quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Morre aos 104 anos Oscar Niemeyer



Morre aos 104 anos Oscar Niemeyer
QUA, 05 DE DEZEMBRO DE 2012 22:01
A-A+

Morre nesta quinta-feira (5), aos 104, o arquiteto Oscar Niemeyer / Foto Divulgação

Oscar Niemeyer, principal nome da arquitetura no Brasil, morreu hoje, aos 104 anos, no Rio.
O arquiteto carioca, que completaria 105 anos em 15 de dezembro, deu entrada no hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio, em 2 de novembro, a princípio para tratar de uma desidratação, em sua terceira internação no ano. Mais tarde, porém, Niemeyer apresentou hemorragia digestiva e houve piora em sua função renal. Na terça-feira, uma infecção respiratória levou a uma piora no estado clínico de Niemeyer.
Em outubro, ele havia ficado duas semanas no hospital também por causa de uma desidratação. Em maio, o teve pneumonia e chegou a ficar internado na UTI. Recebeu alta depois de 16 dias. Em abril de 2011, foi submetido a cirurgias para a retirada da vesícula e de um tumor no intestino. Na ocasião, ele ficou internado por 12 dias por causa de uma infecção urinária.
Nascido no bairro de Laranjeiras, no Rio, Oscar Niemeyer se formou em arquitetura e engenharia na Escola Nacional de Belas Artes em 1934. Em seguida, trabalhou no escritório dos arquitetos Lúcio Costa e Carlos Leão, onde integrou a equipe do projeto do Ministério da Educação e Saúde.
Por indicação de Juscelino Kubitschek (1902-1976), então prefeito de Belo Horizonte, Niemeyer projetou, no início dos anos 1940, o Conjunto da Pampulha, que se tornaria uma de suas obras brasileiras mais conhecidas.
Em 1945, o arquiteto ingressou no Partido Comunista Brasileiro (PCB), entrando em contato com Luiz Carlos Prestes e outros políticos. Ao longo das décadas, travou amizades com diversos líderes socialistas ao redor do planeta, viajando constantemente à União Soviética --conjunto de países comunistas liderado pela Rússia-- e a Cuba.
Em 1947, Niemeyer fez parte da comissão de arquitetos que definiria o projeto da sede da ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova York. A proposta elaborada por Niemeyer com o franco-suíço Le Corbusier serviu de base para a construção do prédio, inaugurado em 1952.
Durante os anos 50, projetou obras como o edifício Copan e o parque Ibirapuera, ambos em São Paulo, além de comandar o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Novacap, responsável pela construção de Brasília.
Ao lado de Lúcio Costa, ajudou a dar forma à nova capital, concebendo edifícios como o Palácio da Alvorada e o Congresso Nacional.
Inaugurada em abril de 1960, Brasília transformou a paisagem natural do Brasil central em um dos marcos da arquitetura moderna.
Impedido de trabalhar no Brasil pela ditadura militar, Niemeyer se mudou em 1966 para Paris, onde abriu um escritório de arquitetura. Projetou a sede do Partido Comunista Francês, fez o Centro Cultural Le Havre, atualmente Le Volcan, realizou obras na Argélia, na Itália e em Portugal.
Após a anistia, retornou ao Brasil, no início dos anos 1980. No Rio, projetou os CIEPs (Centros Integrados de Educação Pública, apelidados de "brizolões") e o Sambódromo, durante o primeiro governo de Leonel Brizola no Estado (1983-1987).
Em 1988, Niemeyer se tornou o primeiro brasileiro vencedor do prêmio Pritzker --o Oscar da arquitetura. Depois dele, Paulo Mendes da Rocha recebeu a honraria, em 2006. Ainda em 1988, Niemeyer elaborou o projeto do Memorial da América Latina, em São Paulo.
Nos anos 1990 e 2000, a produção de Niemeyer continou em alta, com a inauguração do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (RJ), o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e o Auditório Ibirapuera, dentro do parque, em São Paulo.
Em 2003, exibiu sua versão de um pavilhão de exposições na tradicional galeria londrina Serpentine --que todo ano constrói um anexo temporário.
Em 2007, projetou o Centro Cultural de Avilés, sua primeira obra na Espanha, construída durante três anos ao custo de R$ 100 milhões. Inaugurado em março de 2011, o Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer foi fechado após nove meses, em meio ao agravamento da crise econômica, desentendimentos entre o governo local e a administração do complexo no dia do aniversário de 104 anos de Niemeyer. Em meados de 2012, no entando, o centro foi reaberto.
Mais de 60 anos após a realização do Conjunto da Pampulha, o arquiteto voltou a assinar um projeto de grande porte em Minas Gerais em 2010, com a inauguração da Cidade Administrativa do governo do Estado, na Grande Belo Horizonte.
Atualmente, em Santos, está em execução o projeto de Niemeyer para o museu Pelé. A previsão é que a obra seja concluída em dezembro de 2012.
Niemeyer deixa a mulher, Vera Lúcia, 67, com quem se casou em 2006. Deixa ainda quatro trinetos, 13 bisnetos e quatro netos, filhos de Anna Maria --sua única filha, morta em junho deste ano aos 82--, fruto de seu casamento com Anita Baldo, de quem ficou viúvo em 2004. (Folhapress)

Fonte:O Diário de Mogi

Ladainhas


Mayara de Paula

Ladainhas
O secretário-geral da Defensoria Social, o ambientalista Leonardo Morelli, se irritou ontem com o discurso do gerente regional da Cetesb, Edson Santos, durante a audiência pública na 17ª Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para discutir a contaminação na área da Volta Fria.

Só após denúncia
Santos minimizou a situação ao dizer que a Transpetro está fazendo a parte dela no processo. Morelli se exaltou e abandonou a audiência pública dizendo que a empresa só está fazendo alguma coisa porque houve denúncias da Defensoria Social: "Não estou aqui para ouvir ladainha, Viajo tantas horas para chegar em Mogi para ouvir esta bobeira, não dá", disse ele se retirando da reunião.


Risco de morte?
Morelli revelou, durante o encontro em Mogi, que está sendo ameaçado de morte por conta das denúncias que estão sendo feitas pela Defensoria Social. O órgão dá treinamento e cursos para a Polícia Federal e um delegado do órgão teria dito a ele que, em duas conversas telefônicas interceptadas pelos policiais, havia comentários sobre o roubo de gasolina em todo o País.


Marcado
E os criminosos citariam, inclusive, como alvo, o próprio Morelli. Diante disso, ele pediu publicamente à Comissão de Direitos Humanos da OAB para que acompanhasse o caso dele e do representante da Defensoria Social no Alto Tietê, o líder de bairro Silvio Marques. 

Geração ´nem

Fonte:Mogi News

Incógnita


Divulgação

Incógnita
A roupa do prefeito em exercício José Antonio Cuco Pereira (PSDB) foi uma atração à parte ontem durante a visita da presidente da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), Regina Helena Scrippiliti Veloso na unidade mogiana. 
Árabe ou uniforme? 
A roupa em tom bege comprida monopolizou as atenções porque ninguém sabia, de fato, a sua origem. Alguns arriscaram que era à la Caled - o cantor árabe Cheb Khaleb autor da música ´El Arbi´. Outra comparação era a de que ele estava com o uniforme dos médicos sem fronteira que saem em missões especiais em Países como a África, mas geralmente na cor branca. 

Listras e estampas
Quem conhece Cuco Pereira sabe que num passado não muito distante ele aparecia nos eventos oficiais da cidade como vereador, com camisas estampadas marrons e depois as famosas listradas adotadas por muitas autoridades municipais. Depois, na função de vice-prefeito, deu uma repaginada no visual, fez cirurgia, abandonou os óculos e as papadas. Manteve o ar sério, mas muito mais descontraído até para ser o vice que - como diz o prefeito Marco Bertaiolli - todo prefeito ´deseja ter´.

Fonte:Mogi News

Radar


Daniel Carvalho

Radar
O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) informou ontem que, dentro de 90 dias, divulgará o nome da empresa vencedora que fará a instalação de novos radares e lombadas eletrônicas na rodovia Mogi-Salesópolis, conforme licitação já aberta pelo órgão e em andamento. Ontem, foram abertos os envelopes deste processo.

Fonte:Mogi News

Boca no trombone Birra infantil! Dr Paulo Passos


Boca no trombone
Birra infantil!

Paulo Passos
Reconhecendo a luta insana do advogado pela manutenção do estado democrático de direito, o Poder Legislativo mogiano tem honrado aos causídicos com o título de "Advogado do Ano".

Cumprindo o ritual que já se torna tradição e representando todos os operários que labutam nesse campo tormentoso em que as paixões afloram, as dores são constantes, a alegria escasseia, Fátima Couto Sebata, na sexta-feira última, disse presente à solenidade acontecida na Casa de Leis local.

Profissional conhecida e experiente que, em razão de sua história de aguerrido e incansável combate às injustiças; da forma honrada com que exerce o mister, verdadeiro sacerdócio, que escolheu por profissão; teve tais virtudes reconhecidas e foi brindada com o honroso título.

O número de amigos e companheiros a prestigiá-la, se não enorme, foi o suficiente para demonstrar a união de uma classe tantas vezes distante. De se lamentar, no entanto, que a diretoria da subsecção local, alheia ao sucesso daquela por ela mesma escolhida; com educação que deixa a desejar em relação aos edis que não medem esforços em prestigiá-la; simplesmente tenha faltado à noite de festas, se omitido ao feliz congraçamento.

Pano de fundo da inábil posição, tudo faz crer, um patrulhamento ideológico unido à tola zanga de criança mimada. 
O patrulhamento - infelizmente comum neste país que ainda conserva ranços ditatoriais - porque a advogada em questão, não aderindo aos desmandos provocados pelo presidente que saí; não comungando com o uso da instituição à qual pertence como trampolim para saltos pessoais em busca da fama, almejando renovação urgente de filosofia e princípios, aderiu à campanha de chapa opositora nas recentes eleições.

Ficou no ar o cheiro de: "Não comungou de minha filosofia não merece contemplação". A ciumeira, a birra infantil, porque, consciente dos desmandos apontados, os eleitores sufragaram o nome de Marcelo Inocêncio - do qual Fátima é vi-ce - como a vencedora, deixando à distância a apoiada pela situação.

Portanto, aos que, como eu, pensavam que a Ordem dos Advogados na cidade era apenas nau sem rumo, fica a impressão de que, além disso, é gerida por grupo revanchista, que nem de passagem se preocupou em honrar as tradições que têm enaltecido a instituição.

Afinal, se os fatos se deram pelos motivos alinhavados, como se dizer democrata aquele que não aceita o não como resultado das urnas? Como se proclamar defensor de direitos o que rejeita a ampla liberdade de pensamento? Como se tachar de democrata o que não admite oposição?
Embora o lastimável episódio, parabéns Fátima! É o que lhe desejam os leves de espírito e conhecedores dos caminhos difíceis do Direito. Principalmente os mais velhos, como eu.


Paulo Passos, é advogado, mestre e doutor em Direito pela PUC-SP

Fonte:Mogi News

Volta Fria Volta Fria enfrenta um novo risco


Volta Fria
Volta Fria enfrenta um novo risco
Denúncia diz que caminhões com toneladas de terra estão pasando sobre os dutos da Petrobras, a 30 cm do solo
Daniel Carvalho
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Caminhões passam sobre dutos que estão a 30 cm da superfície
O representante regional da Defensoria Social e líder comunitário do Itapeti, Sílvio Marques, denunciou que caminhões pesados estão passando sobre a estrada onde dutos da Petrobras foram rompidos em setembro de 2010. Ele afirmou que, desde que a Prefeitura de Mogi restringiu a passagem de caminhões por uma ponte na Volta Fria, esse trajeto está sendo usado pelos motoristas, que carregam grandes quantidades de terra.

A preocupação de Marques é que, com a alta movimentação dos veículos, os dutos que ficam sob a estrada se rompam novamente. "Hoje (ontem) de manhã fui até a estrada e constatei que os caminhões estão passando pela área. Antes, eles passavam de Suzano para Jundiapeba e usavam a ponte do bairro, mas ela foi fechada para caminhões. Depois disso, eles mudaram o trajeto", esclareceu. 
Segundo Marques, a área é de várzea e brejo, o que complica a situação. "Eles estão passando por cima dos dutos, que ficam a cerca de 30 centímetros da superfície, justamente sobre a mesma área onde o duto da Petrobras já rompeu", ressaltou. Ele afirma que muitos caminhões passam pela região. "São pelo menos 100, porque a empresa que faz o transporte tem uma área na Volta Fria, para onde esse material é levado".

Marques explicou que acompanha de perto a situação das famílias que moram na região da Volta Fria. "Fiquei algum tempo sem ir até o local, mas logo que cheguei os moradores me informaram do problema. Eles disseram que os caminhões começaram a passar há pelos menos um mês", afirmou. Ele está preocupado ainda com as chuvas que estão ocorrendo. "O solo fica mais frágil, mas as pessoas me falaram que mesmo assim os caminhões com tração conseguem subir o morro", acrescentou.

Por meio da assessoria de imprensa, a Cetesb informou que o gerente da Agência Ambiental de Mogi das Cruzes, Edson Santos, registrou denúncia de que o trânsito de veículos pesados poderia afetar os dutos da Petrobras que atravessam a área. Por esse motivo, a Agência está programando para que seja feita uma vistoria no local nos próximos dias para verificar se, realmente, existem riscos de danos nos dutos que possam provocar algum acidente com consequências para o meio ambiente.

Fonte:Mogi News

Solução sustentável Área para instalação de usina será definida em 2013


Solução sustentável
Área para instalação de usina será definida em 2013
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Divulgação

Usina seria solução para o lixo de Mogi e outras quatro cidades
A definição da área que abrigará a futura usina de incineração de lixo e geração de energia no Alto Tietê, por meio do consórcio entre Mogi das Cruzes e outras quatro cidades da região, será anunciada somente no início de 2013. A informação é da Assessoria de Imprensa da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que coordena os trabalhos a serem concretizados por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com o consórcio formado pelos municípios de Mogi, Arujá, Salesópolis, Biritiba Mirim e Guararema.
No momento, segundo a estatal, são elaborados "estudos de viabilidade técnica-econômica, além da modelagem institucional para o empreendimento". Para isso, técnicos e secretários de Meio Ambiente das prefeituras consorciadas têm se reunido frequentemente para discutir "o desenvolvimento do projeto e a tomada de providências que se fizerem necessárias", segundo justificou a Sabesp. 
O mais recente encontro foi há cerca de 15 dias e, segundo apurou o Mogi News, foram apresentadas dez áreas na região, para a possível implantação do empreendimento. A maioria dos terrenos indicados fica em Mogi das Cruzes. 
A expectativa é de que a usina, que tem custo estimado em R$ 150 milhões, comece a operar em 2015. Isto porque a licitação para contratar a empresa que administrará o empreendimento deve ser aberta em 2013. Como é uma concorrência pública, com participação de grandes empresas, ela deverá durar um ano. A construção tem início previsto para 2014. O local ainda será definido.

Fonte:Mogi News

Capacidade Região precisa de mais presídios


Capacidade
Região precisa de mais presídios
A afirmação é do advogado Carlos Barbará, que acompanha de perto a situação no CDP de Mogi das Cruzes
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Carlos Barbará: "A questão política ainda atravanca a criação de novos presídios na região"
Com quase três vezes mais presos do que a capacidade, o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Mogi das Cruzes, reflete um problema que atinge todo o Estado: a superlotação nas cadeias e a falta de estrutura para abrigar os presos. Familiares de detentos na unidade provisória reclamam que muitos internos já condenados ainda não foram transferidos para outras unidades, por falta de vagas. Com base nisso, o advogado e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Mogi, Carlos Barbará, ressalta a importância de se construir mais unidades prisionais, inclusive para atender a região do Alto Tietê, que hoje conta duas unidades provisórias em Mogi e Suzano. 
Ainda de acordo com o advogado, a superlotação é o principal motivo de rebeliões nos presídios, seguido de má estrutura física dos prédios e falta de acesso dos visitantes. 
"A região é composta por dez municípios, mas só tem duas unidades prisionais, que recebem detentos de fora, inclusive. A estrutura não comporta e algo precisa ser feito. Quando o governador implodiu o Carandiru, deveria ter construído o dobro de unidades prisionais para compensar. Mas na época o governo não pensou nisso, e o problema reflete até hoje. Em Guarulhos, são cinco presídios que somam quase 12 mil presos, e continua crescendo", destacou.
O governo do Estado tinha o projeto de construir um Centro de Progressão Penitenciária (CPP) em Itaquaquecetuba, em uma área do Parque Piratininga, mas na época e por pressão política, o governador desistiu do projeto. "A questão política ainda atravanca a criação de novos presídios. Muitos prefeitos, para não se queimarem com a população, não aceitam presídios em suas cidades. Mas é necessário, com toda certeza, que isso seja feito", avaliou. 
Segundo ele, o Ministério Público pode solicitar ao juiz criminal que interdite uma unidade prisional, caso as condições de abrigo sejam muito precárias. "Quem sai prejudicado nestas situações são as famílias, que pagam a pena junto com o preso. Nas visitas aos domingos, por exemplo, os familiares chegam na sexta-feira, pernoitam no presídio e depois passam por revista, um a um. Até conseguirem acessar a unidade, já está na hora de ir embora, fim da visita.

Fonte:Mogi News

Resíduos Cuco diz que Mogi deve cuidar do próprio lixo


Resíduos
Cuco diz que Mogi deve cuidar do próprio lixo
Prefeito em exercício fez a declaração ontem, em resposta a uma discussão ocorrida entre os vereadores na sessão ordinária da Câmara de terça-feira
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Cuco: "Está sendo feito um trabalho com cidades vizinhas para que o lixo tenha um destino correto"
O prefeito em exercício de Mogi das Cruzes, José Antônio Cuco Pereira (PSDB), afirmou que a meta de Mogi das Cruzes é cuidar do lixo produzido no município. Hoje, o lixo da cidade está sendo levado para o depósito de Caieiras, o que onera os cofres públicos em R$ 150 mil por mês. Antes, os resíduos eram encaminhados para o aterro Anaconda, em Itaquaquecetuba. A posição do prefeito foi dada em visita à Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) em resposta ao assunto que foi debatido na sessão da Câmara de anteontem.

Cuco disse que um trabalho está sendo feito com municípios vizinhos para que o lixo receba uma destinação correta. "O prefeito (Marco) Bertaiolli, com Biritiba Mirim, Salesópolis e Guararema, está trabalhando para cuidar do tratamento do lixo na nossa cidade. Temos a obrigação de tratar o lixo e não ficar levando para outras cidades, se não teremos eternamente esse problema", informou.

Na sessão, o vereador Mauro Araújo (PMDB) disse que a operação Cata-Tranqueira não está sendo realizada. Ele cobrou ainda uma posição definitiva para o problema da destinação do lixo. Cuco explicou que os resíduos estão sendo encaminhados para Caieiras porque não pode ficar na cidade. "O Anaconda foi fechado. E a CS Brasil, que cuida do transporte do nosso lixo, está levando para Caieiras. O contrato diz que, além de 30 quilômetros, é a Prefeitura quem custeia o transporte. Gastamos mais de R$ 100 mil por mês por causa desse problema, que infelizmente ocorreu", argumentou.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos informou que não houve qualquer interrupção ou suspensão na Operação Cata-Tranqueira, que é realizada sempre aos sábados em toda a cidade. "A Operação vem sendo executada normalmente dentro de seu cronograma. Há realmente uma distância maior a ser percorrida para a destinação final deste material, porém, isso não afetou de forma nenhuma a operacionalização do sistema", declarou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Nilmar Ferreira.


Fonte:Mogi News

Por 60 dias Delmiro é afastado do União


Por 60 dias
Delmiro é afastado do União
Atas não registradas da época em que ele presidiu o clube etsão entre os motivos. Goveia nega irregularidades
Rodrigo Barone
Da Reportagem Local
Mayara de Paula

O afastamento do ex-presidente unionista foi anunciado na tarde de ontem por membros do alvirrubro e pelo vereador Taubaté (PMDB)
O atual Conselho Deliberativo (CD) do União Futebol Clube decidiu, de forma cautelar, afastar o ex-presidente Delmiro Goveia (2008-2009) do quadro de sócios da entidade pelo prazo de 60 dias. Neste período, o ex-mandatário do alvirrubro deverá prestar contas por escrito de suas administrações frente ao alvirrubro. 
Segundo o comunicado de afastamento, o ex-presidente não realizou registro de nenhuma ata obrigatória durante o seu mandato, além de ter criado a Sociedade Amigos do União (SAU, entidade que conserva a verba do time) sem consultar os conselheiros (inclusive para efetuar o depósito doado ao clube). O comunicado aponta ainda que Goveia não realizou os embargos do processo de penhora dos boxes que pertenciam ao clube. 
Ao todo, 21 conselheiros assinaram o documento encaminhado a Goveia. O atual CD do União é formado por 28 membros, sendo 20 titulares e oito suplentes. "Caso o sócio afastado não apresente suas contas no prazo de 60 dias (a partir do recebimento), vamos resolver esta situação na Justiça", afirmou o vice-presidente do União, o advogado Jair Araujo. Além de Goveia, Cícero Buark, que presidiu o clube em 2011, também terá que apresentar suas contas.

Questionado sobre o afastamento, Goveia desmentiu as informações documentadas e afirmou ter apresentado todas as atas durante seu mandato. Além disso, o advogado afirmou não ter recebido nenhum comunicado em seu endereço. "Isso se chama intriga política. Todas as atas foram apresentas e estão em posse do clube. Estou tranquilo e afirmo que não há nada irregular", afirmou Goveia, que relembrou ter pedido a destituição do atual CD ao Poder Judiciário. Segundo ele, o Conselho presidido por Alexandre Ribeiro, o Português, foi formado de forma irregular. "Não houve renúncia de todos os conselheiros. Por isso, o máximo que poderia ter sido feito era preencher a vacância dos membros que renunciaram, e não formar outro CD completamente diferente", argumentou.

Em relação a Sau, formada em 2008, Goveia afirma ser uma entidade privada que não pertence ao clube. "A Sau nunca pertenceu ao União e não existe dinheiro em seu caixa. Ela vive da doação de sócios", finalizou.

Já o vereador eleito Benedito Faustino Taubaté Guimarães (PMDB) acredita que algumas pessoas devem se desvincular do União para que o clube consiga o tão esperado apoio político. "Acredito que o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) está aguardando mudanças na diretoria e a saída de pessoas indesejáveis que afastam o União da Prefeitura. Hoje, a diretoria é formada por pessoas que merecem respeito e acredito que o clube merece apoio, assim como acontece com o basquete da cidade", declarou o vereador.

Fonte:Mogi News