terça-feira, 21 de agosto de 2012

Horário gratuito Propaganda eleitoral começa hoje com "aparições clássicas"


Horário gratuito
Propaganda eleitoral começa hoje com "aparições clássicas"
Candidatos decidiram adotar uma postura mais séria, sem apelar para personagens bizarros
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Mayara de Paula
Cuco (PSDB): discursos alinhados e limpos
Começa hoje, a partir das 7 horas, a propaganda eleitoral gratuita nas emissoras de rádio e televisão de todo o País. A programação, que vai até o dia 4 de outubro, três dias antes das eleições, estreia com as propagandas eleitorais das coligações e partidos que concorrem ao legislativo. Em Mogi das Cruzes, os eleitores não devem ser surpreendidos pelo humor exagerado, fantasias e coisas do tipo. Os candidatos decidiram adotar uma conduta mais séria e "clássica". Vereadores farão suas propagandas nos veículos de comunicação também às quintas e sábados. Nas segundas, quartas e sextas-feiras é a vez dos programas dos candidatos a prefeito e vice-prefeito.

A coligação "Construindo o futuro da nossa Mogi (PT/PTB e aliados)" terá o maior tempo de aparição a ser cumprido por seus candidatos nas eleições para o legislativo. A coligação tem 5 minutos e 4 segundos para divulgar seus planos de governo. Segundo o presidente do diretório municipal do PT, Clodoaldo Aparecido de Moraes, cada candidato teve, em média, 18 segundos para falar com o eleitor e todos os programas prometem ser mais "clássicos e sérios", ou seja, o partido não pretende explorar "personagens" para ganhar votos a partir das aparições na TV. 
"Essa etapa da campanha é que dá fôlego e peso no pedido de votos. Com a propaganda gratuita no rádio e na TV, nossa campanha ganha uma dimensão muito maior. Somos otimistas e acho que os candidatos conseguiram passar seu recado. Todos adotaram um discurso mais sério para passar com firmeza seus projetos para os eleitores", destacou. A expectativa para o programa de quarta-feira, dia destinado às propagandas do executivo, também é grande. Serão pouco mais de 5 minutos e 54 segundos para apresentação das propostas do advogado Marco Soares Júnior e seu vice, Gilberto Moro. Ao todo, serão 532 inserções. Neste caso, a coligação promete surpresas para o eleitor. "Vamos contar com a participação de alguns personagens importantes da política, principalmente da história do PT, para reforçar essa parte da campanha", garantiu Moraes. 
Com o segundo maior tempo de aparição para os candidatos ao legislativo está a coligação PSDB/PSD, com 4 minutos e 53 segundos. O presidente do diretório municipal do PSDB, José Antonio Cuco Pereira, também aposta em uma programação mais comportada. "A expectativa é a melhor possível, já que nossa coligação vai mostrar tudo o que já conseguiu fazer nos últimos três anos. Vamos apresentar nossos candidatos de forma mais clássica, com discursos alinhados sobre educação, transporte e saúde", destacou. O candidato a reeleição, Marco Bertaiolli (PSD) e Cuco, que é seu vice, terão à disposição 16 minutos e 52 segundos por dia para apresentar suas propostas de campanha. Por conseqüência, Bertaiolli e Cuco também terão o maior número de inserções na mídia até 5 de outubro (dois dias antes da eleição): 1518 aparições na televisão e discursos em rádio.


Menor tempo
Com apenas 50 segundos para a aparição, o PCB também aposta em seriedade. "Com esse tempo só dá para o candidato falar seu nome e número, e mesmo assim sem estar fantasiado ou coisa do tipo. Vamos ter um discurso mais sério, mas sabemos que essa etapa da campanha é uma das mais importantes, porque atinge um número maior de eleitores", disse o presidente do partido e também candidato ao executivo, Mário Berti.

Fonte:Mogi News