quinta-feira, 26 de julho de 2012

PR e PTC voltam a ser atacados




O PCB voltou nesta quarta-feira (25) a apresentar documento contrário à coligação “Juntos por Mogi”, formada pelo PR e PTC, para concorrer às eleições proporcionais de 2012. Mesmo após o juiz titular da 74ª Zona Eleitoral de Mogi das Cruzes, Luiz Renato Bariani Peres, ter indeferido um primeiro pedido de impugnação movido pelo candidato do PCB à Prefeitura, Mário Berti Filho, e autorizado o registro da aliança. A solicitação, que antes era pelo indeferimento da chapa completa, agora se restringe a pedir que o “PR de Mogi das Cruzes concorra apenas com 35 candidatos à Câmara Municipal [...] cortando os candidatos excedentes”.
O PCB usa o mesmo argumento já recusado pelo magistrado, dizendo no documento ter havido “fraude evidente”, já que “houve uma simulação de uma coligação que não existe”, uma vez que houve o lançamento de 45 candidatos (dos 46 permitidos com a coligação) a vereador, todos eles pelo Partido da República. Em consulta ao site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é possível verificar que a coligação não lançou nenhum candidato pelo PTC.
Apesar de ter concordado com Berti na primeira decisão, o juiz eleitoral ponderou que a impugnação não merecia acolhimento, destacando que a Lei Eleitoral “não proíbe a prática em questão, pois não prevê qualquer número máximo de candidatos por partido, quando este estiver coligado”. O magistrado considera, porém, que casos como este encontram brecha em falha da legislação vigente e avaliou a situação denunciada como “anacronismo da Lei Eleitoral, que só o legislador pode corrigir”.
Luiz Renato Bariani Peres discordou dos ataques feitos a Mário Berti na defesa apresentada pela coligação. “A alegação feita na impugnação, por seu turno, jamais pode ser tida por temerária, uma vez que aborda temática de todo pertinente, mostrando uma das deficiências da Lei Eleitoral”. O pedido para reforma na sentença, com a consequente redução no número de candidatos da aliança, ainda nãofoi decidido. (Danilo Sans)


Fonte:O Diário de Mogi

Berti questiona situação de médica



O presidente do Diretório Municipal do PCB, Mário Berti Filho, que também é candidato a prefeito de Mogi das Cruzes, protocolou neta quarta-feira (25), no Cartório, um pedido encaminhado ao juiz da 74ª Zona Eleitoral, Luiz Renato Bariani Peres, solicitando a “certidão de desincompatibilização” da candidata a vereadora pelo PR, Andréia Soares dos Santos. No entanto, a médica que atendia na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Conjunto Santo Ângelo e Jundiapeba afirma que está com sua documentação em dia.
O comunista argumenta que recebeu informações de que a candidata à vereadora ainda estaria prestando atendimento na unidade de saúde do Bairro, apesar de a legislação obrigar todos os funcionários públicos a pedir exoneração e se afastar de suas funções durante a campanha política. “Recebi reclamações de que ela não teria se afastado e ainda estaria atendendo no Posto de Saúde. Queremos apurar. Ela não pode ser candidata se o pedido de desincompatibilização não foi feito em tempo hábil”, alega Berti, demonstrando que está atento a qualquer tipo de deslize dos concorrentes.
A médica demonstrou indignação ao ser questionada sobre o assunto. “É lógico que pedi minha exoneração da Prefeitura. Entreguei os documentos solicitados pelo partido. Não tenho conhecimento desta situação”, disse, demonstrando surpresa com a atitude do comunista. Ela é mulher do ex-vereador Austelino Mattos.
O presidente do Diretório Municipal do PR, Marcos Damásio, também confirmou que a candidata, a exemplo de todos os outros integrantes da chapa, está com a documentação em dia. Segundo ele, “não existe partido mais organizado do que o PR em Mogi”. Ele disse que o Diretório foi um dos primeiros a apresentar toda documentação exigida pela Justiça Eleitoral.
“Pelo visto, o Berti vai usar seu tempo para ficar fiscalizando o PR. A exemplo do que ocorreu com a tentativa de impugnação dele contra o partido, também acho que este novo pedido não tem fundamento, até porque se a documentação não estivesse em dia, a candidatura dela não teria sido deferida”, argumenta. (Silvia Chimello)


Fonte:O Diário de Mogi

PT deve apresentar defesa nesta 5ª




O petista Marcos Soares afirmou que partido vai entregar a justificativa para reaver condições de participar das eleições / Foto Arquivo


A coligação “Construindo o futuro de Mogi das Cruzes” deverá ingressar nesta quinta-feira (26) com um recurso solicitando a reforma da decisão do juiz titular da 74ª Zona Eleitoral de Mogi das Cruzes, Luiz Renato Bariani Peres, que indeferiu o registro da chapa majoritária composta por Marco Antonio Pinto Soares Júnior (PT) e João Gilberto Moro (PTB), postulantes aos cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente. As candidaturas não foram deferidas em razão de uma falha na documentação apresentada por Moro. Durante toda esta quarta-feira (24), advogados do diretório municipal e da executiva estadual do PT trabalharam na elaboração do documento. Ambos os concorrentes mantiveram as agendas de campanha nesta quarta-feira.
O indeferimento do registro tem data do dia 23 de julho. No documento, o magistrado afirma que Marco Soares “apresentou toda a documentação exigida em lei, sendo que seu pedido encontra-se em absoluta ordem”. Porém, segundo o ofício, Moro não apresentou a “certidão do distribuidor criminal da Comarca de Mogi das Cruzes, deixando de fazê-lo inclusive no prazo de 72 horas que lhe foi conferido”. Em razão disso, o magistrado indeferiu toda a chapa majoritária, que legalmente é considerada indivisível. “O registro do postulante ao cargo de vice-prefeito não pode ser aceito e contamina o pedido do postulante ao cargo de prefeito em razão da unicidade e indivisibilidade das chapas nos termos do artigo 91 do Código Eleitoral”, disse o juiz na decisão.
Na terça-feira (24), Marco Soares informou que ingressaria nesta quarta com embargos de declaração solicitando a reforma da sentença. Porém, o documento não havia sido protocolado junto à Justiça Eleitoral até o início da noite. O escritório do PT, localizado a poucos metros do Cartório Eleitoral, estava bastante movimentado por volta das 19 horas. O presidente do diretório municipal, Clodoaldo Aparecido de Moraes, presente no local, informou a O Diário que o recurso está sendo elaborado por um grupo de advogados, incluindo profissionais enviados pela executiva estadual e o próprio Marco Soares. Segundo Moraes, a coligação tem prazo de 72 horas para protocolar o documento, mas a previsão é de que isso ocorra nesta quinta.
Gilberto Moro também estava no local e conversou com a reportagem. Ele explicou que a certidão solicitada pela Justiça Eleitoral foi protocolada com atraso de apenas quatro horas do prazo fixado pela Justiça. Segundo esclareceu, a coligação já havia apresentado o protocolo que comprovava a solicitação de emissão do documento, mas não apresentou pedido de ampliação de prazo. “Apenas não foi cumprido o horário. Não houve dolo ou má vontade de nada”, ponderou.
Nesta quarta-feira (25), Clodoaldo procurou destacar que a campanha continua normalmente e que em breve a situação terá sido resolvida. Apesar de as candidaturas estarem oficialmente indeferidas, Marco Soares e Gilberto Moro cumpriram ontem agenda pública. No período da manhã, eles fizeram corpo a corpo em César de Souza durante visita à feira da Avenida Vereador Antonio Teixeira Muniz. A Assessoria de Imprensa da coligação informou que nesta sexta-feira (27), os candidatos participarão da última missa da Festa de Santana e que na sexta-feira visitarão a feira do São João. (Júlia Guimarães)


Fonte:O Diário de Mogi

Justificativa,Sem data


Justificativa
O policial militar da reserva, vereador e candidato à reeleição Expedito Ubiratan Tobias (PR) ligou ontem para a coluna para justificar sua ausência em alguns eventos recentes da Polícia Militar. "Não recebi convite", disse ele, que encarou o fato como retaliação da corporação às críticas de falta de segurança e pouco efetivo em algumas regiões da cidade.
Daniel Carvalho

Sem data 
De qualquer forma, ainda continua sem data a audiência pública de Segurança Pública que estava prevista para ser realizada no dia 31 deste mês, em Mogi. Um dos motivos para o adiamento da data é a licença do comandante-geral da PM, Roberval França, em razão de problemas de saúde na família. Em seu lugar responde o coronel Hudson Tabajara Camili.


Fonte:Mogi News

Lula, aqui, também


Divulgação

Lula, aqui, também
A medida, como já vem adiantando a coluna há um certo tempo, é um contra-ataque à oposição que promete trazer, já nas próximas semanas, o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua sucessora, a presidenta, Dilma Rousseff (PT).
Tudo...  
"Trata-se de uma política de tudo ou nada. O PT tem uma visão estratégica de Mogi das Cruzes, como antes não se via. Eles querem ter a Prefeitura a todo custo e, para isso, não vão economizar nos investimentos de campanha, nem no marketing", comentou um empresário da cidade ligado à base aliada. 


...ou nada 
Já outro empreendedor, candidato  a vereador na cidade por uma coligação da oposição, está receoso com as visitas ilustres. "O Lula, por mais carisma que tenha, está para estas eleições como Pelé para o futebol: só dá palpite errado. Olha só o (Fernando) Haddad, não deve chegar nem ao segundo turno", alfineta.


Fonte:Mogi News

Alckmin em Mogi


Daniel Carvalho

Alckmin em Mogi 
É praticamente certa a vinda do governador Geraldo Alckmin (PSDB), no próximo mês, em Mogi, para reforçar a campanha eleitoral do prefeito e candidato à reeleição, Marco Bertaiolli (PSD).
Propaganda
Alckmin, que ultimamente tem sido visto de cara amarrada e de mau humor com a imprensa, deve vir à cidade para gravações de programas eleitorais em prol de Bertaiolli e seu vice, o tucano José Antônio Cuco Pereira. A tradicional caminhada na área central e parada no Mercado Municipal para degustação do tradicional pastel, ainda é algo incerto, tamanha a instabilidade de humor do governador.


Fonte:Mogi News

Segunda fase de obra ganha força


Segunda fase de obra ganha força
Daniel Carvalho

A segunda fase das obras de canalização e urbanização do córrego dos Canudos, em Brás Cubas, está ganhando força. O curso do rio já foi desviado na altura da avenida Anchieta e máquinas trabalhavam ontem para retirar a terra que era levada para caminhões. Pelo menos dez homens do Consórcio do Canudos instalavam armações de metal, que darão sustentação à estrutura de concreto da canalização. Esta construção é um complemento das intervenções que já começaram a ser feitas na primeira fase dos trabalhos. A canalização deve acabar com os problemas de enchentes que ocorrem na região.


Fonte:Mogi News

Infraestrutura Jundiapeba e César de Souza serão ligados por um corredor de ônibus


Infraestrutura
Jundiapeba e César de Souza serão ligados por um corredor de ônibus
Espaço exclusivo e direto para coletivos entre essas regiões também será integrado a terminais de ônibus e trens
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Ney Sarmento/PMMC

Prefeito Marco Bertaiolli se reuniu ontem com o secretário de Estado de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, em São Paulo
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) deu ontem o primeiro passo para a concretização de um projeto audacioso e que promete revolucionar a mobilidade urbana da cidade nos próximos anos: a implantação de um corredor exclusivo para o tráfego de ônibus, com dez quilômetros de extensão, ligando os distritos de Jundiapeba e César de Souza. 
Pela manhã, em reunião com o secretário de Estado de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o prefeito mogiano conseguiu autorização do Estado para usar parte da área pertencente à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para a abertura da nova via, que será paralela à linha do trem e terá ligação com as estações ferroviárias. 
Em outras palavras, viajar de ônibus dentro de Mogi das Cruzes, saindo do distrito de Jundiapeba e tendo como destino a região de César de Souza, será, num futuro não muito distante, algo possível de acontecer em até meia hora, sem baldeação ou trânsito. 
"Trata-se de uma grande vitória para a cidade, que terá um corredor exclusivo para tráfego de ônibus municipais e intermunicipais, que circularão de um lado a outro da cidade sem enfrentar lentidão e congestionamentos na antiga SP-66 e no centro da cidade", destacou Bertaiolli. 
O projeto, que inclui ainda a abertura de duas passagens subterrâneas no centro da cidade, deve ser concretizado com recursos do governo federal, uma vez que Mogi está entre as 75 cidades brasileiras consideradas de médio porte, aptas a receber investimentos do PAC 2 Mobilidade Urbana. 
Serão destinados R$ 7 bilhões a projetos apresentados por municípios com população de 250 mil a 700 mil habitantes. O prazo para apresentação de projetos termina no dia 31 de agosto. 
O valor dos recursos ainda será definido, segundo explicou Bertaiolli. "Hoje (ontem), demos o primeiro passo, que é a autorização de parte da área da CPTM para abrir esse corredor. Agora, falta realizar o ajuste fino da parceria, isto é, reunir governo do Estado, Prefeitura de Mogi e até MRS (Logística) para definir onde é possível passar e finalizar o projeto executivo para ser apresentado, em Brasília, no PAC da Mobilidade Urbana", frisou o prefeito.




Estações 
Segundo Bertaiolli, com a implantação do corredor exclusivo de ônibus, Mogi também estará concretizando outro projeto, que é a interligação entre os transportes coletivos e ferroviários. "As Estações da CPTM, que serão reformadas, terão ligação direta com o futuro corredor de ônibus, assim como com os terminais urbanos, por meio de passarelas e bulevar", ressaltou. 
Entre as obras previstas pela CPTM, estão adiantadas as reformas das estações ferroviárias Estudantes e Central, num investimento de R$ 35 milhões. "O projeto executivo já começou a ser elaborado por empresas contratadas pelo Estado e a expectativa é de que, em janeiro de 2013, tenham início as obras", contou o prefeito. Segundo ele, o secretário de Transportes Metropolitanos explicou que as estações de Brás Cubas e Jundiapeba devem demorar um pouco mais, porque estão em fase de licitação do projeto executivo.

Fonte:Mogi News

Eleições 2012 O mais radical dos candidatos quer recriar


Eleições 2012
O mais radical dos candidatos quer recriar
Mário Berti quer uma gestão capaz de recriar a cidade, onde todos possam participar das decisões relativas ao município e de como a cidade deve funcionar
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Amilson Ribeiro

Nome: Mário Berti Idade: 63 Profissão: Jornalista Partido: PCB Qual é a Mogi do seu governo? "É uma Mogi plugada no futuro. Uma Mogi com os olhos no amanhã, indubitavelmente terá que se pautar num planejamento de sustentabilidade e de qualidade de vida".
Mesmo com a promessa de tentar dar um tom mais ameno nestas eleições, o jornalista Mário Berti, representante do PCB na disputa à Prefeitura de Mogi das Cruzes, mantém o discurso radical. Responsável pela criação e manutenção de uma das entidades mais atuantes da cidade - a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Guerrilheiros do Itapeti -, Berti defende uma Mogi "plugada no futuro". "A minha gestão vai envolver o direito de recriar a cidade, o direito de ter uma cidade radicalmente democrática, onde todos possam participar das decisões relativas de como a cidade deve funcionar e ao modo de organizar a vida coletiva".




Mogi News: Por que deseja ser prefeito de Mogi?
Mário Berti: Nasci em Mogi. Amo essa cidade. Encanta-me olhar a Serra do Itapeti com seu paredão verde emoldurando a face norte da cidade. Disputar a prefeitura envolve questões de cidadania e participação política na urbe que você vive. Assim como uma responsabilidade intrínseca, necessidade primal em se doar ao espaço urbano em que você respira. Participar de forma concreta nos destinos que ligam meu ser/passageiro ao de minha cidade, como soma de seres humanos e área territorial.




MN: Qual é a sua principal bandeira?
Berti: São vários os pontos que envolvem meu plano de governo. As inúmeras propostas estão elencadas no meu plano de governo, com 364 itens (acessível pelo site: www.mariobertiambientalista.com.br), que vão exigir uma postura aguçada para a sua concretude e resolução. Tarefas que são inacabáveis, pois, à medida que resolvemos uma, outras vão surgindo, brotando da atividade humana desenvolvida na cidade. A cidade é viva, metamorfoseia-se em muitas a todo instante. O prefeito tem que ter o olhar no grande e no pequeno, no hoje e no amanhã. 
MN: O que o credencia para pleitear o cargo de chefe do Executivo?
Berti: Com os muitos anos que vivi, já acumulei experiência suficiente para saber qual é o caminho. E quais os desvios e os labirintos que levam aos descaminhos da corrupção, que é mãe da criança abandonada, do desemprego, da falência da educação, da saúde, e da habitação; mãe de todos os males que apodrecem o tecido social. Ser prefeito não envolve vaidade pessoal, mas um desejo de participar dos destinos da comunidade como sujeito político.




MN: Quais ferramentas utilizará na campanha?
Berti: Recursos normais de uma campanha política, respeitando obviamente a limpeza da cidade, evitando sujar ruas, praças e casas. Divulgar o nome e as propostas de forma limpa e sustentável com o meio ambiente, civilizadamente. Usar as redes sociais e a mídia eletrônica (TV e rádio) como ferramentas primordiais e insubstituíveis nesta campanha. Usar o contato pessoal com os eleitores.




MN: Você adotará uma campanha que preserve a limpeza da cidade?
Berti: A campanha terá como norte a sustentabilidade e o respeito à limpeza da cidade. Quero ser o prefeito de Mogi e isto se reveste de determinada responsabilidade. Como posso almejar administrar uma cidade, se ao disputar sua gerência por quatro anos, a emporcalho? A cidade é nossa casa ampliada. Quem de sã consciência suja sua própria casa?


MN: De que forma sua formação profissional poderá ajudar na administração da cidade, se eleito?
Berti: Administrar uma cidade independe de formação profissional. Quem pensa em gerir uma cidade como se fosse uma empresa privada, vai cair do cavalo, como o Collor caiu da Presidência. Uma cidade é um organismo vivo onde as pessoas moram, trabalham, têm expectativas presentes, passadas e futuras. É nessa argamassa social que se organizam os seres humanos, e é nessa atmosfera que se desenvolve a ação civilizatória que é estritamente política. É na areia movediça de um sistema (capitalista) injusto, excludente e alienado socialmente que acontecem as relações interpessoais e pessoais de nós, humanos.




MN: Qual é o setor que não recebeu a devida atenção na atual administração e precisa de mais investimentos nos próximos quatro anos?
Berti: Em qualquer administração, por melhor que seja, sempre haverá muito por fazer. O desenvolvimento de Mogi está acontecendo de forma acelerada e, com isso, novas pendências se criam e exigem novas respostas por seus habitantes. Principalmente de sua classe dirigente. A educação deverá ser a prioridade de todo administrador, assim como resolver os problemas do dia a dia, que hoje estão relacionados como preocupação central: as de segurança, saúde, trânsito, habitação, saneamento, entre outras. O caótico trânsito de Mogi necessita de intervenção urgente. É preciso a inversão da idéia da mobilidade sobre a lógica do transporte individual. Inversão da lógica dos investimentos públicos em mobilidade que hoje ainda são maiores em ampliação do sistema viário que geram impermeabilização do solo e engarrafamento que mantém o privilégio individual.

Fonte:Mogi News

Deputado André do Prado acompanha governador na apresentação de 180 novos policiais militares para o Comando que abrange Santa Isabel, Arujá e Guarulhos



Apresentacao de policiais (3).jpgParlamentar cobra o envio de novos policiais para o restante dos municípios da região


O deputado André do Prado, coordenador da Frente Parlamentar do Alto Tietê, acompanhou o governador Geraldo Alckmin na apresentação nesta segunda-feira, 23, do reforço de 180 policiais militares nos batalhões dos municípios de Arujá, Santa Isabel e Guarulhos, que integram o Comando de Policiamento de Área - 7 (CPA/M-7). 


Dos policiais que serão encaminhados ao CPA/M-7, 155 são soldados de 2ª classe que se formaram na última sexta-feira, 25, os demais serão destinados por transferência. “Hoje, sabemos que uma das grandes preocupações da população da região do Alto Tietê é a segurança pública. Estes 180 homens irão completar o efetivo fixado em leis para o Comando. Com isso, a segurança pública em Arujá, Santa Isabel e Guarulhos, entre outros municípios da região compreendida pelo CPA/M-7, fortalece-se”, afirmou o coordenador da Frente Parlamentar do Alto Tietê.


André do Prado agradeceu a mobilização do Governo do Estado para anunciar 180 novos policiais, que chegarão para reforçar a segurança na região a partir dessa semana e, na oportunidade, fez um apelo para que o governador Alckmin e o comando da Polícia Militar analisassem, com urgência, a possibilidade do aumento do efetivo policial militar no âmbito de atuação do CPA/M – 12 (17º Batalhão BPM de Mogi das Cruzes, do 32º BPM de Suzano e do 35º BPM de Itaquaquecetuba).


“Ainda assim o número de policiais que serão transferidos para alguns municípios do Alto Tietê não suprirá a necessidade da região. O aumento do efetivo é imprescindível devido o déficit histórico acumulado de policiais no Alto Tietê, notadamente na área de atuação do 17º BPM, que já possuía déficit de 200 policiais, número que subiu após o remanejamento de outros 68 policiais para outros batalhões”, argumentou o coordenador da Frente Parlamentar do Alto Tietê.


 Para ele, a conquista de novos policiais militares para atender os municípios da região foi outra conquista da Frente Parlamentar do Alto Tietê. “Afinal, o aumento do efetivo das cidades da região foi cobrado por nós parlamentares ao comandante da Policia Militar, que se comprometeu em atender o nosso pedido diante do déficit dos batalhões. Agora, vamos nos empenhar para que os outros municípios do Alto Tietê, que são abrangidos pelo CPA/M – 12 , também recebam novos policiais”, afirmou.  


O parlamentar deve se reunir em breve com o comandante da Policia Militar do Estado, coronel Roberval Ferreira França, para definir a nova data da audiência pública sobre Segurança no Alto Tietê. “Devemos nos reunir para marcar em agosto a audiência pública que acontecerá em Mogi das Cruzes. Vamos debater as ações do Policiamento em favor da nossa região e, entre outras solicitações, fazer um apelo ao comandante da PM para que envie novos policiais para reforçar a segurança no Alto Tietê, como também a aquisição de viaturas para os batalhões do CPA/M – 12 e instalação de bases comunitárias de segurança na região”, completou André do Prado.


 Fonte:Clarissa Johara