terça-feira, 9 de outubro de 2012



Bertaiolli mudará equipe no 2º mandato
SEG, 08 DE OUTUBRO DE 2012 21:42
A-A+


Em coletiva, Bertaiolli reafirmou que as prioridades no segundo mandato são as áreas de saúde, educação, transporte público e habitação / Foto Gustavo Rejani

Mesmo sem citar nomes, o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) disse em entrevista coletiva realizada no fim da tarde de ontem, na sede da Administração Municipal, que sua equipe de secretariado deve ganhar um novo oxigênio. Reeleito com 80,82% dos votos anteontem, o mandatário prefere não adiantar etapas, mas disse que não estão descartadas trocas de secretários e analisa a criação de uma nova secretaria e duas coordenadorias no Município.

Bertaiolli reafirmou que as prioridades para o seu segundo governo são as áreas de saúde, educação, transporte público e habitação. Esta última, aliás, chama mais a atenção do chefe do Executivo mogiano, já que pode se tornar uma Secretaria. “Vamos analisar a necessidade e a viabilidade de tornar a Coordenadoria de Habitação (atualmente dirigida pela coordenadora Dalciane Felizardo) em uma Secretaria, pois é um setor que requer atenção”, apontou.
Em sua primeira administração, ele criou as secretarias de Segurança Pública, Agricultura, Cultura e Verde e Meio Ambiente.
Estão em análise também a criação das coordenadorias de Políticas Públicas para a Mulher e a da Juventude para ajudar a desenvolver na Cidade projetos de apoio a estes públicos que já existem na esfera estadual. Os planos para o novo governo ainda estão surgindo, aponta o prefeito. “Vou montar um secretariado com base nas propostas do nosso plano de governo”, salientou. Ao ser perguntado se poderia chamar algum vereador não reeleito para a Câmara, Bertaiolli disse ainda não pensar nesta possibilidade. Um dos nomes já ventilados pelos bastidores é o de Jolindo Rennó (PSDB), na vereança desde 2000, mas que não conseguiu se eleger para um novo mandato. Rennó teve 2,5 mil sufrágios e é engenheiro.
Em entrevista a O Diário, no domingo, o prefeito havia confirmado a intenção de renovar sua equipe. Ele garantiu ontem que este processo pode significar mais do que a troca do responsável, mas uma mudança na estrutura das Pastas.
Outro ponto discutido foram os convênios da Prefeitura com os governos Federal e Estadual. “Devemos pensar em mais parcerias para 2013 e os outros anos, ainda mais pelo orçamento do ano que vem ser mais apertado devido à redução de repasse do valor do Fundo de Participação do Município e no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviço) para realizar as grandes obras, como a Avenida Guilherme Giorgi, ligando Mogi das Cruzes a Suzano”, ressaltou.
Em audiência pública realizada no dia 25 do último mês, a Prefeitura apresentou a previsão orçamentária para 2013 de R$ 1,177 bilhão. “Esperamos cumprir no próximo ano, um orçamento previsto antes para 2012. Por isso, a importância das parcerias com os governos do Estado e Federal”, comentou.
Como exemplo, está a ligação Mogi-Suzano. Em julho, o Governo estadual autorizou a liberação de R$ 30 milhões para a obra, cujos trabalhos devem começar nos próximos meses.
As reformas e reconstrução das quatro estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) também foram lembradas por Bertaiolli. “Teremos essas obras que permitirão, por exemplo, a abertura de uma passagem subterrânea na Praça Sacadura Cabral, fazendo assim com que a Cidade não pare toda vez que o trem passar”, lembrou se referindo ao transtorno dos motoristas que trafegam na região central, sobretudo, nos horários de pico. Em relação aos dois viadutos, a Prefeitura deve retomar os pedidos ao Governo Federal para a liberação da verba destinada à construção dos dois acessos elevados, sendo um em Jundiapeba, próximo ao Real Park Tietê, e outro na altura da Avenida Cavalheiro Nami Jafet, na Vila Industrial. Quanto ao “Mogi 2040”, plano diretor para melhoria na mobilidade urbana, a expectativa do mandatário é induzir os governos futuros a pensar no amanhã.
Marco Bertaiolli disse ainda que não vê problemas com a entrada de dois vereadores do PT (Clodoaldo Aparecido e Iduigues Martins) na Câmara Municipal. “Tenho certeza de que votarão em favor dos projetos de interesse de Mogi das Cruzes. Poderei solicitar ajuda a eles quando precisarmos contar com o apoio do Governo Federal, sob comando do PT. Sempre ouvi os vereadores porque já fui um por dois mandatos”, comentou.
Questionado sobre os oponentes na disputa deste ano, voltou a destacar o potencial de Fernando Muniz (PPS). “Ele me ligou ontem (anteontem) à noite para desejar parabéns. É uma pessoa com muito potencial político”. Sobre as críticas de Jorge Paz (PSOL) de que sua campanha vitoriosa foi baseada no poder econômico, o prefeito preferiu não responder, mas ressaltou que espera, ao fim da segunda gestão, estar muito bem avaliado pela população. (Lucas Meloni)

Fonte:O Diário de Mogi

Abrindo vagas


Abrindo vagas
E já começam as especulações também se algum "vereador bem votado" ficar de fora e ser chamado para ocupar alguma secretaria abrindo vaga para a suplência nos partidos.
Divulgação

Erros e acertos
Passada as eleições, a coluna vem a público hoje falar dos erros e acertos deste pleito eleitoral. Praticamente 70% dos potenciais candidatos comentados aqui neste espaço realmente entraram conforme avaliações políticas feitas a pedido desta coluna a presidentes de partidos, entendidos no assunto e jornalistas que vivem os bastidores políticos.

Passando a limpo
Realmente se confirmaram a reeleição dos vereadores Mauro Araújo (PMDB), Pastor Carlos Evaristo (PSD), Vera Rainho (PR), Bibo (PR), Odete Souza (PR), Olímpio Tomiyama (PSC), Francisco Moacir Bezerra de Melo, o Chico Bezerra, Protássio Nogueira (PSD) e Jean Lopes (PC do B); dos novatos Cláudio Miyake (PSDB), Juliano Abe (PSDB), o mais votado, Émerson do Posto de Saúde (PR), de quatro ex-vereadores Antonio Lino (PSD), Sadao Sakai (PR), Benedito Faustino Taubaté Guimarães (PMDB), Pastor Roberto de Jesus que voltaram. A coluna também acertou em cheio ao dizer que as duas cadeiras do PT seriam preenchidas por dois políticos com berço em sindicatos, Clodoaldo Aparecido de Moraes e Iduígues Ferreira Martins. A turma petista - Rodrigo Valverde e Pedro Bianguli, apostavam em outros eleitos.

Fonte:Mogi News

Novidade eleitoral



Novidade eleitoral
As surpresas que se destacaram e não estavam entre os cotados divulgados pela coluna foram a presidente da Ong Adote Já, Karina Pirillo (PC do B), diga-se de passagem a segunda mais bem votada, o advogado Carlos Lucareski (PPS) e os dois "verdes" - os candidatos eleitos Marcos Furlan e Caio Cunha. Dentro do PV, os cotados enaltecidos pela coluna eram Mauro do Salão e Carlinhos da Vila Moraes, que também foram bem votados, mas não tanto a ponto de se elegerem. Mas a graça, o encanto e a paixão na política é justamente ela ser não uma ciência exata...

Meus parabéns, Ao dois "verdes" - os candidatos eleitos Marcos Furlan e Caio Cunha. Dentro do PV,também ao presidente Romildo Campello,que Deus abençoe a vidas de vocês,O anjo do Senhor acampa - se ao redor dos que o temem,e os livra.abraço do Luizinho da vila.


Não, mesmo
A coluna também "previu" que teriam dificuldade em se reeleger Osvaldo dos Santos (PP), o Osvaldo do Mercado Real, a vereadora Emília Letícia Rodrigues (PTdoB), Expedito Ubiratan Tobias (PR), o sargento Tobias e até o Geraldão, por conta da briga acirrada de votos dentro do PMDB. Estavam na lista, porém, e não se confirmaram - Olímpio Tomiyama (PSC) e Jean Carlos Lopes (PC do B), que entrou na rabeira da boa votação de Karina Pirillo.



Fonte:Mogi News

Repercussão Entidades apoiam reeleição e esperam continuidade


Repercussão
Entidades apoiam reeleição e esperam continuidade
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Silva: "Pedimos metas"
Representantes de entidades de classe de diferentes segmentos na cidade receberam com tranquilidade a notícia da reeleição do prefeito Marco Bertaiolli (PSD). Eles foram unânimes ao afirmarem que o índice de pouco mais de 80% dos votos - um dos maiores registrados no Estado, segundo a Justiça Eleitoral - demonstra uma aprovação dos mogianos aos projetos e obras realizados. Diante disso, para alguns, o prefeito reeleito terá de estabelecer novas metas e aprofundar o trabalho desenvolvido em alguns setores. "Que o Bertaiolli seria reeleito, isso não é surpreendente. Mais do que as pesquisas, ele apresentou um bom trabalho durante sua primeira gestão e agora deve continuar nesse caminho. Há poucos dias, antes das eleições, ele recebeu o nosso grupo e se comprometeu a planejar e realizar ações não apenas para os quatro anos, mas para uma Mogi do futuro. É isso que pedimos a ele, um plano de metas, e que esperamos que seja cumprido", contou o advogado Laerte Silva, vice-presidente do movimento popular Rede Nossa Mogi. 
Planejamento e ações diferenciadas para melhorar a mobilidade urbana são também reivindicações da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Mogi das Cruzes (Aeamc). "É preciso um regramento mais rígido quanto às edificações e também alternativas para o trânsito e a mobilidade no município", afirmou. 
"Uma vitória como essa conquistada pelo prefeito Marco Bertaiolli indica que Mogi está no caminho certo. No caso específico do comércio, que o prefeito conhece muito bem, porque já presidiu a nossa entidade, um dos grandes desafios está na mobilidade na área central e ele já adiantou que dará início, nessa segunda gestão, ao projeto que visa a alargar as calçadas e rever o trânsito de veículos e a questão do estacionamento. São demandas que esperam, urgentemente, por soluções, assim como a transposição da linha férrea", comentou a presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), Tânia Fukusen Varjão. 
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Mogi e Região, Airton Nogueira, também tem perspectivas positivas para o segundo mandato de Bertaiolli. "O histórico empreendedor e a experiência na política fizeram com que Bertaiolli se dedicasse com afinco a administrar a cidade, selando parcerias, tanto públicas quanto privadas".

O diretor-regional da Federação e do Centro de Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp), Werner Stripecke, tem opinião semelhante: "As parcerias que a cidade tem feito com os governos do Estado e federal são fundamentais para o atendimento das necessidades locais. E é essencial que a administração tenha uma política que incentive a instalação de novas indústrias", opinou.

Fonte:Mogi News

Eleições 2012 Mais de 43 mil mogianos deixam de votar e 14 mil anulam escolha


Eleições 2012
Mais de 43 mil mogianos deixam de votar e 14 mil anulam escolha
No domingo, mais de 15% dos eleitores da cidade, por diversos motivos, não compareceram às suas seções
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Monique Adriane

Outros 10.571 eleitores mogianos votaram em branco no domingo
Dos 278.275 eleitores mogianos que estavam aptos a votar nessas eleições municipais, 43.665 não compareceram às urnas no domingo para indicar os candidatos a prefeito e a vereador que gostariam que fossem eleitos. O índice de 15,69% foi considerado elevado e preocupante por especialistas e representantes de partidos políticos da cidade ouvidos pelo MN. 
Na avaliação deles, o número expressivo de eleitores faltantes pode demonstrar um crescente desinteresse e descontentamento deles com os políticos. 
"Eu não diria que é um protesto, porque são vários os motivos que podem impedir uma pessoa de votar: falta de vontade, um trabalho fora da cidade, uma doença, entre outros", comentou o sociólogo Afonso Pola. Na avaliação dele, o índice poderia influenciar na atual composição da Câmara Municipal. "Por ser uma disputa de mais de 400 candidatos a 23 vagas, cada voto passou a fazer diferença para os concorrentes. Se metade dos 43 mil eleitores que não foram tivesse comparecido, muita coisa poderia ter mudado". 
O ex-vereador Marcos Damásio e presidente do Diretório Municipal do PR (partido que elegeu cinco vereadores neste ano) tem a mesma opinião: "O voto para vereador está mais associado ao seu histórico como pessoa pública e ao ciclo de amizades. Se um falta, ele já fica em desvantagem".

Brancos e nulos
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 10.571 mogianos votaram em branco nessas eleições, o que corresponde a 4,51% do eleitorado. E mais de 14.777 anularam o voto, ou seja, 6,3% dos votantes. "É um ato de protesto, já que esta opção não existe na urna", observou Pola.


Fonte:Mogi News

Cobertura das eleições Acesso a site aumenta 196%


Cobertura das eleições
Acesso a site aumenta 196%
Equipes da TV Mogi News trabalharam para exibir ao vivo os resultados da apuração
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Meira: "Todos querem ver os resultados"
O acesso ao site da TV Mogi News cresceu 196% durante a programação especial das eleições municipais de Mogi e região em relação aos dias comuns. Isto porque a emissora fez, no último domingo, uma cobertura especial com tudo o que aconteceu durante o pleito e notificou, ao vivo e em tempo real, os primeiros resultados das urnas do Alto Tietê. Por meio do site www.tvmoginews.com.br e pelo canal 15 digital da NET, há registros de telespectadores do Canadá e Portugal. São mogianos que estavam fora, mas não deixaram de acompanhar a eleição. 
O trabalho da equipe de reportagem começou às 7 horas, durante a preparação para o início da votação nas escolas. Jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas percorreram os maiores colégios eleitorais para registrar o fluxo de votação, além de acompanhar o voto de prefeitos e principais candidatos.

A partir das 9 horas, a TV Mogi News colocou no ar, de hora em hora, boletins ao vivo com os principais acontecimentos das eleições. E das 18 horas às 23 horas, os jornalistas Paulo Quaresma e Vladimir Gama receberam convidados nos estúdios, que comentaram a corrida eleitoral e as perspectivas dos primeiros resultados na apuração.

"Essa transmissão ao vivo foi um marco na história da TV, já que pela primeira vez fizemos um programa que durou 5 horas e recebeu oito convidados que fizeram análises de toda a campanha", disse o diretor geral da TV Mogi News, Paulo Quaresma. 
"A TV Mogi News sintetizou as informações e refletiu o cenário das votações", disse Luiz Sérgio Marrano, chefe de gabinete da Prefeitura. Para o Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Nilmar de Cássia Ferreira, as informações transmitidas de hora e hora serviram para nortear os trabalhos da Prefeitura em relação ao trânsito. "Todo mundo fica apreensivo querendo saber os primeiros resultados e através da TV Mogi News ficou mais fácil ter acesso", disse o diretor adjunto do Semae, Dirceu Lorena de Meira.

Fonte:Mogi News

2º mandato Mobilidade urbana será prioridade para Bertaiolli


2º mandato
Mobilidade urbana será prioridade para Bertaiolli
Um dia após a eleição que o reelegeu com mais de 80% dos votos, ele recebeu a Imprensa para falar sobre os planos para o próximo mandato
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

O prefeito Marco Bertaiolli, que foi reeleito no domingo, deu entrevista coletiva ontem em seu gabinete para falar dos próximos 4 anos
As obras de mobilidade urbana, como a construção da passagem subterrânea na Praça Sacadura Cabral, no centro, e a abertura da nova avenida Guilherme Georgi, serão consideradas prioridade no novo mandato do prefeito reeleito Marco Bertaiolli (PSD). Na tarde de ontem, um dia após o resultado das eleições, o chefe do Executivo, que conquistou 80,82% dos votos e com eles o direito de administrar a cidade por mais quatro anos, concedeu uma entrevista coletiva no gabinete. Veja abaixo os principais trechos da entrevista separados por temas.


Continuidade
"Aquelas propostas que você apresenta durante o período eleitoral são escolhidas pela população nas urnas e, quando você é eleito, elas se transformam em compromissos. Todos os projetos que apresentamos são complementares ao atual mandato, como a saúde, que precisa todos os dias de avanços e melhorias".


Áreas prioritárias
"Saúde, educação, transporte coletivo e a habitação continuam sendo prioridade. Vamos ter alguns investimentos no sistema viário. Temos três grandes obras neste setor para serem concluídas: a avenida dos Canudos, a Guilherme Georgi, inclusive hoje mesmo eu já conversei com o prefeito eleito de Suzano, Paulo Tokuzumi (PSDB), e já combinamos de fazer um trabalho conjunto para concretizar esta nova via, e, finalmente, construir a passagem subterrânea na Sacadura Cabral, uma obra fundamental para o desenvolvimento de Mogi. 

Viadutos
"As obras que citei são ´tocadas´ pela Prefeitura, as dos viadutos são do governo federal em Mogi das Cruzes, então, nós vamos trabalhar politicamente para que elas sejam executadas. Eu conversei com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que é presidente nacional do PSD, e ele vai nos ajudar, como líder do partido, na aceleração destes dois projetos".


Secretariado
"É uma questão (secretariado) que ainda é muito cedo para ser avaliada. Vamos concluir o atual em dezembro e só então montaremos um novo governo, porém, quando falo em novo governo, não significa novos nomes, até porque a atual equipe foi aprovada por quase 81% dos mogianos. A linha do governo agora precisa de alguns ajustes, porque a cidade não é mais a mesma que há quatro anos. Não posso afirmar que haverá ou não mudanças, mas é natural que ocorra um alinhamento de perfil técnico dos novos planos de governo".

Nova Câmara
"Os dois vereadores eleitos pela oposição são da mesma posição que a minha, que é o desenvolvimento da cidade. Vou contar com os vereadores Clodoaldo e Iduigues sempre que tivermos um assunto para tratar com a bancada petista em Brasília, por exemplo. Eu respeito os vereadores e sempre os recebo. Eu não deixo uma sugestão de um vereador virar problema".


Mulher e juventude
"Nós temos duas propostas que apresentamos à população e que acredi-to que sejam necessári-as: a criação da Secreta-ria da Habitação e a abertura de duas coordenadorias: de políticas públicas para as mulheres e de políticas públicas para a juventude. Mas não necessariamente elas precisam ser inauguradas logo em janeiro. Ao longo do mandato, é natural que elas ganhem corpo".

Fonte:Mogi News

Eleições PR é o mais votado desta eleição


Eleições
PR é o mais votado desta eleição
O Partido da República confirmou 18,29% do total de votos, elegendo cinco representantes para a Câmara
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Câmara terá maioria do Partido da República na próxima gestão
O Partido da República (PR) foi o grande vencedor das eleições para a Câmara dos Vereadores de Mogi das Cruzes. A legenda confirmou o favoritismo e conquistou 38.452 votos (18,29% do total de votos), e elegeu cinco representantes, a maior bancada do Legislativo. Na eleição municipal de 2008, o PR já havia sido o mais votado. Na ocasião, a sigla conseguiu 32.291 (16,62%) e garantiu três cadeiras. De um pleito para outro houve elevação de 19%. 
Proporcionalmente, o PMDB teve um dos maiores crescimentos, quando analisada a evolução dos resultados das urnas deste domingo com as eleições há quatro anos. Os peemedebistas atingiram a marca de 18.844 votos (8,96% do total), e elegeram dois nomes. Nas eleições de 2008 foram 8.731 (4,40%) e um candidato eleito. Na comparação, houve uma elevação de 115%. 
A sigla ficou em terceira no ranking, atrás do PR e do PSD, que participou pela primeira vez de um pleito e logo na estreia atingiu a marca de 32.586 votos - quatro vereadores eleitos. A sigla contou com a força do prefeito reeleito, Marco Bertaiolli. 
O PSDB (quarto) amargou um resultado negativo. Se em 2008, o partido do vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira conquistou 29.077 votos e três representantes no Legislativo, desta vez houve uma queda significativa, com apenas 17.875 e dois tucanos confirmados na Câmara. Queda de 38%. 
Já o PT, que voltou a ter representatividade na Câmara Municipal, viu o número de votos saltar de 12.108, para 15.186, crescimento de 25%. O partido, quinto no ranking municipal, contou com o apoio da coligação, que contava com o PTB, PRP e o PPL, para garantir duas cadeiras no Legislativo.

O PV, do ouvidor municipal Romildo Campello, apostou alto ao se lançar na disputa em uma coligação com o PSL, porém, o que era algo arriscado se mostrou uma estratégia de sucesso. A legenda saiu dos 9.193 votos em 2008, para 13.394 votos e dois candidatos garantidos na próxima legislatura. Crescimento de 45%. O PSL teve sua contribuição e ajudou na eleição dos dois verdes, com 1.828 votos.

O PPS perdeu votos. Se há quatro anos a legenda fez 14.474, desta vez contou com o apoio de 12.921 mogianos, diminuição de 10%. Na prática, a queda não surtiu efeitos e a sigla garantiu um representante, assim como em 2008.

O PCdoB também é apontado como um dos partidos vitoriosos. O fenômeno Karina do Adote Já foi responsável pelo crescimento de 130% na quantidade votos na comparação entre 2008 e 2012. Há quatro os comunistas conquistaram 3.996 votos, e no domingo foram 9.213. 

Fonte:Mogi News