todos os setores é muito importante”.

O deputado André do Prado, que coordena a Frente Parlamentar do Alto Tietê, acredita ser muito importante traçar as diretrizes para melhorar o policiamento preventivo em Mogi e à Região do Alto Tietê.

“Foi um bate-papo cordial, muito importante, pois é de extrema importância para Mogi das Cruzes e região esse trabalho de integração entre os órgãos municipais e segurança pública. A presença do delegado Drº Branco no gabinete do prefeito me causou ótima impressão e demonstra que a polícia do Alto Tietê só tem a ganhar com o novo titular. O seccional está determinado em desenvolver um excelente trabalho à frente da Polícia Civil. Portanto, acredito que o seccional buscará excelentes resultados e melhorias relacionadas à segurança pública do Alto Tietê”, afirma André do Prado.

A Seccional de Mogi das Cruzes comanda a Polícia Civil de oito cidades do Alto Tietê: Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano. São cerca de 740 policias civis e 20 unidades de polícia circunscricionais e especializadas.


Fonte:Clarissa Johara

Municípios do Alto Tietê vão receber 74 novas viaturas da Polícia Militar



Anúncio foi feito pelo Governador Geraldo Alckmin ao lado do Deputado André do Prado e prefeitos da região

Os municípios de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano vão receber do Governo Estadual, 74 novas viaturas da Polícia Militar, totalizando os veículos destinados para todas as cidades. Se incluir Guarulhos, o número sobe para 134. A informação é do deputado estadual André do Prado (PR), coordenador da Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Alto Tietê, que participou nesta quarta-feira (23), da cerimônia de entrega das novas viaturas para a renovação da frota da Polícia Militar do Estado, no Vale do Anhangabaú, região central de São Paulo.

O anúncio faz parte do pacote de investimentos para a área de segurança pública que prevê, já no próximo mês, aquisição de mais equipamentos para a área. Nessa primeira etapa foram adquiridas 1.271 viaturas ao custo de R$ 53 milhões.

Para o deputado André do Prado, as viaturas destinadas à região do Alto Tietê contribuirão para atender a demanda dos municípios, que exige mais patrulhamento nas ruas. “O apoio que o governo está enviando para as cidades do Alto Tietê é muito importante, pois garante mais segurança e tranqüilidade para a população. A presença ostensiva da polícia, com veículos mais modernos e bem equipados contribui para a diminuição da criminalidade”, afirma André do Prado.

O deputado acompanhou os prefeitos de Arujá, Abel Larini, e o de Biritiba-Mirim, Carlos Alberto Taino Junior, o Inho, durante o ato que oficializou o entrega das viaturas às cidades contempladas.

Como coordenador da Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Alto Tietê, o deputado atua desde o início de seu mandato na elaboração de projetos que tragam mais conforto e segurança às famílias da região. “Com a entrega das viaturas, o Alto Tietê passa a ficar cada vez mais seguro. É fundamental esse suporte do governo, por meio da Secretaria de Segurança Publica e da Polícia Militar para garantir qualidade de vida às pessoas”, encerra o deputado.

De acordo com o governo paulista, em fevereiro, serão entregues outras 1.480 viaturas, totalizando um investimento de R$ 91,5 milhões. Segundo o governador, trata-se de uma das maiores compras de veículos de frota que o governo já realizou, buscando a melhoria na segurança pública do estado.

Fonte:Clarissa Johara