sábado, 10 de novembro de 2012

Festcão quer reunir 4 mil pessoas



Festcão quer reunir 4 mil pessoas
SÁB, 10 DE NOVEMBRO DE 2012 00:00
A-A+

Festcão incentiva a posse responsável de animais e leva serviços ao Mogilar / Foto Arquivo

Cerca de 4 mil pessoas são aguardadas no Festcão 2012, iniciativa da TV Diário em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, que será realizada amanhã (11), a partir das 9 horas. Esta é a 8ª edição do encontro, com o  objetivo de incentivar a posse responsável dos animais.
A Avenida Cívica, no Mogilar, ao lado do Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, palco da festa, deve reunir cães de diferentes raças. Eles e seus proprietários participarão da Cãominhada, Show de Agility, além de atuarem no Cãocurso, que avaliará e premiará três categorias: pelagem, similaridade e cão fashion. A programação também oferece serviços como Dr. Tira Dúvidas (Dr. Faro) e Feira de Doação de Cães.
“O objetivo é proporcionar momentos de alegria e de confraternização entre os cães e seus donos. É um evento para toda a família”, analisa Lysia Duarte, coordenadora de Marketing da TV Diário, lembrando que a ação chega à 8ª edição com novidades no regulamento.
As regras nas categorias “fashion” e “similaridade” do Cãocurso foram alteradas. Desta forma, o cão participante precisará ter um adereço que não seja somente a coleira. Além disso, no quesito “similaridade”, o animal e o proprietário deverão trazer um acessório incomum. A mudança surgiu para tornar a disputa ainda mais acirrada e atraente. Os vencedores ganham kits e cestas dos patrocinadores, entre eles, Poli-Pet, Colégio Brasilis, Construtora Damebe e Purina Dog Dow.
Os interessados em inscrever seus animais no desfile devem estar no local às 9 horas. O cadastramento é gratuito e dividido por categorias, que comportarão 15 cães cada. Das 9h30 às 10 horas acontece o Show de Agility, no qual os animais poderão mostrar suas habilidades ao público. Mais tarde, por volta das 10h10, tem início a Cãocaminhada. O trajeto sai da Avenida Professor Ismael Alves dos Anjos, faz o contorno nas proximidades do Hipermercado Extra e passa em frente ao Ginásio Municipal de Esportes, voltando ao local de partida. Ao todo, o circuito tem cerca de um quilometro.
Ao final do Cãocaminhada, acontecerá o Cãocurso, marcado para as 11 horas. “É fundamental destacar que os animais participantes devem estar vacinados, além disso, cães de médio e grande porte precisam usar focinheira”, completa Lysia Duarte. (Débora Barros)


Fonte:O Diário de Mogi

Luzia reduz mortes por infarto



Luzia reduz mortes por infarto
SÁB, 10 DE NOVEMBRO DE 2012 00:00
A-A+

Setor de Hemodinâmica do Luzia realiza procedimentos para diagnóstico e intervenções cardíacas / Foto Jonny Ueda

Estatísticas do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo revelam que, a cada mês, de 150 a 180 pacientes dão entrada no Pronto-Socorro com  sintomas de dor no peito. Desses, 30% são diagnosticados com infarto, doença que está entre as que mais matam no País. Mas a boa notícia é que, nesses últimos 10 anos,  a unidade de saúde conseguiu reduzir em quase 20% os casos de morte por infarto. Uma queda justificada principalmente pelos protocolos de saúde adotados pelo hospital e pelo investimento na implantação de um Setor de Hemodinâmica, onde é possível realizar procedimentos para o diagnóstico e também intervenções cardíacas, como angioplastias e cirurgias. Ou seja, além do fim das remoções para a Capital e outras regiões, os pacientes hoje podem receber, rapidamente, o atendimento necessário e decisivo para a sobrevivência.
“Hoje, com exceção do transplante, estamos habilitados e equipados para realizar todos os demais procedimentos de alta complexidade na área cardíaca”, diz Luiz Carlos Viana Barbosa, cardiologista e diretor do Luiza de Pinho Melo, que nesta semana recebeu a habilitação do Ministério da Saúde para seguir como unidade de assistência de alta complexidade cardiovascular para realizar os serviços de cirurgia cardiovascular e procedimentos em cardiologia intervencionista. (Mara Fôres)

Fonte:O Diário de Mogi

Segurança PM promete realizar ações em Taiaçupeba


Segurança
PM promete realizar ações em Taiaçupeba
O objetivo da operação policial é combater a onda de violência que atingiu o distrito nas últimas semanas; reunião será realizada hoje no distrito
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

O comandante Nemar Luiz da Costa Limeira apresentará hoje aos moradores os detalhes das ações
A Polícia Militar promete realizar uma série de operações especiais no distrito de Taiaçupeba a fim de combater a onda de violência que atingiu o local. De acordo com os moradores, houve aumento nos casos de roubos e furtos. Um dos caixas-eletrônicos do bairro voltou a ser atacado no fim de semana passado. Foi a terceira ocorrência do tipo somente neste ano. 
O comandante interino do 17º Batalhão da Polícia Militar, major Nemar Luiz da Costa Limeira, informou que os detalhes das ações no bairro serão apresentados durante a reunião de hoje, marcada para ocorrer a partir das 10 horas, na sede da Sociedade Amigos de Taiaçupeba (SAT). No encontro, estarão presentes representantes da PM, Polícia Civil, e Secretaria Municipal de Segurança.

"Neste encontro, vamos conhecer a demanda dos moradores para então analisar a pauta de reivindicações, mas posso adiantar que estas operações estão previstas", revelou o major. Outra ação no bairro será incentivar a utilização do Disque Denúncia 181. "O 17º Batalhão recebeu um prêmio por ter ficado em primeiro lugar no âmbito do CPAM/12 (Comando de Policiamento de Área do Alto Tietê) por ter solucionado o maior número de casos encaminhados por meio do 181, porém, os moradores de Taiaçupeba utilizam muito pouco este serviço", disse. "Como o distrito tem a característica de ser uma comunidade unida é importante ajudar a PM no sistema de segurança pública", disse Nemar, que nega haver uma onda de violência. 
Já o prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli (PSD), anunciou, em recente entrevista, a instalação de novas câmeras de monitoramento no distrito. Atualmente, a região conta com cinco aparelhos.

O presidente da SAT, Aparecido do Ó, destacou que entre os pedidos que serão feitos durante a reunião de hoje está o apoio da Guarda Municipal. "Nossa proposta é para que um guarda fique na base atendendo as ocorrências e o policial militar que faz esse serviço seja liberado para patrulhar as ruas, mas, para isso, precisamos de uma viatura fixa na base comunitária existente no distrito", revelou. O projeto Tecla Um, que facilita o contato dos moradores com a polícia, será apresentado às autoridades.


Fonte:Mogi News

Eleições da OAB Advogado Alberto Toron vem a Mogi para apoiar pré-candidato da cidade


Eleições da OAB
Advogado Alberto Toron vem a Mogi para apoiar pré-candidato da cidade
Pré-candidato de São Paulo veio dar apoio a Marcelo Inocêncio, que concorre à Presidência da OAB no município
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Mayara de Paula

Alberto Toron (à dir.) esteve em Mogi ontem à noite para apoiar Marcelo Inocêncio (à esq.), pré-candidato à Presidência da OAB em Mogi
O advogado criminalista Alberto Zacharias Toron, pré-candidato às eleições da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo, tem como uma das metas de administração apoiar a subseção de Mogi das Cruzes na luta pela reforma e ampliação dos Fóruns da cidade. O pré-candidato esteve em Mogi das Cruzes ontem à noite, durante um evento de campanha no Rancho Vaca Loca, para apoiar o advogado Marcelo Eduardo Inocêncio, pré-candidato à Presidência na unidade mogiana. Outra promessa de Toron é ajudar a OAB de Mogi a ter mais independência administrativa, além de ampliar a sede, no Centro Cívico.

O evento reuniu advogados da cidade e de São Paulo. "Marcelo é a minha aliança em Mogi das Cruzes e tenho certeza de que faremos um bom trabalho em prol dos advogados", destacou Toron. Suas prioridades são a democratização da OAB, a implantação do segundo turno, a transparência das contas e finanças e o reforço do papel da entidade nos assuntos sociais. "A OAB precisa estar inserida novamente nos assuntos de grande repercussão no País. Essa é uma das formas de defender, inclusive, a conduta e a opinião dos advogados. Eu sou a oposição à atual administração e posso renovar a OAB", disse. 
Inocêncio pretende criar novas comissões na OAB de Mogi das Cruzes. "Uma delas é a comissão de Direito no Trânsito, braço que já funciona em São Paulo e não tem em Mogi, que é uma cidade que cresce e precisar discutir estes aspectos urbanos". O candidato também pretende reavaliar o projeto de construção da Caixa de Assistência ao Advogado (Caasp). "Precisamos de uma Caasp capaz de atender a demanda regional de advogados. A unidade de Mogi é a referência para o Alto Tietê".

Fonte:Mogi News

Saúde Pacientes reclamam da falta de solução para os casos no Luzia


Saúde
Pacientes reclamam da falta de solução para os casos no Luzia
Em alguns casos relatados, a denúncia é que o tratamento é interrompido no Hospital Luzia de Pinho Melo
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

O paciente Dorivaldo Paiva disse que precisa continuar o tratamento no Hospital Luzia de Pinho Melo
O motorista Dorivaldo Ferreira Paiva, de 51 anos, é um dos muitos exemplos de pacientes que conseguem diagnosticar a doença, porém, não passam pelo tratamento adequado até a resolução do problema de saúde. Com uma obstrução no esôfago, ele já ficou internado por 15 dias no Hospital Luzia de Pinho Melo e nem mesmo neste espaço de tempo conseguiu um tratamento de que resolvesse ou amenizasse sua dificuldade. Ao contrário, o estado de saúde dele piorou. 
Há cerca de um mês, Paiva foi até o Luzia onde passou por uma endoscopia e uma sonda foi implantada. Após duas semanas internado, passando até mesmo pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ele recebeu alta, com a justificativa que seria para ganhar peso e ficar "mais forte" para passar por uma cirurgia. Quase duas semanas após a alta, Paiva estava mais magro e com sintomas ainda mais destruidores. Ele vomitava sangue e não conseguia se alimentar, nem mesmo pela sonda.

"Voltei ao hospital no domingo (dia 28 de outubro) e recebi alta na tarde do dia seguinte, com a mesma justificativa: ganhar peso", contou Paiva. "Estou com 45 quilos e quando sai do hospital pela segunda vez estava com 60 quilos", revelou. 
Paiva voltou ao hospital na tarde de ontem e até o fechamento desta reportagem, aguardava o resultado dos exames para saber se seria internado. "Ele não pode ficar em casa nestas condições", esbravejou a mulher do motorista, Irlanda Aparecida Mendes, 40.


Paciente
Outro caso que retrata a falta de resolução dos casos de doenças diagnosticadas é o da aposentada Aparecitta Mantuani de Sousa, 83. A filha de Aparecitta, a professora Elaine Cristina Alves de Sousa, 45, contou que a mãe sofre há um ano com um câncer de pele.

"Já rodei em diversos hospitais de São Paulo. No Luzia, uma médica disse que não poderia ajudar, porque cirurgia não era sua especialidade. Desde o dia 29 de outubro aguardo um retorno para saber quando minha mãe poderá passar no especialista", detalhou. "Uma idosa de 83 anos merece mais respeito. Estou desesperada. Ela precisa fazer esta cirurgia o mais rápido possível", frisou. 
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde informou que "nenhum paciente da unidade fica sem atendimento". No caso do motorista, a pasta informou que após passar pelo Luzia e ser submetido aos procedimentos necessários "a equipe médica do hospital, aguardava o resultado dos exames para verificar se há ou não necessidade de internação. É importante deixar claro que a decisão de internar um paciente é exclusivamente da equipe médica, com base na avaliação clínica e laboratorial do paciente", aponta a nota.

Já no caso de Aparecitta Mantuani, "o hospital irá entrar em contato para orientá-la e prestar toda a assistência necessária".


AME cirúrgico
Para o deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS), a resolução dos casos poderia ser maior com a criação de um Ambulatório de Especialidades Médicas (AME) cirúrgicas. 
"Regiões como Taubaté e São José do Rio Preto já contam com este tipo de serviço. Ele iria desafogar o Luzia e os outros hospitais de referência do Alto Tietê", destacou. "Já solicitei o equipamento ao governador Geraldo Alckmin (PSDB)", afirmou. 

Fonte:Mogi News

Pesquisa Itaquá é a quinta mais violenta da Grande SP


Pesquisa
Itaquá é a quinta mais violenta da Grande SP
De janeiro a setembro, cidade registrou 50 homicídios, o que representa 30% de todos os casos do Alto Tietê. A pesquisa avaliou 39 municípios
Fábio Miranda
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

No estudo, Itaquá fica atrás apenas de São Paulo, Guarulhos, São Bernardo do Campo e Osasco
Itaquaquecetuba é a quinta colocada entre as 39 cidades da Região Metropolitana de São Paulo em número de mortes violentas, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

A pasta usou como base de cálculo dados de janeiro a setembro de 2012, período em que a cidade contabilizou 50 homicídios, perdendo apenas para a capital, Osasco, São Bernardo do Campo e Guarulhos. A quantidade representa 30% de todos os casos registrados no Alto Tietê, que chegam a 168. O pior mês em Itaquá foi junho, quando foram registrados dez homicídios na cidade. Já no mês de abril, houve apenas uma morte violenta.

Para a tenente-coronel do 35º Batalhão da Polícia Militar, Maria Inês de Medeiros, apesar do alto índice, os dados não são alarmantes. Há cerca de 40 dias no cargo, a oficial revela que os números de casos na cidade têm diminuído a cada ano. "Do ano 2000 para cá, o índice de mortes violentas caiu 60% na cidade e a cada ano vem caindo mais", afirmou. 
Embora a tenente-coronel aponte a queda no índice referente ao ano passado, em 2011, foram contabilizadas 53 mortes violentas durante o mesmo período. Entretanto, nesses indicadores, a SSP também conta as mortes causadas por acidentes de trânsito.

Para a oficial, seria utópico pensar em um índice zero de homicídios, embora fosse desejável em qualquer município, mas revela que o ideal é baixar em pelo menos 10%. "Zero não dá, seria ótimo, mas o que queremos é diminuir em 10% os números em relação ao ano anterior, só que nem sempre é possível. Às vezes, há aumentos nos casos, não apenas os de mortes violentas, mas os de outros crimes também". 

Comparação
A maneira que Maria Inês de Medeiros usa para provar que a quantidade de homicídios vem caindo é comparar os dados da cidade com a própria cidade. "Se comparar Itaquá com outras cidades, nós perdemos. Não podemos comparar com Mogi das Cruzes (21 casos), por exemplo. É por isso que a briga tem de ser com a gente mesmo". 
A tenente-coronel esclareceu que essa "briga" tem dado resultado, mas, como a prática de crimes é espraiada, fica difícil criar ações de combate. "Itaquá é muito grande, não tem uma região onde se concentram os delitos. Se houvesse, poderíamos criar uma ação para combatê-los, mas não é assim que funciona", finalizou.

Além de Itaquá, Ferraz de Vasconcelos também tem um número alto de vítimas de homicídios: 34; enquanto Suzano registrou 25 mortes violentas no período. Salesópolis foi a única cidade a não ter nenhum caso de morte violenta na região, mas houve quatro tentativas de homicídio durante o período avaliado.

Fonte:Mogi News